Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

domingo, 31 de março de 2013

Burinhosa ganha e chega aos lugares de subida

O CCRD Burinhosa foi ao pavilhão d'Os Torpedos ganhar por 5-0.
Com este resultado e beneficiando do empate a 4 golos entre o Loures e o Belenenses, e beneficiando da derrota do Quinta dos Lombos, chegou aos 37 pontos, os mesmos que o 2º classificado.
Na próxima jornada, dia 6 de abril, jogo grande na Burinhosa, que recebe o outro segundo classificado, o Loures, num jogo que poderá ser decisivo nas pretenções da equipa burinhosense para acesso à primeira divisão nacional.
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=48244&fase=50175&jornada_in=25

sábado, 30 de março de 2013

Rede Nacional de Tratamentos Continuados

A notícia no site da Rádio Cister
http://www.cister.fm/destaque/alcobaca-quer-integrar-rede-nacional-de-tratamentos-continuados


Alcobaça quer integrar Rede Nacional de Tratamentos Continuados

 
A integração da Rede Nacional de Tratamentos Continuados é o próximo grande objetivo da Câmara de Alcobaça na área da assistência social a quem mais precisa.
A Câmara aprovou, recentemente, a atribuição de subsídios no valor de 150 mil euros para a Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão e para o Centro Cénico da Cela, como apoio aos lares que ambas as instituições construíram.
Tratam-se dos últimos apoios da autarquia para lares residenciais nas IPSS no concelho de Alcobaça. “Foi um grande esforço, mas temos resposta para a próxima década. Não haverá, por isso, mais apoios”, disse Paulo Inácio, anunciando que o próximo apoio da Câmara será dirigido ao CEERIA, que está a construir residências e um lar para o apoio a pessoas portadoras de deficiência.
De acordo com o presidente da Autarquia, “o único défice existente é o dos tratamentos continuados”.
“Queremos fazer parte da rede nacional de tratamentos continuados. Precisamos de resposta para pessoas com doenças crónicas e seus familiares, e estamos determinados em reivindicar e associarmo-nos com as IPSS para isso”, esclareceu.
A rede de apoio ao domicílio é, também, a aposta da autarquia, e tem como objetivo proporcionar que os utentes possam ficar durante mais tempo junto dos seus familiares e perto dos seus lares.
“Algumas IPSS já fazem o apoio domiciliário, e ao nível da autarquia constituímos, no serviço Alcobaça Amiga, uma equipa de apoio domiciliário para pequenos arranjos domésticos, disponibilizamos uma viatura para tratamentos médicos, através do Centro de Saúde e estamos presentes no fornecimento de 300 refeições diárias a pessoas com grandes dificuldades financeiras, através de acordo com a Segurança Social”, disse Paulo Inácio, explicando que a política da autarquia, na ação social, será a de direccionar todo o nosso esfoço para apoiar as pessoas.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Reunião de Câmara – Informações sobre a freguesia

Através do blogue do vereador Rogério Raimundo, as informações sobre a reunião de Câmara de 27 de março de 2013
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2013/03/636321mar201377-r102013sera-quarta.html

Praias da Légua e Paredes, Lagoa de Pataias

Vereadores da oposição questionam sobre a rede de telemóvel na Légua, obras na praia de Paredes e sobre o que já foi feito relativamente à lagoa de Pataias.
É dada a informação de que para as Paredes da Vitória, técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente e da Câmara Municipal se encontram a elaborar projeto para proteção e estabilização das dunas na ordem dos 70.000 euros.

Paredes da Vitória proposta para a Bandeira Azul

Câmara Municipal volta a propor apenas Paredes da Vitória e S. Martinho do Porto para o galardão da Bandeira Azul 2013.

Perímetro urbano da Pedra do Ouro

Informação relativa à publicação em Diário da República da abertura do período de discussão pública relativo à alteração do perímetro urbano da Pedra do Ouro.

Filarmónica de Pataias


Aprovada verba de cerca de 740 euros para reparação do telhado devido ao mau tempo.

Hoje é dia de mexilhão

A costa de Pataias, entre as Águas Luxosas e Vale Furado. Ao fundo, a Polvoeira.

Passeio TT Rota do Fogo

Na edição 1023 do Região de Cister de 28 de março de 2013

Terceira edição espera repetir sucesso dos anos anteriores
Passeio TT Rota do Fogo angaria fundos para os Bombeiros de Pataias


Com receitas a reverteram a favor dos Bombeiros de Pataias, vai ter lugar o terceiro passeio TT Rota do Fogo, nos dias 19 e 20 de Abril. A iniciativa, organizada pelo grupo “Off Road”, já se encontra com inscrições abertas pelo preço de 30 euros para os interessados em participar nos dois dias de provas (ou 25 euros para os sócios dos Bombeiros) e de 25 euros para o sábado (ou 22 euros para sócios dos Bombeiros). A inscrição inclui ceia na sexta-feira e reforço, almoço, lanche e jantar no sábado.
O programa do passeio TT inclui a partida às 19:30 horas de sexta-feira (abrindo o secretariado meia hora antes no quartel dos Bombeiros) e às 8:30 horas no sábado. Os interessados em efetuar a respetiva inscrição deverão fazê-lo até ao próximo dia 15.
Recorde-se que a organização tem somado sucessos nas anteriores edições e visa conquistar um considerável
[texto em falta na edição escrita do jornal]

quinta-feira, 28 de março de 2013

Intervenção na praia de Paredes da Vitória

Iniciou-se hoje uma intervenção no areal da praia de Paredes da Vitória com o objetivo de regularizar o leito do rio e prevenir a erosão feita pelo mesmo junto a um dos concessionários.
Paralelamente, procedeu-se à movimentação de areias no sentido mar-terra, aproveitando a grande deposição junto à linha de água ocorrida nas últimas semanas (deposição que por norma só costuma acontecer entre os meses de Abril e Junho).
Apesar de um ligeiro atraso quanto à sua execução, uma intervenção muito positiva naquilo que se espera que seja a normalização do leito do rio (por uns tempos), na proteção de infraestruturas construídas e no aumento do volume de areia na praia.




Eventos na Biblioteca de Pataias

A notícia na edição 1023 do Região de Cister de 28 de março de 2013

Workshops com diversas temáticas preenchem agenda da biblioteca
Espaço Cultural da Junta de Freguesia com iniciativas para todos os gostos


O Espaço Cultural da Junta de Freguesia de Pataias, a funcionar no antigo edifício dos Bombeiros Voluntários da vila, tem prevista uma série de iniciativas para o mês de abril, com o objetivo de dinamizar o espaço inaugurado em dezembro.
Na próxima quarta-feira (dia 3), decorre o primeiro Encontro de Agulhas, com participação gratuita. Os interessados em participar deverão ir munidos de agulhas, linhas e lãs, para que possam aprender a fazer tricot, crochet ou bordados. A iniciativa tem início às 15 horas.
No dia 5, vai ter lugar uma ação de sensibilização de combate às burlas dinamizada pela Escola Segura. O objetivo da ação, cujo início está previsto para as 15 horas, é o de promover a segurança dos idosos e chamar a atenção para todas as fraudes e burlas, nomeadamente através da internet.
Todas as terças e sábados, decorre o workshop de pintura ministrado pela artista plástica Inês Dores. Seis alunos frequentam as aulas com o objetivo de melhorar as técnicas de pintura. Um workshop de xadrez deverá também iniciar a curto prazo no Espaço Cultural, sob orientação de Mário Dores.

quarta-feira, 27 de março de 2013

O preço da água

A notícia na edição on-line do Diário de Notícias
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=3131249&page=-1


Análise da Deco
Concessões privadas têm preços de água mais caros


 A associação de defesa do consumidor DECO afirmou hoje que as concessões privadas praticam tarifas de água mais caras e defendeu que os prazos de concessão devem ser inferiores a 30 anos.
"Da análise de preços dos novos tarifários aprovados para o ano de 2013, a conclusão [que tirámos] é que na parte dos preços mais elevados estão imensas concessões", disse à Lusa Antonieta Duarte, do departamento de estudos de mercado da DECO, após uma audição na Assembleia da República.
A técnica da Deco acrescentou que "muitas vezes não há justificação para um valor tão elevado", até porque a percentagem de condutas que deviam ser reabilitadas, um indicador "importantíssimo para garantir a qualidade do serviço", nem sempre está garantida.
A Deco comparou as tarifas de 2013 em 110 municípios, verificando que a maioria dos preços aumentou e que há "assimetrias notórias" no país que se reflete em diferenças anuais de quase 200 euros.
A associação está também contra os prazos de concessão demasiado longos.
"Não estamos de acordo com os prazos de concessão a 50 anos", afirmou Antonieta Duarte.
O jurista Tito Rodrigues, que manifestou as "maiores reservas quanto às subconcessões a empresas de capital maioritariamente privado" defendeu que as concessões de 40 a 50 anos "impedem que o setor seja verdadeiramente concorrencial" e sugeriu que os prazos vão, no máximo, até 30 anos.
A Deco foi ouvida no âmbito de um conjunto de audições que a Assembleia da República está a promover, a propósito da nova lei orgânica da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e da legislação que regula o acesso dos privados a este setor.

terça-feira, 26 de março de 2013

segunda-feira, 25 de março de 2013

O rio das Paredes (atualização - 3)

O rio das Paredes, hoje 25 de março de 2013.

Campeonatos Nacionais da Juventude em Pataias


Ferraria perde derby

A AD Ferraria perdeu por 2-4 na deslocação ao GD Martingança.
Com esta derrota no derby a AD Ferraria caiu ao 9º lugar, mantendo os 21 pontos (18J;6V3E9D;60-64).
Mais informações em: http://www.infutsal.com/1o-divisao/1o-divisao-zona-sul/resultsranking/122.html?what_to_show_first=0

Burinhosa goleia

O CCRD Burinhosa mantém a senda dos bons resultados, desta feita ao golear o Matriquilhos FC por 5-0.
Com este resultado a equipa manteve o 4º lugar (34 pontos;19J;11V1E7D;74-63), a dois pontos dos lugares de subida.
Na próxima jornada com o embate entre os dois primeiros classificados, o CCRD Burinhosa poderá subir ainda mais na classificação.
Mais informações em: http://www.infutsal.com/2o-divisao-serie-b/resultsranking/119/1703.html#jl_top

Pataiense empata

O CD Pataiense empatou a 0-0 na deslocação ao Avelarense.
A equipa manteve o 8º lugar, com uns confortáveis 35 pontos (23J;9V8E6D;43-36).
O líder é o Leiria e Marrazes com 50 pontos.
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=49182

domingo, 24 de março de 2013

O rio das Paredes - atualização (2)

As fotografias são de hoje, pela manhã.



Segundo consta, os técnicos da CCDR e da ARH Tejo já estiveram na praia há uns meses e avaliaram os estragos provocados pelo rio e pelo mar durante as tempestades de inverno. Depois, correu a notícia de que haveria uma intervenção na praia logo no início do ano.
A verdade é que a prática tem-nos dito que da avaliação dos técnicos à tomada de decisão dos políticos e depois à intervenção no terreno, muito tempo passa, às vezes, até anos.
Neste caso do rio das Paredes e da erosão que o mesmo está a provocar sob as estruturas instaladas na praia e nas dunas, já há muito se conhece a situação.

E a questão começa a tomar contornos muito estranhos, na medida em que nada tem sido feito para, na prática, resolver o problema.
É certo que há todo um conjunto de responsabilidades e de competências a respeitar. A orla costeira, por exemplo, e as praias em particular, são da competência do Estado Central, através de agências como a ARH Tejo, o INAG ou a CCDR, fiscalizadas pela Marinha, num território gerido pela Câmara Municipal. Quanto às Juntas de Freguesia, pode dizer-se que será uma coincidência territorial, apenas. Por outras palavras, as autarquias locais não têm competências para intervir na linha de costa e na faixa costeira, sem autorização dos organismos centrais.

Ora, é neste contexto de “guerra de competências e de atribuições” que surge uma vez mais o velho ditado da “culpa morre solteira”. Esta questão do rio das Paredes tem sido sucessivamente empurrada de uns para os outros. A Junta não pode, informa a Câmara que comunica aos serviços responsáveis, que envia os técnicos, que elaboram propostas que aguardam decisão política, que uma vez tomada, espera pela verba e pelo lançamento do concurso público. Entretanto como nada se faz, o rio vai (des)fazendo.

Se dúvidas houvesse, os fenómenos ocorridos nos últimos meses são a prova evidente de que o rio das Paredes e a evolução do perfil da praia não são compatíveis com com os tempos de tomada de decisão e de intervenção “normais” (sendo “normal” o processo descrito no último parágrafo). O rio das paredes, e a evolução do perfil de praia, precisam de um acompanhamento permanente e de uma intervenção rápida. Na maior parte das vezes, a intervenção de uma máquina durante um ou duas horas resolveria (e precaveria) um grande número de problemas. Afinal de contas, a praia das Paredes não é um areal situado numa baía de águas calmas e tranquilas, em que a ação do mar é quase nula.

Mas a questão das intervenções não deixa de ser questionável. Há alturas do ano em que máquinas pesadas se arrastam pelo areal durante semanas a fio, em intervenções e movimentações de areia difíceis de perceber, quer em termos financeiros, quer de acordo com critérios técnicos de proteção do próprio areal. Mas elas existem, porque alguém decide que assim seja (e não me parece que os “fundamentalistas ambientais” que estão nos gabinetes de Lisboa concordem com rebaixamentos de areal de 1,5 a 2 metros)… Agora, uma intervenção de 2 horas de “pôr o rio a correr a direito” não me parece que carecesse de grandes autorizações e evitaria toda a erosão evidenciada.

Falta ação.

E falta conhecer, também, o plano de intervenção que os técnicos “de Lisboa” elaboraram.
Parece-me a mim, dadas as caraterísticas da praia, que pequenas intervenções de “manutenção” regulares e ao longo do ano resultariam melhor que grandes e pesadas intervenções. Mas já muitos estragos foram feitos (marginal, varanda, proteção dunar) e outros poderão aparecer (passadiços no lado norte).
Mas como somos um país rico, não há preocupações de maior…

sábado, 23 de março de 2013

O rio das Paredes - atualização (1)

O Telmo Abreu foi hoje à praia das Paredes e documentou a erosão com origem no rio num espaço de 24 horas.
Hoje, 23 de março de 2013
Fotografia: Telmo Abreu

Ontem, 22 de março de 2013

Burinhosa - Monumento ao resineiro

A notícia na edição 1022 do Região de Cister de 21 de março de 2013

Quinta da valinha e empresário Joaquim Coutinho Duarte prestam mais uma homenagem
Monumento ao Resineiro é inaugurado dia 19 de maio na Burinhosa


Numa iniciativa inédita no País, a Quinta da Valinha, na Burinhosa, e o empresário Joaquim Coutinho Duarte preparam-se para homenagear o resineiro, numa cerimónia agendada para o próximo dia 19 de maio. O programa inclui a celebração de uma missa quando forem 11 horas, seguindo-se a inauguração do monumento uma hora depois. Às 12:30 horas será servido o almoço (mediante inscrições prévias), havendo a atuação do Rancho Papoilas do Campo (da Cela), cerca das 15 horas. Uma hora mais tarde será iniciada uma prova de ciclismo com duas metas volantes.
A homenagem, em forma de monumento com uma altura de cinco metros, acontece “pelo carinho que o promotor tem pela profissão que durante décadas ocupou as gentes da localidade da Burinhosa, mas também de muitas outras proveniências em Portugal”. É esperada a presença de mais de um milhar de pessoas na Quinta da Valinha, local onde já existe um monumento de homenagem ao vidreiro.

sexta-feira, 22 de março de 2013

O rio das Paredes

Não é normal o rio correr para norte, mas de vez em quando acontece.
O rio das Paredes havia feito uma enorme lagoa durante o mês de fevereiro e princípio de março.
Com a predominância de ventos de sul/sudoeste, deu-se não só a acumulação de areias junto à zona de espraiamento mas também o rio inverteu o seu curso e corre agora para norte (o que é raro).
Com o passar dos dias, tem-se aproximado do "bar do Saldanha" e ameaça agora os pilares dos pasadiços.
Depois de contribuir para a destruição de toda a zona frente à marginal, será que o mesmo vai acontecer nos acessos norte do areal?


Paredes da Vitória a 1 de março de 2013



Paredes da Vitória, hoje, 22 de março de 2013 



Praia das Paredes vigiada durante a Páscoa

A Associação de Nadadores Salvadores de Pataias vai efetuar a vigilância do areal da praia de Paredes da Vitória durante o fim de semana prolongado da Páscoa (sexta, sábado e domingo), no período compreendido entre as 10h e as 18h.
O serviço será assegurado por dois nadadores salvadores.
Este é já o 3º ano consecutivo que a Associação promove o projeto "Páscoa Segura Praia Paredes da Vitória".


Requalificação da praia da Légua






Biblioteca e Espaço Cultural de Pataias - Novo Blogue


A Biblioteca/Espaço Cultural de Pataias tem um blogue.
O endereço em:
http://bibliotecadepataias.blogspot.pt/

quinta-feira, 21 de março de 2013

Ação de sensibilização de combate às burlas


Campeonatos Nacionais da Juventude

Pataias vai receber no próximo dia 6 de abril mais uma edição dos Campeonatos Nacionais da Juventude em Pentatlo Moderno.
O evento vai decorrer entre as Piscinas Municipais DE Pataias e o Complexo Desportivo da Alva (piscinas da Cibra, na Alva).
A competição destina-se a atletas dos escalões de benjamins, infantis, iniciados e juvenis e tem como responsável pelo Comité Organizador Local o Pedro Amorim.
Mais informações em:
www.fppm.pt/
http://www.fppm.pt/fppm/Convitecnjpataias2013.pdf

terça-feira, 19 de março de 2013

Pedra do Ouro - Abertura da Discussão Pública

Saiu hoje em Diário da República a abertura do período de discussão pública da alteração do perímetro urbano da Pedra do Ouro.
O período é de 30 dias, a contar do 5º dia útil seguinte à publicação no Diário da República (a partir de 26 de Março).
O plano está disponível nos serviços técnicos da Câmara Municipal de Alcobaça.


http://dre.pt/pdf2sdip/2013/03/055000000/0992909929.pdf

MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA
Aviso n.º 4008/2013
 

Paulo Jorge Marques Inácio, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, faz saber que, tendo a proposta de alteração ao Plano Diretor Municipal de Alcobaça no perímetro urbano da Pedra do Ouro merecido parecer favorável de todas as entidades presentes na conferência de serviços e a respetiva proposta de alteração à REN tendo também merecido os pareceres favoráveis das entidades na posterior conferência decisória, considera -se estarem reunidas as condições para abertura do período de discussão pública, de acordo com o n.º 3 do artigo 77.º do Decreto -Lei n.º 380/99 de 22 de setembro na sua atual redação. Assim ficou deliberado em reunião pública ordinária realizada no dia 11 de março de 2013 proceder à abertura do período de discussão pública da proposta de alteração ao Plano Diretor Municipal de Alcobaça no perímetro urbano da Pedra do Ouro, por um período de 30 dias, a contar do 5.º dia útil seguinte à publicação no Diário da República.
Durante o período de discussão pública, a proposta de plano estará disponível para consulta de todos os interessados, no edifício dos serviços técnicos da Câmara Municipal de Alcobaça, sito na Rua da Liberdade em Alcobaça.
Quaisquer reclamações, observações ou sugestões deverão ser dirigidas ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, através dos Correios, entregues diretamente na Secção de Expediente Geral ou nos Serviços Técnicos da Câmara Municipal de Alcobaça, ou para o seguinte endereço de correio eletrónico: ordenamento@cm -alcobaca.pt
 

12 de março de 2013. — O Presidente da Câmara,
Paulo Jorge Marques Inácio, Dr.

Lar de Pataias vai ser benzido

A notícia na edição 1021 do Região de Cister de 14 de março de 2013

Cerimónia conta com um almoço aberto à população
Lar de Pataias vai ser benzido no próximo dia 24

Inaugurado no passado mês de janeiro, o Lar Nossa Senhora da Esperança, em Pataias, vai ser alvo de uma cerimónia de bênção no próximo dia 24 de março.
O programa delineado prevê um almoço convívio aberto aos sócios e à população em geral e a celebração da Palavra, seguida da bênção da estrutura residencial para pessoas idosas da Associação de Bem-Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias.
Os interessados em participar no almoço deverão efetuar as respetivas inscrições até ao dia 15, na secretaria da Associação (todos os dias úteis das 9 às 17:30 horas), pelo telefone 244 580 532 ou pelo endereço eletrónico abeotlp@gmail.com.
O almoço convívio convívio terá um custo de 13 euros (para adultos) e seis euros (para crianças com idades compreendidas entre os seis e os 10 anos, sendo gratuito para crianças com idade até aos seis anos).
A ementa sugerida para a cerimónia da bênção integra caldo verde, perna de frango com batata frita e salada mista, arroz doce e fruta, bebidas e café.

Melhorias na EB1 de Pataias

A notícia na edição 1021 do Região de Cister de 14 de março de 2013

Um dos telheiros anexos ao edifício escolar vai ser vedado
Escola EB 1 de Pataias vai ter alternativa para recreio

Foi com agrado que os alunos e professores da Escola EB 1/JI de Pataias receberam a notícia de que, pelo menos, um dos telheiros situados nas traseiras do edifício escolar vai ser vedado, com o objetivo de albergar as crianças em período de recreio nos dias de chuva.
A situação já havia levado um grupo de pais dos alunos daquela escola a insurgir-se sobre a falta de condições que o espaço do recreio (frente do edifício) apresenta para o período de inverno. Com as primeiras chuvas, o pátio transforma-se num recinto lamacento, onde as crianças não podem brincar.
A notícia foi partilhada na última reunião do conselho Eco-Escola, que teve lugar na passada segunda-feira, altura em que alunos e professores ficaram a saber que a intervenção prevista para o telheiro deverá ocorrer no período de férias de verão. No entanto, as professoras defendem que o segundo telheiro também deveria ser isolado, a fim de criar um espaço para reuniões e aulas de apoio.
Resolvida que deverá ficar a questão da falta de condições para o recreio dos alunos, as professoras apontam outras intervenções necessárias no edifício. “As casas de banho são pequenas, antigas e frias e necessitam de uma remodelação”, frisam, relembrando que o edifício já conta com mais de cinco décadas.

segunda-feira, 18 de março de 2013

(En)cantar Pataias


Juvenis do CCRD Burinhosa vencem Taça Distrital

O CCRD Burinhosa venceu a Taça do Distrito de Leiria de futsal em juvenis, ao bater por 4-2 a Casa do Benfica das Caldas da Rainha.

Burinhosa goleia e fica a 2 pontos da subida

O CCRD Burinhosa foi até ao pavilhão do Venda Nova vencer por uns concludentes 5-0.
Com este resultado, a equipa burinhosense somou 31 pontos (18J;10V1E7D;69-63).
A equipa está agora no 5º lugar a apenas 2 pontos dos lugares de subida.
Mais informações em: http://www.infutsal.com/2o-divisao-serie-b/resultsranking/119.html

AD Ferraria empata

A AD Ferraria recebeu o CCR D. Fuas/Fonte Oleiro e empatou a 3-3.
Com este empate a equipa somou 21 pontos (17J;6V3E8D;58-60).
Mais informações em: http://www.infutsal.com/1o-divisao/1o-divisao-zona-sul/resultsranking/122.html?what_to_show_first=0

CD Pataiense vence

O CD Pataiense venceu o GDR Pousaflores por 3-0.
Com este resultado a equipa alcançou os 34 pontos (22J;9V7E6D;43-36).
O líder é o Portomosense com 48 pontos.
Mais informações em: http://futeboldistritaldeleiria.blogspot.pt/2013/03/22jornada-divisao-de-honra-20122013.html

domingo, 17 de março de 2013

Visita à Assembleia da República

Organização: Junta de Freguesia de Pataias

Troque papel por árvores

No site da Câmara Municipal
http://www.cm-alcobaca.pt/page.php?ID=14697

CAMPANHA:
TROQUE PAPEL VELHO POR PLANTAS NOVAS


Como forma simbólica de assinalar um dia que pretende lembrar ao Planeta o quão importante são as árvores e as florestas para a existência da vida humana, no decorrer do dia 21 de março, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Alcobaça, vão oferecer plantas e kits de ecopontos a quem entregar papel, revistas e jornais, no stand situado no passeio pedonal, junto à Biblioteca Municipal.
Quem por ali passar também pode apreciar a exposição e explicação dada por Jorge Bernardo sobre “Árvores locais e outras coisas mais”.
Na campanha de 2012 foram recolhidas 4.322 kg de papel – por cada tonelada de papel reciclado evita-se o abate de 15 árvores.
Esta campanha também estará disponível nas juntas de freguesia aderentes: Alfeizerão, Alpedriz, Bárrio, Benedita, Cela, Cós, Évora, Maiorga, Prazeres de Aljubarrota, São Martinho do Porto, São Vicente de Aljubarrota, Turquel, Vestiaria e Vimeiro.


Comentário

Duas pequenas notas:
1 - Não deixa de ser surpreendente a ausência da Junta de Freguesia de Pataias nesta iniciativa. 
2 - A campanha limitada ao dia 21 de Março é redutora. Por outras palavras, esta é uma excelente iniciativa que deveria ter continuidade, pelo menos, ao longo de toda a semana. O ideal era mesmo prolongar-se pelo ano inteiro.

sábado, 16 de março de 2013

Grupos de Cidadãos Eleitores - Listas independentes às autárquicas


Manual de candidatura de grupos cidadãos eleitores

A Comissão Nacional de Eleições disponibilizou no seu site o “Manual de candidatura de grupos cidadãos eleitores” para as eleições autárquicas a realizar, em princípio, em outubro próximo.
Neste manual são indicados os preceitos, normas e obrigações dos grupos de cidadãos  que se pretendam candidatar à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Junta de Freguesia.

Manual de candidatura de grupos cidadãos eleitores
http://www.cne.pt/sites/default/files/dl/apoio_al_2013_manual_candidatura_gce.pdf

Um grupo de cidadãos eleitores é a expressão legal usada para designar o conjunto de cidadãos a quem é concedida a possibilidade de candidatura direta e independente (sem intervenção dos partidos políticos) à eleição para os órgãos das autarquias locais.

A apresentação das candidaturas é feita perante o juiz do tribunal de comarca Competente em matéria cível com jurisdição na sede do município respetivo (neste caso, Alcobaça), até ao 55.º dia anterior ao dia da eleição.

A apresentação de candidaturas, por parte de um grupo de cidadãos eleitores, consiste na entrega de:
- Declaração de propositura ou lista de proponentes;
- Lista de candidatos;
- Declaração de candidatura;
- Certidão de inscrição no recenseamento eleitoral dos candidatos e mandatário.

O número necessário de proponentes é determinado pela fórmula:
Nº de eleitores da autarquia /(3 x nº de membros do órgão).
Sendo que esse número de proponentes, para uma Junta de Freguesia, não pode ser inferior a 50 ou superior a 2000.
Em termos práticos, por exemplo, significa que para apresentação de uma candidatura de um grupo de cidadãos, à futura Junta de Freguesia da União de Freguesias de Pataias e Martingança tem de ter um número de proponentes de mais de 150 pessoas.

(Número de recenseados em dezembro de 2012:
Pataias – 4873 , Martingança – 963; Total 5836
Nº de elementos na órgão da Assembleia de Freguesia: 13 (freguesia entre 5000 e 20000 eleitores)
5830 / (3 x13) = 150 proponentes)

A declaração de propositura (ou lista de proponente s) deve conter, em relação a cada um dos cidadãos proponentes, os seguintes elementos:
- Nome completo;
- Número do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade;
- Número de eleitor e respetiva unidade geográfica de recenseamento (freguesia);
- Assinatura conforme ao Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade (não precisa de ser reconhecida). 

Quanto ao número de candidatos a lista de candidatos deve conter um número de candidatos efetivos igual ao dos mandatos a preencher no órgão a que se candidatam (ou seja, nº de membros do órgão), e um número de candidatos suplentes não inferior a um terço dos candidatos efetivos, arredondado por excesso.
Ou seja, para a futura União de Freguesias de Pataias e Martingança são necessárias listas com pelo menos 18 candidatos. (13 efetivos para a Assembleia de Freguesia mais 5 – um terço arredondado por execesso – suplentes.

A lista de candidatos deve conter:
- Indicação da eleição em causa: “Eleições Autárquicas 2013 – Assembleia de Freguesia de....”;
- A identificação do grupo de cidadãos (denominação – máximo 5 palavras que não podem fazer parte das denominações oficiais dos partidos ou coligações – e sigla);
- A identificação dos candidatos (nome completo, idade, filiação, profissão, naturalidade e residência, bem como o n.º e data de validade do Cartão de Cidadão ou o n.º, data de emissão e serviços de identificação civil do Bilhete deIdentidade);
- A identificação do mandatário da lista (nome completo, idade, filiação, profissão, naturalidade e residência, bem como o n.º e data de validade do Cartão de Cidadão ou o n.º, data de emissão e serviços de identificação civil do Bilhete de Identidade) e indicação da morada na sede do município.
Deve ser garantida a paridade da lista, garantindo uma representação mínima de 33,3% de cada um dos sexos e não podendo conter mais de dois candidatos do mesmo sexo colocados, consecutivamente, na ordenação da lista.

Os grupos de cidadãos eleitores estão obrigados, designadamente, a constituir conta bancária específica para a campanha, a designar um mandatário financeiro e a apresentar o seu orçamento de campanha , bem como a prestar contas da sua campanha eleitoral perante o Tribunal Constitucional.

Todas as informações em:
http://www.cne.pt/sites/default/files/dl/apoio_al_2013_manual_candidatura_gce.pdf

Burinhosa na final da Taça Distrital

A equipa de juvenis do CCRD Burinhosa vai disputar, amanhã dia 17 de março de 2013, a final da Taça Distrital de Futsal em juvenis masculinos.
O adversário é a Casa do Benfica das caldas da Rainha.
O jogo disouta-se no pavilhão do Casal Velho pelas 15h.



Concerto dos UHF no CD Pataiense

A notícia na edição 1020 do Região de Cister de 7 de março de 2013

Pataias
Bilhetes para concerto dos UHF estão à venda


Os bilhetes para o concerto que os UHF vão assinar no Clube Desportivo Pataiense no dia 6 de abril, já podem ser comprados no bar do clube, pelo preço de 10 euros. A primeira parte do concerto da banda de António Ribeiro será assegurada pelos Karpe Diem. A Direção do Pataiense mantêm a expetativa que o concerto conte com grande afluência e que a banda de António Ribeiro bise o espetáculo dado em 2012.

Piscinas de Pataias - Aulas de Zumba

A notícia na edição 1020 do Região de Cister de 7 de março de 2013
 

Pataias
Aulas de Zumba com inscrições abertas


As Piscinas Municipais em Pataias já dispõem de aulas de zumba, uma modalidade que reúne dança, diversão e fitness ao som de ritmos latinos e internacionais. As aulas, ministradas pela instrutora oficial Helena Rodrigues, decorrem às segundas e sexta-feiras, a partir das 20:30 horas. Os interessados poderão efetuar as respetivas inscrições na secretaria das Piscinas.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Biblioteca de Pataias - Encontro de Agulhas


ABEOTL Pataias - IRS Solidário

NIF: 501 596 437

Via facebook
 

IRS SOLIDÁRIO

A lei permite-lhe decidir sobre o destino de 0,5% do IRS pago por si! (n.º6 do Artigo 32º e n.º2 do Artigo 65º da Lei 16/2001, de 22 de Junho, na redacção da Lei n.º91/2009, de 09 de Abril)

Sem prejuízos dos benefícios fiscais,
Sem penalizações,
De forma simples e prática!

Basta que, no Anexo H (Benefícios Fiscais e Deduções), no quadro 9, assinale Instituições Particulares de Solidariedade Social e, no campo 901, escreva o NIF 501 596 437 da ABEOTLP –Associação de Bem Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias.

E esta instituição de apoio social receberá 0,5% do IRS que você pagou ao Estado.

Você não paga mais por isso.
Seja solidário com a ABEOTLP.

Para qualquer esclarecimento, contate-nos através do número telefone 244 580 532.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Agrup@2013

A notícia no jornal on-line Tinta Fresca
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=279ea845-c90d-46c4-869f-cd256c0a54ce&edition=149


Agrup@2013    
Agrupamento de Escolas de Cister inicia dois dias de atividades com logótipo humano

O Agrupamento de Escolas de Cister leva a efeito, nos dia 14 e 15 de março, dois dias de atividades envolvendo todas as suas escolas do concelho de Alcobaça. O Agrup@2013 inclui visitas de estudo, colóquios, palestras, exposições, peddy papper, cinema, música, ações de sensibilização, desporto, entre outros. A programação tem início na quinta-feira às 9h30, com a formação de um logótipo humano, composto por alunos do Agrupamento de Escolas, em frente ao Mosteiro de Alcobaça.
De destacar também a palestra “ A Matemática anda por aí”, na sexta-feira, das 10 às 12h no auditório da ESDICA, que terá como público-alvo os alunos do Ensino Secundário da disciplina de Matemática A. Nelson Faustino, professor no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e ex-aluno da ESDICA irá debruçar-se, nomeadamente, sobre Darwin e a sustentabilidade do planeta.
Os principais objetivos da sessão, organizada pelo professor Carlos Carvalho, passam por promover o gosto pela Matemática; divulgar a importância da Matemática no dia-a-dia; mostrar como a Matemática é fundamental nas ciências e sensibilizar os alunos para a importância da Matemática na preservação do Planeta Terra.
Consulte aqui a programação completa do Agrup@2013.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Men in Bike na FIL

A notícia na edição escrita 1020 do Região de Cister de 7 de março de 2013

Burinhosa
Men in Bike expõe bicicletas antigas na FIL em abril


Com o objetivo de promover o Encontro Nacional de Bicicletas Antigas, que irá ter lugar no dia 28 de julho na Burinhosa, o grupo Men in Bike organiza uma exposição temática de bicicletas antigas, em parceria com o Museu do Caramulo, no decorrer do Motorclássico 2013. O salão irá estar patente na FIL, em Lisboa, entre os dias 5 e 7 de abril.

terça-feira, 12 de março de 2013

Reunião de Câmara – Assuntos relativos à Freguesia

Do blogue do vereador Rogério Raimundo, as informações relativas à freguesia de Pataias em reunião de Câmara de 11 de março de 2013.
Via: http://uniralcobaca.blogspot.pt/2013/03/63366mar2013192-r82013-reuniao-publica.html

Pedra do Ouro – Alteração do Perímetro Urbano

Alteração, por adaptação decorrente da entrada em vigor do POOC Alcobaça-Mafra, do perímetro urbano do lugar da Pedra do Ouro. Aprovada a abertura do período de discussão pública.

CCRD Burinhosa

Aprovada verba de 15 mil euros para restauro do telhado e outras reparações, devido ao vendaval de há umas semanas.

Lápide exposta no Centro Cultural

A notícia na edição 1020 do Região de Cister de 7 de março de 2013

Achado histórico no decorrer de obras de reconstrução de uma moradia
Lápide com 120 anos vai ser exposta no Espaço Cultural de Pataias


No decorrer da próxima semana, a lápide datada de 1893 descoberta durante as obras de reconstrução de uma moradia em Pataias, deverá ficar exposta no Espaço Cultural da Junta de Freguesia de Pataias.
O achado considerado “de extrema importância” para a história da freguesia já foi alvo de investigação por parte do jovem historiador burinhosense, Tiago Inácio, que concluiu que a lápide é alusiva à morte de Joaquim Bernardino Romão, pai de Abílio Coutinho Romão, um ilustre pataiense.
Segundo os registos consultados pelo historiador, Joaquim Bernardino Romão nasceu a 25 de agosto de 1828, foi batizado seis dias mais tarde e morreu no dia 30 de dezembro de 1893, aos 65 anos. Joaquim Bernardino Romão foi casado com uma mulher 22 anos mais nova, foi pai de Abílio Coutinho Romão aos 55 anos e de outro filho três anos mais tarde.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Ferraria goleia

A AD Ferraria foi até à Benedita golear a equipa local por 9-1.
Com este resultado, a equipa subiu ao 9º lugar, somando 20 pontos (16J;6V2E8D;55-57).
Mais informações em: http://www.infutsal.com/1o-divisao/1o-divisao-zona-sul/resultsranking/122.html?what_to_show_first=0

Pataiense vence fora

O CD Pataiense foi até às Meirinhas vencer por 3-2.
À 21ª jornada, a equipa subiu ao 8º lugar, somando agora 31 pontos (21J;8V7E6D;40-35).
O líder é o Portomosense com 45 pontos, mais um que o Marrazes.
Mais informações em: http://futeboldistritaldeleiria.blogspot.pt/2013/03/21jornada-divisao-de-honra-20122013.html

domingo, 10 de março de 2013

Burinhosa vence

O CCRD Burinhosa foi até Santo António dos Cavaleiros vencer por 3-1.
Depois de uma fase em que andou pelo fundo da tabela classificativa, com este resultado, a equipa subiu até ao 5º lugar somando 28 pontos (17J;9V1E7D;64-63), apenas a cinco pontos dos lugares de subida.
Mais informações em: http://www.infutsal.com/2o-divisao-serie-b/resultsranking/119-2o-divisao-serie-b/1701/0.html

sábado, 9 de março de 2013

(En)Cantar Pataias 2013

Na edição 1020 de 7 de Março de 2012 do Região de Cister

Junta de Freguesia lança mais uma edição subordinada essencialmente ao mar
Concurso “En”Cantar Pataias já tem regulamentos disponíveis


Os regulamentos para a terceira edição do concurso “En”Cantar Pataias, promovido pela Junta de Pataias” já se encontram disponíveis no site da autarquia em www.jfpataias.pt ou através do telefone 244 589 540.
À semelhança do ano anterior, a Junta promove o concurso “En”Cantar Pataias em sete modalidades. “Naquela casinha à beirinha do mar” é o mote dado para os autores que visem concorrer na categoria de conto. O tema proposto para os poetas é “o encanto do mar”, enquanto “os rios, riachos, lagoa e praias de Pataias” é a sugestão deixada aos concorrentes nas modalidades de fotografia, pintura e desenho. O concurso para os artesãos é de tema livre.
Como vem sendo habitual, a autarquia lança ainda o desafio às bandas e cantores da região. No segundo festival da canção, os promotores lançam dois concursos distintos: um para a interpretação e outro para as canções inéditas (não havendo tema obrigatório).
Todos os trabalhos a concurso serão espoxtos na tenda da Feira do Livro, integrada nas Festas da Vila, que irá decorrer em maio. Os resultados serão anunciados nessa data.

quinta-feira, 7 de março de 2013

A loja mais antiga de Pataias

A notícia na edição 1020 de 7 de março de 2013 do Região de Cister

Ilda Calaxa procura "alguém que possa gostar tanto da loja" quanto ela
A loja mais antiga de Pataias encontra-se para alugar

 



Tinha apenas 14 anos quando começou a trabalhar na loja de ferragens e artigos de drogaria fundada pelo pai. Aos 68 anos, Ilda Calaxa, uma das empresárias mais antigas e conhecidas de Pataias, encara a possibilidade de alugar a loja – hoje de sua propriedade, passando a gestão da mesma para “as mãos de alguém que possa gostar tanto desta loja quanto eu”. “Cansada e com falta de saúde”, a empresária acredita que possa aparecer alguém “com espírito inovador, pois neste ramo a inovação é fundamental”.
A prová-lo, Ilda Calaxa recorda que “foi daqui, desta loja, que saiu o primeiro embrulho de presente com um laço”. A fita era amarela e foi compra da a um “viajante” que trouxe a novidade lá da capital. Foi também naquela loja que foi lançada a moda dos sorteios semanais e mandadas fazer as primeiras etiquetas com as palavras “obrigado”, “parabéns” e “felicidades” que eram coladas nos embrulhos dos presentes. A diversidade dos artigos comercializados foi outro dos pontos a favor do seu sucesso. Vassouras, alguns trens de cozinha, cataplanas em inox, artigos em vidro e porcelana, jogos didáticos e patuscas, bonecas de porcelana, malas e carteiras, imagens de culto, mealheiros dos principais clubes de futebol, flores artificiais e muitos brinquedos perfilam pela loja.
Com horário de trabalho emitido em 1959, a loja mais antiga de Pataias foi fundada por Joaquim Sebastião Calaxa, pai de Ilda. Mais tarde, a loja – que era gerida pelos filhos mais velhos do fundador – expandiu a sua área aos artigos de barro. “Um primo do meu pai tinha uma loja de loiça que fechou e veio propor que a minha mãe f icasse com a venda das bilhas, púcaros e cântaros”, recorda a empresária. E assim nasceu a vont ade de diversificar os artigos vendidos. Em 1977, a loja passou “para as mãos” de Ilda Calaxa que, desde cedo, manifestou vontade em “inovar para atrair clientes”. Conhecedora do ramo, a empresária apressou-se a fazer obras. “Naquela época, a loja limitava-se a uma porta, uma janela e um balcão pequeno”, recorda, adiantando que decidiu de imediato “fazer uma montra e melhorar o espaço”.
Mais tarde vieram as grandes superfícies, as lojas dos 300 e dos chineses. As vendas decresceram. “Mas teimei sempre em ter diversidade de artigo de qualidade”, conclui a empresária, que diz guardar boas recordações dos anos que viveu atrás daquele balcão.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Site da Junta de Freguesia de Pataias

O site está assim já alguns dias.

Mau estado das estradas

A notícia no site da Rádio Cister
http://www.cister.fm/destaque/mau-estado-das-estradas-provoca-acidentes


Mau estado das estradas provoca acidentes


Há cada vez mais estradas com os pisos danificadas e buracos nas vias que apanham alguns automobilistas desprevenidos, obrigando a reparações caras nas viaturas.
As queixas estão a crescer. Mas o desconhecimento sobre as deliberações camarárias leva a que muitos dos prejudicados tenham de assumir, por inteiro, os encargos causados por acidentes em vias em mau estado.
Uma deliberação de Câmara, datada de 1998, sobre acidentes em buracos em estradas municipais, obriga a que a pessoa acidentada tenha como testemunha as forças policiais, mantenha o carro do sítio (buraco) do acidente e chame de imediato a PSP ou GNR para elaborar o auto.
Por cada folha preenchida do auto de registo do acidente por parte das forças de segurança, o munícipe tem de pagar 11 euros. Mas só seguindo este preceito é que poderá reivindicar da Câmara o pagamento do prejuízo causado pelos buracos da via pública na sua viatura.

terça-feira, 5 de março de 2013

Ferraria - Passeio de motas antigas

A notícia na edição 1019 do Região de Cister de 28 de fevereiro de 2013

Pataias
Passeio de motas antigas já tem data marcada


A segunda edição do Passeio de Motas Antigas organizado pela Associação Desportiva da Ferraria fica agendada para o dia 7 julho. Depois do sucesso alcançado na edição do ano anterior, a organização começa já a definir o trajeto e o programa para o evento de 2013. Recorde-se que em 2012, a associação reuniu 200 participantes no I Encontro de Motas Antigas, que se saldou num êxito.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Burinhosa vence líder

O CCRD Burinhosa venceu o líder Belenenses por 4-3.
Com este resultado a equipa subiu ao 6º lugar com 25 pontos (16J;8V1E7D;61-62).
Mais informações em: http://www.infutsal.com/2o-divisao-serie-b/resultsranking/119.html

domingo, 3 de março de 2013

Pataiense empata

O CD Pataiense empatou a 2-2 com o GD Pelariga.
Com este resultado a equipa mantem o 9º lugar com 28 pontos (20J;7V7E6D;37-33).
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=49182

sábado, 2 de março de 2013

Ferraria perde

A AD Ferraria perdeu por 2-4 na receção ao AR Planalto.
Com este resultado a equipa mantém o 9º lugar com 17 pontos (15J;5V2E8D;46-56).
Mais informações em: http://www.infutsal.com/1o-divisao/1o-divisao-zona-sul/resultsranking/122.html?what_to_show_first=0

sexta-feira, 1 de março de 2013

Quinta da Boubã na RTP1

A notícia na edição 1019 do Região de Cister de 28 de fevereiro

“Mi casa és tu casa” dedicado ao artista nuno barroso
Programa da RTP1 com diretos a partir da Quinta da Boubã


A Quinta da Boubã, em Pataias-Gare, recebeu a equipa do “Mi casa és tu casa”, uma rúbrica do programa da RTP1 “Portugal no coração”, no passado dia 23. O local foi sugerido pelo cantor, músico, autor e compositor Nuno Barroso (ex-Além Mar). Os diretos foram conduzidos pela apresentadora Serenella Andrade que faz os exteriores do programa conduzido por José Carlos Malato e Marta Leite Castro.
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, Nuno Barroso explicou os motivos que o levaram a escolher Pataias para gravar “Mi casa és tu casa”. “Tenho aqui muitos amigos e gosto bastante desta zona”, disse o cantor, que brindou os convidados com a interpretação de alguns dos seus êxitos, nomeadamente “Deixa-me olhar” e “Poeta solitário”.
Serenella Andrade, no final do programa, afirmou “ter sido uma honra e um privilégio ser recebida na Quinta da Boubã, empreendimento do qual apenas conhecia o exterior”. A apresentadora, que já “esteve várias vezes em Pataias em trabalho”, garantiu ainda que “fomos muito bem recebidos pela Susana Felicidade e Júlio Felicidade, motivo pelo qual não hesitaremos em voltar, oportunamente”.