Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

domingo, 30 de setembro de 2012

CD Pataiense goleia

Depois de um arranque em falso, o CD Pataiense alcançou a primeira vitória com uma goleada por 5-1 na receção ao SL Marinha.
À 2ª jornada, a equipa soma os primeiros 3 pontos (2J;1V1D; 5-2 em golos).
Mais informações em: 
http://futeboldistritaldeleiria.blogspot.pt/2012/09/2jornada-divisao-de-honra-20122013.html

sábado, 29 de setembro de 2012

Passeio de comboio da AD Ferraria

A notícia na edição 997 do Região de Cister de 27 de setembro de 2012

Ferraria
Passeio de comboio reúne centena e meia de passageiros


“O balanço do sétimo passeio de comboio é positivo, tendo sido registadas cerca de 150 participações. Esta viagem permitiu o convívio, o tradicional piquenique e a visita a cinco museus nas Caldas da Rainha”, confessa Dário Moleiro, presidente da Direção da Associação Desportiva da Ferraria (ADF), entidade promotora da iniciativa que decorreu no passado domingo. “A chuva assombrou ligeiramente o passeio mas concretizou-se o objetivo pretendido”, garante o diretor, que deixa um “agradecimento à Câmara das Caldas, ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar, ao diretor dos Museus José Malhôa e de Cerâmica, à CP, à Junta de Pataias (pelo apoio logístico) e a todos os participantes”.
Entre os dias 31 de setembro e 4 de outubro, a ADF acolhe as tasquinhas, onde os petiscos e os passeios de carroça puxadas por burros promete atrair muitos visitantes. Todas as iniciativas promovidas pela ADF visam angariar fundos para a construção da nova sede, cujas obras já se encontram “paradas à espera de alguns apoios”. “Aguardamos respostas a alguns pedidos efetuados, nomeadamente à Câmara de Alcobaça”, confessa Dário Moleiro.”A próxima fase, que contamos terminada antes do final do ano, será o reboco e posterior fecho da obra”, conclui.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Associação Amigos da Lagoa

A informação no Região de Cister nº997 de 27 de setembro de 2012

Pataias
Associação dos Amigos da Lagoa dá pontapé de saída


No dia 6 de outubro tem lugar a primeira reunião (aberta a todos os interessados) com objetivo de eleger a comissão instaladora da Associação dos Amigos da Lagoa de Pataias (AALP). A associação, a criar no futuro, surge “dada a necessidade de se tomarem providências para preservação da Lagoa”, defendem os promotores. A reunião tem lugar no parque da Lagoa pelas 15 horas.

Assembleia Municipal para discutir freguesias

No próximo dia 3 de outubro, 4ª feira, pelas 20h30 no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, a realização de uma assembleia para discutir a nova reforma autárquica e administrativa e a possível extinção de freguesias.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Lar de Pataias espera por licenças

A notícia na edição 997 do Região de Cister de 27 de setembro de 2012
 

Projeto da Associação de Bem-Estar e Ocupação de Tempos Livres está pronto
Abertura do Lar de Pataias aguarda emissão de licenças


O lar da Associação de Bem-Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias (ABEOTLP) deverá entrar em funcionamento brevemente, estando neste momento a aguardar emissão de licenças.
“Concluída e limpa”, a obra apenas aguarda a chegada do mobiliário e equipamento que já foi “escolhido e negociado” pela Direção da associação, que espera ainda o diferimento da candidatura apresentada à Segurança Social para o recheio do lar.
Até lá, a ABEOTLP continua a promover iniciativas com o objetivo de angariar fundos para fazer face ao investimento da construção e apetrechamento da nova valência. No passado domingo, mais de 130 pessoas participaram no almoço-convívio promovido para engrossar os cofres da instituição.
A obra, esperada há anos pela população do norte do concelho, foi construída com verbas angariadas junto dos habitantes, num terreno cedido pela Câmara de Alcobaça, que – tal como a Junta de Pataias - “tem vindo a apoiar o projeto em consonância com o acordado”.
Além do Lar, a Associação já dispõe de um centro de dia, residência autónoma, apoio domiciliário, centro de atividades ocupacionais e ATL.
Entretanto, cerca de meia centena de pessoas já efetuaram a pré-inscrição para o Lar, que terá capacidade para acolher 36 utentes, dando emprego a 15 pessoas, que irão juntar-se às 42 que já fazem parte dos quadros de recursos humanos da instituição pataiense.
Agora que o edifício está pronto e o recheio adjudicado, apenas resta aguardar as licenças de funcionamento, havendo a possibilidade do Lar dar início à atividade mesmo antes do ato inaugural. A inauguração oficial deverá ocorrer nos finais de novembro, estando já a ser feitos alguns contatos e convites nesse sentido. “É com muito gosto que eu, tal como os restantes membros da Direção, ajudei a erguer esta obra”, afirma António Caseiro, presidente da Direção, que considera o Lar “a menina dos meus olhos”.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Assembleia de Freguesia de Pataias - Ordem de Trabalhos

A ordem de trabalhos da próxima Assembleia de Freguesia, dia 27, quinta-feira, pelas 21h.

TDT – Televisão De Treta

É só em minha casa, ou o serviço da TDT em Pataias é MESMO mau?
Nos últimos dias apenas consigo ver os noticiários das 20h e desde que começou a chover, nem isso. A alegada melhoria do serviço de televisão, prometida pelo Governo, só se verifica quando vejo o Gaspar e o Passos a prometer um novo aumento de impostos: a TDT corta-lhe o pio! Nem som, nem imagem…
A situação também se verifica nas Paredes, onde, diga-se, o serviço de televisão só não é pior graças à rede de distribuição de sinal, pertença da AMA.
No meio de tudo isto ainda existe uma contribuição para o audiovisual, incluída na fatura da eletricidade. Qual o sentido de estar a pagar para um serviço que não garante os mínimos de qualidade?
Ou esta é mais uma estratégia (encapotada) de empurrar as pessoas para os canais por cabo, pois mesmo até os 4 canais em sinal aberto só aí podem ser visionados?

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Manutenção das taxas de IMI

A notícia no site da Rádio Cister
http://www.cister.fm/destaque/imi-paulo-inacio-assegura-tudo-devera-manter-se-praticamente-inalterado


IMI – Paulo Inácio assegura que tudo deverá manter-se “praticamente inalterado”

O executivo camarário de Alcobaça só irá deliberar sobre o Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI), Derrama e participação no IRS no próximo mês de Novembro.
Paulo Inácio, presidente da câmara, justifica o calendário destas deliberações como sendo a “data própria” para o efeito, quer em termos de deliberação do executivo camarário, quer por parte da Assembleia Municipal, apesar que quase todas as autarquias vizinhas já o terem feito.
Uma das questões que ainda não está totalmente fechada diz respeito às taxas do IMI, uma vez que o governo tem estado a reavaliar todas as casas, lembra o autarca de Alcobaça.
Mesmo assim, , garantindo a autarquia está atenta à realidade económica das famílias e empresas do concelho de Alcobaça e por isso mesmo não deverá subir os impostos de forma acentuada.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Pataiense entra a perder

O CD Pataiense perdeu por 0-1 na deslocação até Alvaiázere na 1ª jornada da divisão de honra de futebol 11.

domingo, 23 de setembro de 2012

O record do Guiness Book do "Toino dos Pisões"

Também a notícia na edição 996 do Região de cister de 20 de setembro de 2012

António Santos ficou imóvel e em suspensão mais de cinco horas, em tomar
Homem Estátua dos Pisões bate recorde mundial


Cinco horas, cinco minutos e seis segundos. Este é o novo recorde mundial de imobilidade em suspensão, conquistado, no passado sábado, no decorrer do Festival de Estátuas Vivas, em Tomar. Com a chancela de António Santos, o “Staticman” natural dos Pisões, o novo recorde ultrapassou em cerca de duas horas a anterior marca conseguida pelos chilenos Magic Twins (3:20 horas).
Apoiado apenas por um cotovelo a um dos arcos do edifício da Câmara de Tomar, António Santos foi aplaudido por largas centenas de amigos e apoiantes que por ali passaram no decorrer das cinco horas em que o pioneiro da arte da estátua viva ao nível mundial esteve suspenso a vários metros do chão.
Este era já um objetivo delineado pelo artista de rua pisoense e anunciado na data em que António Santos completou 25 anos de carreira (no início deste ano). Durante este quarto de século, o artista pisoense foi ganhando admiradores e seguidores, correu mundo ganhando a vida por estar quieto, foi inspiração para personagens de livros e repetidamente considerado o homem mais quieto do globo: esteve nove anos no Guinness Book of Records, bateu por três vezes o recorde mundial de imobilidade (em 1988, 1997 e 2003) e uma vez o recorde mundial de menor velocidade em marcha. Falar de António Santos sem lembrar que detém o recorde mundial de imobilidade (20:11:36 horas) e que conta com o recorde de movimentação mais lenta (150 metros percorridos em 8 horas) é impossível.
Depois de ter atuado em mais de 50 países e de ter somado mais de 20 mil horas de quietude, o artista decidiu comemorar a data com a conquista do quinto recorde do Guinness.
Começou a trabalhar na Rua do Carmo, tendo mudado um ano depois de se iniciar nos espectáculos de rua para a Augusta. A viver em Mafra, continua a ser em Lisboa que promove diariamente os seus espetáculos, estando atualmente a trabalhar e a desenvolver o projeto de quietude em suspensão. São oito as personagens que António Santos criou para mostrar a quem passa na rua Augusta mais uma vertente do seu trabalho que é, acima de tudo, uma arte.
Na sua terra natal, António Santos ainda é lembrado como um dos alunos mais brilhantes que passaram na década de 1970 pelo Externato D. Fuas Roupinho, na Nazaré.

sábado, 22 de setembro de 2012

Assembleia Municipal e a extinção de freguesias

A notícia no jornal Região de Cister nº996 de 20 de setembro de 2012

Presidente da câmara garante que irá acatar deliberações daquele órgão
Paulo Inácio remete para a Assembleia decisão sobre extinção de freguesias


O presidente da Câmara de Alcobaça remeteu, esta segunda-feira, para a Assembleia Municipal a decisão sobre a extinção de freguesias. A posição do autarca foi revelada em sessão do executivo municipal.
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, Paulo Inácio recorda que o “órgão competente nesta matéria é a Assembleia Municipal” e, por isso, considera que não está a recuar politicamente, depois de ter apresentado uma “sugestão de trabalho” sobre a reforma administrativa.
“Não é um recuo. Fiz uma sugestão de debate dentro da Assembleia, porque a Câmara só pode dar o parecer depois de a Assembleia ter um amplo debate interno e decidir.
Esta não é uma reforma administrativa imposta por mim”, ressalva o autarca do PSD, que lamenta que “mais ninguém” tivesse apresentado “sugestões ou propostas”.
A Assembleia Municipal reúne a 4 de outubro e Paulo Inácio garante que irá “acatar as deliberações” do órgão presidido por Luís Félix Castelhano.
A oposição já veio a público criticar o presidente da Câmara. Rogério Raimundo (CDU) disse estar “contra que a Câmara não tome posição contra a lei”, acusando Paulo Inácio de ter estado “muito ativo até ao dia de hoje [segunda-feira]”: “Reuniu, sugeriu as quatro freguesias a desaparecerem, aqui e na Assembleia Municipal... e agora nada de nada!”.
Já o socialista José Acácio Barbosa afirma que está contra a lei e garantiu “respeito pelo que as Assembleias de Freguesia deliberarem”.
Em cima da mesa está, ainda, a proposta de Paulo Inácio de junção das freguesias de São Vicente e Prazeres de Aljubarrota, que parece consensual, além da eventual agregação das freguesias de Alcobaça, Maiorga e Vestiaria, bem como a agregação de Montes, Alpedriz e Cós.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Formação profissional na JF Pataias

A notícia na edição 995 de 13 de setembro de 2012

Doze cursos irão desenrolar-se nas instalações da autarquia
Junta de Pataias abre inscrições para ações de formação profissional


São doze as ações de formação profissional previstas pelo plano delineado para 2012 pela Junta de Pataias. Formação pedagógica inicial de formadores (à distância com acesso ao CCP – 109h), ajudante de ação direta de geriatria (63h), primeiros socorros pediátricos (8h/16h), suporte básico de vida: primeiros socorros (35h), atividades imobiliárias (30h), contabilidade e fiscalidade (25h), curso de operadores e condutores de empilhadores contrapesados (8h/25h), informática na ótica do utilizador (25h), línguas (25h), segurança privada (110h) e comunidade educativa (25h) são os cursos sugeridos pela Junta de Pataias.
Os interessados em obter mais informações e formalizar as respetivas inscrições deverão dirigir-se à sede da Junta de Freguesia, situada no Largo do Cruzeiro, ou contactar através dos números 966 154 679 e 244 589 540 ou ainda pelo endereço eletrónico jfppataias@gmail.com.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Agrupamento Escolar de Cister

A notícia no site da Rádio Cister, após a entrevista a Gaspar Vaz no sábado passado.
http://www.cister.fm/informacao/sociedade-ambiente/agrupamento-de-escolas-de-cister-um-dos-maiores-pais


Agrupamento de Escolas de Cister, é um dos maiores do país

Com 4156 alunos, o Agrupamento de Escolas de Cister, em Alcobaça, é um dos maiores do país, enfrentando novos problemas, devido à sua dimensão, mas também os que estão relacionados com os cortes do governo, devido às medidas de austeridade.
Gaspar Vaz, responsável máximo pelo novo agrupamento, assegura que todos os professores estão empenhados em ajudar e que uma das primeiras dificuldades que encontrou está apenas relacionada com os estabelecimentos de ensino que antes funcionavam de forma independente e que agora têm de se articular com os restantes.
O docente lembra que também o próprio corpo administrativo do agrupamento tem agora uma missão muito mais difícil, já que suas as responsabilidades cresceram, mas não os recursos humanos disponíveis.
Outro aspeto prende-se com o facto dos professores terem apenas 8 horas semanais para coordenação, para além da atividade letiva, o que para Gaspar Vaz é manifestamente pouco. Diz-lhe a experiência que se não estiver presente um professor que ajude a resolver os problemas que vão surgindo, dificilmente eles terão uma resposta adequada e em tempo útil. E essa ausência pode ela própria transformar-se num problema.
Gaspar Vaz lembra ainda que existe agora uma série de dificuldades que iriam surgir mesmo que não se tivesse criado este “mega-agrupamento” e que se prendem com o facto de, num curto espaço de tempo, as escolas terem passado de uma época em que se gastava “quase sem preocupações”, para a atual, onde se “corta em tudo”.
No entanto, Gaspar Vaz garante estar confiante de que tudo será bem resolvido, neste que é o primeiro ano de uma nova realidade escolar.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Assembleia de Freguesia de Pataias

Assembleia de Freguesia de Pataias no próximo dia 27 de setembro pelas 21h (quinta-feira) na sede da Junta de Freguesia de Pataias.


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Hã Toino D'Lírio bate novo record do Guiness Book

Via "Vila-de-Pataias e arredores" e "Festival Estátuas Vivas de Tomar"
http://vila-de-pataias.webnode.pt/products/pataias-antonio-santos-tem-novo-record-no-guinness/
https://www.facebook.com/pages/Festival-Est%C3%A1tuas-Vivas-de-Tomar/170821456322274?ref=stream



Batido o anterior record de imobilidade expressiva em suspensão, António Santos esteve suspenso a vários metros do solo, 5 horas e alguns minutos.

O nosso conterrâneo inscreve assim, uma vez mais o seu nome e o seu feito no livro dos record's, permanendo 300 minutos em imobilidade suspensa. Parabéns grande António, parabéns por essa tua persistência e pelo teu trabalho :)

XVII caminhada Sola de Alparcata

Recebido via e-mail:


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Agrupamento Escolar de Cister

A notícia no site da Rádio Cister.
O destaque a vermelho é da minha responsabilidade.
http://www.cister.fm/destaque/alcobaca-mantem-numero-de-alunos-matriculados


Alcobaça mantém número de alunos matriculados

Perto de 8500 alunos estão inscritos no pré-escolar e o ensino secundário em Alcobaça.
Há 4200 alunos no Agrupamento Escolar de Cister, 2800 pelas restantes escolas do concelho e mais 1300 alunos do Externato Cooperativo da Benedita, instituição de ensino privada.
O ano teve início com uma novidade em funcionamento, o “mega-agrupamento”. Segundo o presidente da Câmara, Paulo Inácio, “se não se tivesse incluído as escolas de Pataias no agrupamento de Alcobaça, haveria uma grande probabilidade de os alunos do norte do concelho continuarem o ensino secundário nos concelhos vizinhos de Nazaré e Marinha Grande”.
“Em anos letivos anteriores, a média de jovens de Pataias que ingressava no ensino secundário em Alcobaça não ultrapassava as cinco matrículas”, mas com a fusão das escolas no mesmo agrupamento, o número subiu este ano para 30, disse o autarca.

Do lado das escolas, Gaspar Vaz, diretor da Escola Secundária Dona Inês de Castro em Alcobaça (ESDICA), e também presidente do maior agrupamento do concelho, tem as “melhores expetativas” para o novo período escolar, apesar de reconhecer as dificuldades em gerir quase 4200 alunos.
Gaspar Vaz sublinha ainda que está a encontrar, por parte dos professores de Pataias, uma “vontade muito grande em entrarem na dinâmica de ensino de Alcobaça”, algo que o deixa ainda mais confiante sobre o funcionamento e articulação do agrupamento.
Quanto à colocação de professores, Gaspar Vaz constatou haver este ano uma diminuição, ao ponto das verbas para as remunerações terem descido cerca de 100 mil euros por mês.
Registou-se, além disso, uma diminuição dos funcionários não docentes, nomeadamente os administrativos, que foram colocados noutras escolas, tendo em conta que a gestão administrativa das escolas de Alcobaça e de Pataias passou a ser a mesma, não havendo, por isso, necessidade de tantos recursos humanos nesta área.
Em termos de novos estabelecimentos de ensino, no concelho de Alcobaça, a Escola Básica de Aljubarrota iniciou este ano letivo com a ampliação totalmente concluída, depois de cerca de ano e meio de obras.
A escola esteve para ser inaugurada pelo primeiro-ministro, que anunciou a sua vinda a Alcobaça, mas 24 horas depois desmarcou.
Questionado sobre se a autarquia irá realizar uma cerimónia inaugural, Paulo Inácio respondeu que ”isso não é o mais importante”.
“O que verdadeiramente importa é que exista escolas em condições para alunos e professores e não uma festa de inauguração, explicou o autarca”, disse.

Paisagem e ordenamento do território

A notícia no site da Rádio Cister a fazer lembrar o que por cá, no concelho de Alcobaça, não é levado em consideração.
http://www.cister.fm/informacao/sociedade-ambiente/obidos-caso-de-estudo-na-gestao-da-paisagem-ordenamento-territorio

Óbidos é caso de estudo na gestão da paisagem e ordenamento do território

Um grupo internacional de estudantes esteve, dia 12 de setembro, em Óbidos, para falar de qualidade da paisagem e ordenamento do território.
A escolha de Óbidos para esta visita, integrada no workshop internacional Landscape Quality Assessment and Spatial Planning – Exploring Significance Interfaces, surge na sequência da publicação do documento “A Paisagem na revisão dos PDM”, elaborado pela Direção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, com o objetivo de reunir orientações para a implementação da Convenção Europeia da Paisagem, no âmbito municipal, no qual Óbidos é abordado como caso de estudo, pela “abordagem relevante no que respeita à análise e avaliação da multifuncionalidade da paisagem, com vista ao seu ordenamento e gestão em termos prospetivos”, lê-se no documento.
Os alunos presentes em Óbidos, e recebidos pela vereadora Rita Zina, com o Pelouro do Ordenamento do Território, fazem parte de um curso internacional, que decorreu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e que visa estudar a qualidade da paisagem e o ordenamento do território para a salvaguarda das paisagens culturais.
O Workshop decorreu de 03 a 13 de setembro e faz parte de um programa de cooperação entre o Irão e Portugal.
Vários especialistas em paisagem e planeamento urbano, design e gestão, juntamente com outros profissionais, foram convidados a divulgar o seu conhecimento teórico e prático sobre a Avaliação da Qualidade da Paisagem e a sua gestão, utilizando estudos de casos reais, como o de Óbidos, para apresentar, discutir e desenvolver propostas.
Recorde-se que a avaliação da paisagem foi uma iniciativa que começou na Europa há cerca de dez anos, para que se pudesse configurar uma tipologia de paisagem, onde estivessem incluídos uma série de dados, como os fatores físicos, biológicos e humanos
Uma década depois, toda esta pesquisa começou a dar os primeiros resultados, tendo provocado uma evolução relevante no conceito de paisagem. Hoje, a principal questão é como transferir esse conhecimento inovador para o planeamento sustentável, através da conceção e gestão das paisagens culturais e da definição de objetivos de qualidade da paisagem, que se traduzem, posteriormente, em qualidade de vida das populações.
Óbidos é nisso um exemplo.

sábado, 15 de setembro de 2012

Manifestação


Na edição on-line do Região de Leiria
http://www.regiaodeleiria.pt/blog/2012/09/14/movimento-que-se-lixe-a-troika-marca-manifestacoes-no-distrito/

Movimento “Que se lixe a troika” marca manifestações no distrito

O movimento “Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas”, que promove amanhã [hoje], dia 15, várias manifestações em todo o país contra as medidas de austeridade, agendou também protestos em várias cidades do distrito.
Em Leiria, está programada uma concentração para as 15 horas, junto da Fonte Luminosa.
Iniciativa idêntica está a ser preparada para Caldas da Rainha. Neste caso, a mobilização está também agendada para as 15 horas, no largo da Câmara.
Uma outra manifestação de protesto na Marinha Grande tem lugar às 17 horas de amanhã, sábado, no Parque da Cerca, nas traseiras do quartel dos Bombeiros Voluntários.
Ainda no distrito, em Peniche, o protesto decorre a partir das 17 horas, na Praça Jacob Rodrigues Pereira.
Na base da contestação está aquilo que o movimento apelida de degradação das condições de vida na sequência da intervenção externa.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Burro ainda é meio de transporte

A notícia na edição on-line do Região de Cister
http://www.regiaodecister.pt/portal/index.php?id=5235


Octogenária dos Pisões ainda é transportada por burro

Hoje é quinta-feira. Hoje é dia de Otília Maria Ribeiro, uma octogenária residente nos Pisões, freguesia de Pataias, rumar até à Maceira Liz para vender os produtos agrícolas, que ainda cultiva, no mercado. Esta história poderia acabar aqui, não fosse o meio de transporte utilizado por Otília Ribeiro tão raro nos tempos que correm. Mais do que uma forma de se deslocar, o burro – Miguel de seu nome – é uma “companhia”. E é nele que Otília Ribeiro vai “beber café, às compras, visitar alguém ou, até, ao cemitério”. Nos Pisões todos conhecem o Miguel.
“Comprei-o há três anos por cem euros”, refere a octogenária. “Já tive outros burros mas foram morrendo. Nem imagina o que chorei quando morreu o burro que tive antes do Miguel”, confessa. E quando o Miguel é requisitado para posar para a fotografia junto da dona, a cumplicidade de ambos é bem visível.
Mãe de quatro filhos, avó de nove netos e bisavó de três bisnetos, Otília Ribeiro já experimentou outros meios de transporte: bicicleta (uma vez apenas, dado que caiu), motorizada (na companhia do marido, falecido há cerca de cinco anos), comboio e carro de familiares ou amigos. “Talvez ainda chegue a andar de avião. Uma sineira disse-me um dia que ia viajar de avião. Mas ainda não aconteceu”, confessa.
“Dá muito trabalho ter pastagem para o Miguel”, explica Otília Ribeiro, “mas sem trabalho não se faz nada”. E de trabalho percebe a octogenária que, apesar de nunca ter laborado numa fábrica, trabalhou “muito toda a vida”. Quando era mais nova, a principal tarefa da pisoense prendia-se com a criação e ordenhação das vacas e a produção e venda de queijos. Executar a lida doméstica e assegurar parte da produção agrícola eram outros dos trabalhos destinados. E ainda hoje é assim. “Olhe, acabei agora mesmo de amassar o meu pão e de por a cozer no forno a lenha”, afirma, enquanto vai lavando a calçada envolvente à sua casa, sinal de que a limpeza semanal do lar está concluída. E os animais também já estão tratados e a horta está regada.
Simpática, Otília Ribeiro conclui cada frase com um sorriso. “Gosto muito de conversar”, refere. E ao longo da conversa vai apontando as datas precisas dos acontecimentos que vai narrando. Não há qualquer traição por parte da sua memória (invejável). Nem dos seus sentimentos. E o Miguel que o diga depois de receber umas sacudidelas no pêlo para ficar mais bonito na fotografia.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Definidos horários escolares

A notícia no site da Rádio Cister
http://www.cister.fm/informacao/sociedade-ambiente/agrupamento-escolar-de-alcobaca-definiu-horarios-novo-ano-letivo


Agrupamento Escolar de Alcobaça definiu horários do novo ano letivo

O Agrupamento Escolar de Alcobaça reuniu na manhã de quarta-feira com os docentes, câmara municipal e Direção Regional de Educação de Lisboa, para se definirem os horários do novo ano letivo.
O encontro, ocorrido no cineteatro João d´Oliva Monteiro, foi pedido por Gaspar Vaz, presidente do “mega-agrupamento” – a designação oficial é Agrupamento Escolar de Cister -, tendo como objetivo articular os professores e alunos dos estabelecimentos de ensino de Alcobaça e de Pataias.
Ao todo, as escolas deste agrupamento juntam 4156 alunos.
24 horas antes do arranque do ano letivo no concelho de Alcobaça, os professores ouviram também o presidente da câmara municipal de Alcobaça pedir a sua colaboração para que tudo corra o melhor possível, dada a “grande dimensão” do Agrupamento Escolar de Cister:
Recorde-se que este agrupamento ganhou esta dimensão de alunos por causa do pedido do corpo docente de Pataias ter acontecido já depois de definidos os agrupamentos verticais do concelho. Com a entrada de Pataias no agrupamento de Cister, o município ficou com um em Alcobaça/Pataias, outro na Benedita e um terceiro em São Martinho do Porto.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Quality Coast

A notícia no site da Rádio Cister
http://www.cister.fm/informacao/sociedade-ambiente/mais-um-passo-para-candidatura-oeste-ao-galardao-quality-coast

Mais um passo para a candidatura do Oeste ao galardão Quality Coast

Com efeito, após o sucesso da atribuição do galardão ao municipio de Torres Vedras, e do presidente daquele municipio ter mostrado interesse em estender o galardão a toda a costa Oeste, foi realizada uma primeira reunião com os 7 municipios de costa no dia 14 de Junho no edificio sede da Região de Turismo do Oeste, para apresentação do projecto e saber do interesse dos municipios.
No passado dia 5 de Setembro teve lugar, na CIM Oeste, mais uma reunião de ambito mais técnico, entre os municipios, a CIM Oeste, a Região de Turismo do Oeste e uma delegação da Quality Coast internacional.
Foi deliberado optar por uma candidatura conjunta Oeste, devendo o assunto ser apreciado na próxima reunião do Conselho da CimOeste no próximo dia 13 de Setembro.
Mais foi decidido, criar uma comissão para elaboração da candidatura, com as seguintes Entidades: CimOeste, Turismo do Oeste e Câmara Municipal de Torres Vedras, que tem todo o “conhecimento” das candidaturas já efectuadas. A próxima reunião de trabalho será dia 18 de Setembro na câmara municipal de Torres Vedras.
A região Oeste, na sua globalidade, tem todas as condições para ganhar o galardão internacional, que muito valorizará não só a Costa, mas toda a região, porquanto as distancias entra a costa e os municipios sem mar, são exiguas !
De salientar que os Grandes Operadores Turisticos Mundiais, começam a privilegiar os destinos com galardões de sustentabilidade ambiental. Por esse motivo a Região de Turismo do Oeste aposta significativamente na implementação desta candidatura, apoiando financeiramente a mesma em conjunto com a CimOeste.
Conta-se significativamente com o apoio técnico dos municipios, na compilação dos dados necessários á candidatura.
De notar que a Organização Quality Coast Internacional, com sede na Holanda, aderiu aos critérios do GSTC – Global Sustainable Tourism Council. Será um marco na promoção turistica da região Oeste o “carimbo” de certificação Quality Coast.

Dinamização das coletividades em Pataias

A notícia no jornal Região de Cister nº994 de 6 de setembro de 2012

Abílio Filipe dá pontapé de saída com concerto dos Ferro e Fogo
Pataiense promove atividades sociais e culturais para dinamizar associações


“Promover e dinamizar as coletividades da região” é o objetivo do pataiense Abílio Filipe, que lançou mãos à organização de eventos sociais e culturais que irão decorrer em várias associações do Norte do concelho de Alcobaça. A primeira terá lugar no Clube Desportivo Pataiense, que apenas cede o espaço, e prende-se com um concerto de rock com a mediática banda Ferro e Fogo, a realizar no dia 8 de dezembro, vinte anos após a última atuação desta banda no salão do clube.
O promotor do evento visa envolver outras associações no projecto, quer com a realização de eventos descentralizados, quer com a atribuição de uma percentagem de bilhetes vendidos em cada coletividade. “A ideia principal é envolver o máximo de associações e dar um pequeno estímulo financeiro às que aderirem às iniciativas”, revela Abílio Filipe, que conta com vários anos de ligação ao associativismo da freguesia de Pataias, à Assembleia de Freguesia e ao grupo de Carnaval – Os Minólicos.
Depois do concerto agendado para o Pataiense, Abílio Filipe tem já programadas algumas atividades que passarão por outras coletividades da zona Norte do concelho de Alcobaça.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CCRD Burinhosa apresentou-se frente ao SL Benfica

A notícia no site "A bola"
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=351607


Benfica na apresentação da Burinhosa (8-3)

O Benfica foi o convidado de honra para o jogo de apresentação aos sócios e adeptos da Burinhosa, clube vai disputar a Série B da II Divisão Nacional, numa partida que se realizou na tarde deste domingo.
Os campeões nacionais venceram com naturalidade por 8-3, sendo que ao intervalo o resultado já era favorável aos comandados de Paulo Fernandes (3-0).
Os golos dos encarnados foram da autoria de Nenê (2), Joel Queirós (2), Mário Carreiras, Diego Sol, César Paulo e Gonçalo Alves. Para a Burinhosa marcaram Cátio, Nortenho e João Gonçalo.

domingo, 9 de setembro de 2012

Land's House Bungalows - Burinhosa

A notícia no site da Rádio Cister
http://www.cister.fm/informacao/sociedade-ambiente/lands-house-bungalows-trata-de-licencas-de-funcionamento

Land’s House Bungalows trata de licenças de funcionamento

O promotor do Land’s House Bungalows, na Burinhosa, em Pataias, já começou a desmantelar a parte do empreendimento turístico que não pode ser licenciada pelos serviços oficiais.
Após uma inspeção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), já no decorrer do verão, verificou-se que o complexo não poderia albergar os 70 bungalows aí construídos. O empresário não possuía as respetivas licenças de obra.
Segundo José Vinagre, vereador do Ordenamento e Gestão Urbanística, “o licenciamento de obra já foi emitido pela Câmara Municipal de Alcobaça”, estando-se apenas à espera que os responsáveis a levantem, para que se possa realizar uma vistoria.
Após este procedimento, o promotor dos bungalows poderá pedir depois o licenciamento da atividade, uma autorização que terá de obter no espaço de 90 dias, o prazo definido após uma reunião conjunta entre o proprietário do empreendimento turístico, a ASAE e a Câmara Municipal de Alcobaça.


sábado, 8 de setembro de 2012

Acidente em poço

A notícia na edição on-line do Diário de Notícias
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2759547&seccao=Centro


Alcobaça
Acidente durante limpeza de poço causa ferido grave


Um homem de 37 anos ficou hoje ferido com gravidade em Pataias, em Alcobaça, quando um balde de detritos utilizado na limpeza de um poço lhe tombou na cabeça, revelaram os bombeiros.
A vítima foi transportada para o Hospital de Leiria com um traumatismo craniano, uma ferida exposta e dormência nos membros inferiores, adiantou à agência Lusa fonte dos bombeiros de Pataias.
O homem encontrava-se no interior de um poço com cerca de sete a oito metros de profundidade quando se deu o acidente, cerca das 09:15 de hoje.
Um familiar no exterior içava um "grande balde" metálico contendo detritos da limpeza quando este se soltou da corda e tombou na sua cabeça.

Hã Toino D'Lírio à "espera" do Guiness Book

A notícia na edição on-lime do Regiao de Cister de 6 de setembro de 2012

Homem estátua quer bater recorde

É na Praça da República, em Tomar, e apenas apoiado por um cotovelo numa parede, a vários metros do solo, que António Santos – o Homem Estátua natural dos Pisões, freguesia de Pataias - vai tentar bater o recorde do mundo de imobilidade em suspensão, no decorrer do Festival de Estátuas Vivas.
O recorde do mundo de imobilidade em suspensão pertence ao grupo chileno Magic Twins, com o tempo de 200 minutos, conquistado em Santiago do Chile. António Santos acredita que pode fazer melhor tempo e vai tentar bater este recorde durante o festival, que decorre de 14 a 16 de setembro. A partir das 16 horas de sábado, dia 15, Staticman vai tentar permanecer imóvel e suspenso até às 20:21 horas para bater o recorde do mundo com a marca de 261 minutos.
Recorde-se que o artista de rua pisoense detém vários recordes mundiais, nomeadamente os recordes mundiais de imobilidade (1997 e 2003) e o recorde mundial de menor velocidade em marcha (2000).
Este ano, o Festival de Estátuas Vivas tem como tema "Viagem à Idade Média" e propõe um regresso ao passado centrado em figuras proeminentes da História de Portugal, mas também no quotidiano do povo. De registar que o artista de rua pisoense tem sido o principal rosto do Festival de Estátuas Vivas de Tomar, sendo presença assídua nos últimos anos.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Sapinho Gelásio




Na praia das Paredes, estes carros estão bem estacionados porque:

1 - Não impedem a circulação de veículos e pessoas nas ruas
2 - Dificultam o crescimento de ervas daninhas no jardim
3 - Contribuem para a recuperação da economia nacional através da venda de materiais de jardim
4 - Como diz a respetiva matrícula, são TT "todo o terreno"

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Abertura do ano letivo

A notícia no site da Rádio Cister
http://www.cister.fm/destaque/camara-de-alcobaca-garante-condicoes-para-abertura-ano-letivo


Câmara de Alcobaça garante condições para abertura do ano letivo

O ano lectivo 2012/2013 vai começar, no concelho de Alcobaça, no próximo dia 13 de Setembro (quinta-feira), e a autarquia assegura que tudo está em condições para mais um inicio das aulas.
Uma das questões que ficaram pendentes, durante estas férias de verão, dizem respeito às recomendações da Associação de Pais do Centro Escolar de Alcobaça e que o vice-presidente do executivo camarário, Hermínio Rodrigues, assegura que terão uma resposta positiva até à quinta-feira da próxima semana, nomeadamente a questão da pintura das passadeiras para peões, nos vários acessos ao centro escolar, assim como a sinalização vertical a indicar a proximidade de um estabelecimento de ensino.
Quanto às escolas que foram ou ainda estão a ser intervencionadas, Hermínio Rodrigues diz que a de Aljubarrota já está finalmente pronta e que a do Bárrio está atrasada, mas por culpa do empreiteiro. Sem adiantar data, o autarca apenas refere a obra está já na reta final.
No caso da primeira, as obras, que demoraram cerca de 18 meses, custaram aproximadamente 250 mil euros, adiantou Hermínio Rodrigues.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Calendário da Divisão de Honra - Futebol 11

1ª Jornada: 23 de setembro
GD Alvaiázere vs CD Pataiense

2ª Jornada: 30 de setembro
CD Pataiense vs SL Marinha

3ª Jornada: 7 de outubro
AD Portomosense vs CD Pataiense

4ª Jornada: 14 de outubro
CD Pataiense vs SCE Bombarralense

5ª Jornada: 21 de outubro
GD Pelariga vs CD Pataiense

6ª Jornada: 28 de outubro
CD Pataiense vs AR Meirinhas

7ª Jornada: 4 de novembro
GDR Pousaflores vs CD Pataiense

8ª Jornada: 11 de novembro
CD Pataiense vs AC Avelarense

9ª Jornada: 18 de novembro
CD Pataiense vs SCL Marrazes

10ª Jornada: 2 de dezembro
GD Guiense vs CD Pataiense

11ª Jornada: 9 de dezembro
CD Pataiense vs AD Figueiró Vinhos

12ª Jornada: 16 de dezembro
GD Atouguiense vs CD Pataiense

13ª Jornada: 6 de janeiro
CD Pataiense vs  GRAP/Pousos

14ª Jornada: 13 de janeiro
GD Nazarenos vs CD Pataiense

15ª Jornada: 21 de janeiro
CD Pataiense vs ID Vieirense

16ª Jornada: 27 de janeiro
CD Pataiense vs GD Alvaiázere

17ª Jornada: 3 de fevereiro
SL Marinha vs CD Pataiense vs

18ª Jornada: 17 de fevereiro
CD Pataiense vs AD Portomosense

19ª Jornada: 24 de fevereiro
SCE Bombarralense vs CD Pataiense

20ª Jornada: 3 de março
CD Pataiense vs GD Pelariga

21ª Jornada: 10 de março
AR Meirinhas vs CD Pataiense

22ª Jornada: 17 de março
CD Pataiense vs GDR Pousaflores

23ª Jornada: 24 de março
AC Avelarense vs CD Pataiense

24ª Jornada: 7 de abril
SCL Marrazes vs CD Pataiense

25ª Jornada: 14 de abril
CD Pataiense vs GD Guiense

26ª Jornada: 21 de abril
AD Figueiró Vinhos vs CD Pataiense

27ª Jornada: 5 de maio
CD Pataiense vs GD Atouguiense

28ª Jornada: 12 de maio
GRAP/Pousos vs CD Pataiense

29ª Jornada: 19 de maio
CD Pataiense vs GD Nazarenos

30ª Jornada: 25 de maio
ID Vieirense vs CD Pataiense

CCDR Burinhosa - SL Benfica


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Fornos de Cal – Património Histórico


Na edição de setembro de 2012 do "Pataias à Letra", mais um excelente trabalho do Tiago Inácio.


Fornos da cal - Património Histórico


Contextualização histórica
 

Embora não seja conhecida a data da instalação dos primeiros fornos, deverão ter surgido no séc. XIX, onde já desempenhavam um papel importante na industrialização de Pataias. Alcobaça é no início da segunda metade do Séc. XIX, o concelho do distrito que mais fornos possui em laboração, onde se contabilizam 22, descendo para 19 em 1877 e 13 em 1890.
Seguramente que a inauguração da rede férrea – linha do oeste – em 1888, veio dar um novo rumo à indústria de cal em Pataias. Desta forma, Pataias possuía uma série de características únicas, que permita o crescimento abrupto da indústria de cal: A pureza da Pedra calcária que ronda os 97,8%, a abundância de material lenhoso, para a alimentação dos fornos e a linha férrea para escoamento do produto final.
No entanto, devido à clandestinidade que a indústria vivia no séc. XIX, apenas foi possível descobrir um licenciamento relativo à laboração de um forno duplo de cal em 1909, propriedade de Manuel Serrano de Figueiredo. No Jornal Ecos de Alcobaça de Julho de 1929, é-nos dado a conhecer um pouco de Manuel Serrano de Figueiredo, que terá sido o grande impulsionador da indústria de cal: “O seu espírito paira junto de todos aqueles que se interessam pelo progresso desta terra. Sem a sua iniciativa, a Industria de cal em Pataias, não passaria de rudimentares experiências nem teria alcançado o desenvolvimento que alcançou (…). À sua iniciativa e persistência se devem o desvio e apeadeiro do Caminho-de-ferro”. O dito desvio que é mencionado, era um ramal que ligava as pedreiras aos seus fornos, construída por Manuel Serrano de Figueiredo e seu Irmão (Serranos, Lda). As vagonetes, depois de carregadas eram empurradas pelos homens até ao forno. Tarefa esta possível devido ao desnível do terreno. De salientar ainda, quedevem aos Irmãos Serranos o planeamento e fundação da “Empreza Vidreira de Pataias”. 


Anúncio no jornal "Ecos do Alcoa" nº34 de 13 de janeiro de 1929

Através da análise da Tabela, é possível verificar que a produção de cal atingiu o seu apogeu em 1933.
Ano    Fornos
1929    20
1933    35
1942    25
1950    17
1982    5
1994    1
O último forno, deixou de laborar a 30 de Junho de 1995.


 
O último forno a cozer cal. Um incêndio precipitou o encerramento da atividade.

Processo de fabrico de cal
 

Em primeiro lugar, era necessário extrair a pedra. Grande parte dos proprietários, possuíam as suas pedreiras particulares ou então extraiam da pedreira pública nos terrenos baldios da freguesia, local conhecido como Ratoinha.
À medida que a pedra era transportada para a entrada do forno, era altura de realizar o empendre que começava com o assentamento das armadeiras (pedras que partiam do peal que rodeava o interior do forno, até formar uma espécie de abóbada). Cada fornada levava cerca de 150 carradas de pedra. Demorava entre 5 a 10 dias a cozer, e a produção variava entre 50 a 60 toneladas por fornada. A cal era depois vendida à boca do forno, e o que não fosse vendido, era armazenado.

Entrevista
 

António Sebastião Grilo, actualmente com 72 anos, geriu o último forno a laborar em Pataias. A sua última fornada data de 30 de Junho de 1995.

António S. Grilo a conduzir uma junta de bois com uma carrada de mato para os fornos da cal

A produção de cal, é uma tradição na sua família. Como tudo começou?
“Joaquim Vieira Grilo, meu pai, começou a trabalhar na cal na altura em que se casou, em 1933. Nessa época trabalhava à jorna para alguns proprietários de fornos. Algum tempo depois, por volta de 1935, o meu pai e o cunhado construíram um forno. Passado alguns meses construíram outro forno, e assim cada um ficou com um. Mais tarde já por volta dos anos 60, o meu pai comprou um forno ao Leão.
O meu pai no princípio tinha uma pedreira dele, que mais tarde vendeu à Cibra, a partir daí passa a extrair da pedreira da mata que era propriedade da Junta.”
Quando começou a trabalhar na cal?
“Eu comecei trabalhar no forno de cal do meu pai quando saí da 4ª Classe aos 11 anos.
 As minhas tarefas eram na parte dos transportes de caruma e de pedra.”

Em que anos se atingiu o auge da venda de cal?
“Foi nos anos 60, altura em que ia muita cal para a siderurgia nacional.”

Quantas pessoas chegou a empregar?
“Depende das alturas, mas talvez no máximo tenham sido umas 6”

Quantas fornadas faziam por ano?
“Nos últimos anos deviam de ser uma média de 7, em outros tempos chegaram a ser 12.”

Houve alguma modernização no processo de fabrico de cal ao longo dos anos?
“A cal trabalha sempre nos mesmos moldes, os transportes é que eram diferentes, primeiro eram os carros de bois, depois mais tarde vieram as camionetas já para o final dos anos 50”

Quando começou a gerir os fornos?
“Deu uma trombose ao meu pai em 1984, a partir daí geri os fornos até ele falecer em 1993, e só dois anos depois, em 1995, cessei a actividade”

Em que localidades vendia Cal?
“O nosso maior cliente, a quem vendemos até fechar estava sediado em Torres Novas. Também vendi muito para Torres Vedras.”

O que acontecia quando um forno fechava?
“Quando fechava um, os outros conseguiam ir dando resposta ao mercado”

Porque motivo cessou a actividade?
“Já não dava rentabilidade, e era difícil arranjar pessoal por ser um trabalho difícil”

Reforma da lei eleitoral autárquica

A notícia na edição on-line do jornal "Público"
http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/psd-e-cds-falham-acordo-para-alterar-lei-eleitoral-autarquica-1561566


PSD e CDS falham acordo para alterar lei eleitoral autárquica

A lei eleitoral autárquica já não vai ser alterada, depois de PSD e CDS terem anunciado este segunda-feira que falharam o acordo para uma proposta conjunta, segundo um comunicado assinado pelos dirigentes dos dois partidos.
O PSD desistiu de apresentar uma proposta sozinho, segundo a mesma nota.
Em causa está a composição do executivo camarário, que o PSD pretendia que passasse a ser homogéneo, ou seja, sem vereadores da oposição, enquanto o CDS queria um executivo maioritário.
Os dois partidos sublinham que houve pontos de aproximação como “apresentação de uma única lista candidata, a necessidade de constituição dos executivos entre os eleitos para a Assembleia Municipal, a clarificação de regras relativas aos acordos de coligação, e a alteração de competências deste órgão”.
O PSD faz referência ao acordo de coligação de Governo para justificar a decisão de "prescindir" de apresentar uma proposta como prometeu.
Fica assim por concretizar um dos aspectos da reforma administrativa local, uma das principais reformas que está nas mãos do ministro Miguel Relvas.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Análise das águas balneares



Concentração Tuning em Pataias

A notícia na edição 993 do Região de Cister de 30 de agosto de 2012

Evento decorrerá na zona envolvente à antiga discoteca “Babooska”
Grupo Tuning de Pataias promove concentração nos dias 15 e 16


A oitava edição da concentração Tuning de Pataias realizase, nos próximos dias 15 e 16 de setembro, na zona envolvente da antiga discoteca ‘Babooska’. Com organização do Grupo Tuning de Pataias (GTP), a iniciativa vai premiar vários tops, nomeadamente nas modalidades néon, mala, motor, rater, interior, exterior, escape ruidoso, jante, clássico e multimédia. Haverá ainda prémios para atribuir ao maior grupo presente, à primeira inscrição feminina, ao participante que venha da localidade mais distante de Pataias e ao primeiro participante a entrar no recinto.
Haverá ainda um prémio destinado ao participante que entregue o maior número de tampas de plástico que servirão posteriormente para apoiar nos tratamentos e aquisição de equipamentos para a Ana Júlia Sobreiro, uma menina com seis anos, residente em Leiria, que sofre de uma doença degenerativa grave (Distrofia Axional Infantil) detetada quando tinha apenas 15 meses.
A concentração tuning conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, Junta de de Pataias, Bombeiros de Pataias (a favor dos quais reverte parte dos fundos angariados no decorrer do evento) e da Any Jóia’s.

domingo, 2 de setembro de 2012

Vigilância nas praias

A notícia no Região de Cister nº993 de 30 de agosto de 2012

Equipamento do concessionário da praia das paredes de vitória ajudou a evitar o pior
Jovem banhista salvo com moto 4x4 emprestada


Uma moto 4x4 emprestada pelo concessionário Somar da praia das Paredes da Vitória, freguesia de Pataias, salvou a vida de André, um jovem natural de Torres Novas, que se viu arrastado pela corrente do mar, há duas semanas.
Fora da área vigiada, o jovem foi arrastado, tendo sido avistado “ao longe” por um dos nadadores-salvadores que se encontravam de serviço. Consciente de que a corrida que deveria empreender até chegar ao banhista em apuros seria suficiente para lhe reduzir a força e o tempo exigidos para executar o salvamento, o nadador encontrou uma solução: a moto 4x4 do concessionário foi retirada do local onde se encontrava estacionada e, numa fração de minutos, o nadador-salvador estava numa área que oferecia segurança para entrar e resgatar o banhista.
“O pior foi evitado desta vez”, desabafa Edgar Ministro, presidente da Associação de Nadadores Salvadores de Pataias (ANSP), considerando que, “enquanto não houver determinado equipamento ao serviço dos nadadores-salvadores do Norte do concelho, há respostas que não podem ser dadas com a rapidez e segurança necessárias”.
Com o objetivo de colmatar a essa lacuna, a ANSP apresentou um projecto à Câmara de Alcobaça e ao Instituto de Socorros a Náufragos, em 2011. Uma mota de água e uma moto 4x4 foram alguns dos equipamentos considerados necessários. “Como pode um nadador executar um salvamento depois de correr 100 ou 200 metros no areal?”, questiona Edgar Ministro.
Confiante que o projecto apresentado venha a ter uma resposta positiva, o presidente da ANSP ressalva o facto do equipamento solicitado destinar-se “a apoiar todos os nadadores-salvadores das praias da freguesia de Pataias e até os Bombeiros, fora da época balnear”, mediante um protocolo que envolva a Proteção Civil.

sábado, 1 de setembro de 2012

Torneio de voleibol de Paredes da Vitória

A notícia na edição 993 do Região de Cister de 30 de agosto de 2012.

Voleibol de praia
Liga dos Amigos volta a vencer nas Paredes


Foi num ambiente festivo que se realizou mais uma edição do Torneio Gilsoma de Voleibol de Praia em Paredes da Vitória. A comemorar a vigésima-primeira edição, a organização não poupou esforços e o público compareceu enchendo o anfiteatro natural junto aos campos.
Depois de em 2011 a dupla olímpica Miguel Maia e João Brenha juntamente com Carlos Maia, Hugo Ribeiro e Ricardo Alvar ter alcançado o primeiro lugar, este ano todos (com excepção de João Brenha que foi substituído à última hora por Fabrício Barros) voltaram ao areal do concelho acabando por, sem surpresa, vencer de novo o torneio sobre a equipa Vergo Consultores composta por Bruno Ramos, André Conde, Gonçalo Forte, Manuel Ferreira e Carlos “Nike” Marques, por 2-0.
Já no torneio feminino, as grandes vencedoras foram as Caipis (Catarina Batatas, Brígida Ferreira, Rita Fernandes, Fabiana Silva e Vanessa Soares). Na final, as lisboetas bateram as Brownies (Mariana Santos, Mafalda Costa, Diana Simões, Mara Mata e Marta Barbosa) por 2-1 numa final muito disputada.
A recolha de alimentos que decorreu a par com este torneio foi um sucesso e é uma iniciativa a repetir no próximo ano. “Conseguimos provar que o nosso lema estava certo. Voleibol e Solidariedade estiveram mesmo de mãos dadas”, destacou o organizador lembrando que todos os alimentos foram doados à Loja Social da Junta de Freguesia de Pataias.
Porém, uma iniciativa organizada “em cima da hora” e aproveitando a qualidade voleibolista dos jovens que habitualmente frequentam a praia foi, sem dúvida, o momento alto do domingo passado nas Paredes da Vitória. Oito crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos equiparam-se a rigor e, antes da final feminina e disputaram um mini set para delírio do público presente nas bancadas. “Decidimos fazer esta exibição dos miúdos porque sabíamos a qualidade de todos eles. É pena ter diamantes tão grandes para trabalhar e não ter como… em Pataias não temos clube nem condições embora os encarregados de educação destas crianças gostassem que os filhos jogassem voleibol. Estamos a pensar numa solução e a ideia de uma Escolinha de Voleibol de Praia nas Paredes da Vitória não está fora de questão. É uma ideia a ser explorada com tempo e com os pés bem fixos na terra”, explicou Bruno Ramos.
A edição do próximo ano já tem data marcada e, como habitualmente, realiza-se no final do mês de agosto, nos dias 23,24 e 25.