A notícia no site da Rádio Cister, após a entrevista a Gaspar Vaz no sábado passado.
http://www.cister.fm/informacao/sociedade-ambiente/agrupamento-de-escolas-de-cister-um-dos-maiores-pais
Agrupamento de Escolas de Cister, é um dos maiores do país
Com 4156 alunos, o Agrupamento de Escolas de Cister, em Alcobaça, é um dos maiores do país, enfrentando novos problemas, devido à sua dimensão, mas também os que estão relacionados com os cortes do governo, devido às medidas de austeridade.
Gaspar Vaz, responsável máximo pelo novo agrupamento, assegura que todos os professores estão empenhados em ajudar e que uma das primeiras dificuldades que encontrou está apenas relacionada com os estabelecimentos de ensino que antes funcionavam de forma independente e que agora têm de se articular com os restantes.
O docente lembra que também o próprio corpo administrativo do agrupamento tem agora uma missão muito mais difícil, já que suas as responsabilidades cresceram, mas não os recursos humanos disponíveis.
Outro aspeto prende-se com o facto dos professores terem apenas 8 horas semanais para coordenação, para além da atividade letiva, o que para Gaspar Vaz é manifestamente pouco. Diz-lhe a experiência que se não estiver presente um professor que ajude a resolver os problemas que vão surgindo, dificilmente eles terão uma resposta adequada e em tempo útil. E essa ausência pode ela própria transformar-se num problema.
Gaspar Vaz lembra ainda que existe agora uma série de dificuldades que iriam surgir mesmo que não se tivesse criado este “mega-agrupamento” e que se prendem com o facto de, num curto espaço de tempo, as escolas terem passado de uma época em que se gastava “quase sem preocupações”, para a atual, onde se “corta em tudo”.
No entanto, Gaspar Vaz garante estar confiante de que tudo será bem resolvido, neste que é o primeiro ano de uma nova realidade escolar.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário