Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

domingo, 2 de setembro de 2012

Vigilância nas praias

A notícia no Região de Cister nº993 de 30 de agosto de 2012

Equipamento do concessionário da praia das paredes de vitória ajudou a evitar o pior
Jovem banhista salvo com moto 4x4 emprestada


Uma moto 4x4 emprestada pelo concessionário Somar da praia das Paredes da Vitória, freguesia de Pataias, salvou a vida de André, um jovem natural de Torres Novas, que se viu arrastado pela corrente do mar, há duas semanas.
Fora da área vigiada, o jovem foi arrastado, tendo sido avistado “ao longe” por um dos nadadores-salvadores que se encontravam de serviço. Consciente de que a corrida que deveria empreender até chegar ao banhista em apuros seria suficiente para lhe reduzir a força e o tempo exigidos para executar o salvamento, o nadador encontrou uma solução: a moto 4x4 do concessionário foi retirada do local onde se encontrava estacionada e, numa fração de minutos, o nadador-salvador estava numa área que oferecia segurança para entrar e resgatar o banhista.
“O pior foi evitado desta vez”, desabafa Edgar Ministro, presidente da Associação de Nadadores Salvadores de Pataias (ANSP), considerando que, “enquanto não houver determinado equipamento ao serviço dos nadadores-salvadores do Norte do concelho, há respostas que não podem ser dadas com a rapidez e segurança necessárias”.
Com o objetivo de colmatar a essa lacuna, a ANSP apresentou um projecto à Câmara de Alcobaça e ao Instituto de Socorros a Náufragos, em 2011. Uma mota de água e uma moto 4x4 foram alguns dos equipamentos considerados necessários. “Como pode um nadador executar um salvamento depois de correr 100 ou 200 metros no areal?”, questiona Edgar Ministro.
Confiante que o projecto apresentado venha a ter uma resposta positiva, o presidente da ANSP ressalva o facto do equipamento solicitado destinar-se “a apoiar todos os nadadores-salvadores das praias da freguesia de Pataias e até os Bombeiros, fora da época balnear”, mediante um protocolo que envolva a Proteção Civil.

Sem comentários:

Enviar um comentário