Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Estrada Pataias-Alcobaça é um "quadro imaginativo"

Na edição escrita nº986 do Região de Cister de 12 de julho de 2012

Estradas de Portugal avalia intervenções em Alcobaça

A Estradas de Portugal está a avaliar a possibilidade de realizar várias intervenções no concelho de Alcobaça. A EN 8-6, que liga a sede do concelho à Benedita, poderá vir a ser alvo de melhoramentos.
Esta terça-feira, o presidente da empresa, António Ramalho, esteve reunido com o presidente da Câmara de Alcobaça e revelou que vão ser desenvolvidos estudos de avaliação de tráfego após a abertura do IC9, após o que serão definidas prioridades.
“Estamos a delinear um plano estratégico de intervenções de pequena dimensão, sem grande espetáculo mediático, mas que visam resolver problemas das populações”, declarou o dirigente, explicando que a construção de uma nova estrada entre Alcobaça e Benedita vai ter de esperar.
“Já temos um quadro razoável de estradas, pelo que temos de nos concentrar em melhorar o que temos em vez de construir de novo”, frisou António Ramalho, que garante estar atento à necessidade de um nó de acesso a Aljubarrota no IC9.
“São assuntos que merecem análise, mas a lógica partilhada com os privados que desenvolveram a concessão obriga a conversações”, concluiu.
Por outro lado, a passagem da VCI para a Estradas de Portugal, que poderá representar um encaixe de 5 milhões de euros para a Câmara, será alvo de “uma análise técnica e, posteriormente, uma avaliação financeira”.
O presidente da Câmara manifestou preocupação com a resolução de algumas destas questões, salientando que também a estrada que liga Alcobaça a Pataias deverá ser alvo de um “quadro imaginativo”. Paulo Inácio observa que as ligações entre as principais freguesias e a cidade “são uma prioridade” para a autarquia.


Comentário

Por aquilo que se percebe depois, ao ler a notícia, é que a única estrada que sofrerá melhoramentos é a de Alcobaça para a Benedita.
Pataias tem há muito duas situações para resolver.
A primeira é o atravessamento pela EN242 do centro de Pataias: a chamada requalificação da Av. Rainha Santa Isabel foi cabeça de cartaz e promessa eleitoral deste PSD (da Câmara e da Junta). Nunca os ouvi dizer nada contra o projeto apresentado, e/ou quais as alternativas que propõem. Deduzo pois que se mantém a promessa exatamente naqueles moldes.
É público que não gosto nem um pouco das soluções apresentadas, que se forem implantadas Pataias ficará muito pior e por isso tremo sempre que se fala em Pataias e na Estradas de Portugal.
Outro problema, mais premente, mais urgente, verdadeiramente necessário, é o arranjo da estrada de Pataias a Alcobaça.
Já estamos todos (aqui em Pataias e na Martingança) fartos de ouvir dizer que é um problema de dificil resolução, que há a Câmara da Nazaré, que há isto, que há aquilo.
Agora o presidente da Câmara diz que a ligação de «Alcobaça a Pataias deverá ser alvo de um "quadro imaginativo"». Já 'tou a ver: vamos todos imaginar que não tem buracos. Ou que é um troço do Paris-Dakar...
Mas sinceramente não percebo. Arranjar a estrada de Alcobaça à Benedita?
Eu não vejo necessidade nenhuma da obra...

Sem comentários:

Enviar um comentário