Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 18 de maio de 2013

50 anos de ocupação do Litoral Oeste

O destaque no site da Rádio Cister
http://www.cister.fm/informacao/cultura/apresentacao-livro-50-anos-de-ocupacao-litoral-oeste-caso-da-freguesia-de-pataias-alcobaca


Apresentação do livro “50 anos de ocupação do Litoral Oeste. O caso da freguesia de Pataias, Alcobaça”
Apresentação do livro “50 anos de ocupação do Litoral Oeste. O caso da freguesia de Pataias, Alcobaça”, da autoria de Paulo Grilo Santos, no dia 18 de maio pelas 21h na Feira do Livro de Pataias.

Sinopse do livro

A ocupação urbana do litoral é um fenómeno com especial expressão na segunda metade do século XX. No caso português foi feita quase sempre através da transformação e densificação de núcleos piscatórios em comunidades essencialmente turísticas, associadas a uma descaraterização urbanística dos lugares e à ocupação da orla costeira de forma desordenada.
Apesar dos inúmeros documentos legislativos produzidos nas últimas décadas, a rápida ocupação da orla costeira acabou por levar a uma gestão mais reativa que pró-ativa, evidenciando-se ainda a falta de articulação entre os planos e a consequente ausência de estratégia para uma gestão integrada das zonas costeiras.
O presente trabalho pretende fazer a análise desta ocupação da orla costeira, utilizando o litoral da freguesia de Pataias no concelho de Alcobaça como exemplo, tentando entender como se processou a sua ocupação e a aplicação dos instrumentos de gestão do território existentes.
Através da confrontação das várias propostas, planos e várias fontes de informação, foi possível perceber que muitas das vezes as dificuldades de aplicação dos referidos instrumentos resultam de realidades locais, complexas, ou ainda a falta de capacidade técnica e política dos responsáveis locais, resultando em ocupações desordenadas com impactos bastante negativos no ordenamento e gestão deste território, comprometendo, muitas vezes de forma quase irreversível, o seu futuro.

Sobre o autor

Paulo Grilo Santos (Pataias, 1971). Licenciado em Geografia e Planeamento Regional e mestre em Gestão do Território, com especialização em Planeamento e Ordenamento do Território, ambos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estudou Geografia na University of Aberdeen na Escócia e fez a Profissionalização em Serviço no ensino em Geografia na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria.
Foi colaborador (1987-2004) e diretor do Jornal de Pataias (1994-2004).
Escreve com regularidade artigos relativos ao ordenamento e gestão do território, com especial enfoque nas questões do litoral e no concelho de Alcobaça.
Desenvolve a sua atividade profissional como professor de Geografia no Ensino Básico e Secundário.
É autor do blogue “Sapinho Gelásio” que desde 2009 regista de forma diária os eventos ocorridos no norte do concelho de Alcobaça, apresentando ainda trabalhos de investigação e de reflexão sobre as realidades dessa área geográfica

Sem comentários:

Enviar um comentário