Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Burinhosa - Homenagem aos resineiros

A notícia na edição 1031 do Região de Cister de 23 de maio de 2013

Burinhosa - Mais de 700 pessoas na Quinta da Valinha
Resineiros alvo de homenagem


Mais de 700 pessoas participaram na homenagem aos resineiros portugueses, que decorreu no passado domingo, na Quinta da Valinha, na Burinhosa, freguesia de Pataias. O monumento ao Resineiro tem assinatura do escultor Carlos Oliveira, que partiu de uma base de 100 metros quadrados, de onde saem duas figuras humanas com cerca de três metros e vários troncos de pinheiro. A homenagem acontece “pelo carinho que o promotor - o empresário burinhosense Joaquim Coutinho Duarte - tem pela profissão que durante décadas ocupou as gentes da localidade da Burinhosa, mas também de muitas outras proveniências em Portugal”, incluindo os seus pais. São, aliás, as figuras paternas de Coutinho Duarte que se encontram retratadas no casal de resineiros, a quem, carinhosamente, atribuíu os nomes de António André e Maria Teresa, em homenagem aos seus pais.
Na mesma ocasião, foi ainda apresentada uma cruz - com cerca de três metros - onde Jesus, crucificado se encontra junto de Maria, sua mãe. “A cruz visa proclamar o dom de dar aos outros”, explicou Carlos Oliveira, que assinou igualmente este último trabalho de escultura. E esta foi a forma encontrada pelo escultor para estabelecer a ligação entre o significado da cruz e o empresário Coutinho Duarte, “um homem de generosidade imensa e um carinho pelas suas raízes fora de comum”.
A cerimónia deu provas da ligação do empresário burinhosense à aldeia onde nasceu. “Comovido e de voz embargada”, Coutinho Duarte recordou “a forma difícil, mas honesta, como os resineiros desempenhavam as suas tarefas e levavam as suas vidas”, uma realidade que acompanhou de perto, tendo em conta que essa profissão trouxe sustento à casa dos seus pais durante alguns anos. “Apesar da pouca instrução, os resineiros contribuiram seriamente para a economia nacional”, resumiu o empresário, que já havia homenageado os vidreiros há alguns anos.
Antes da interpretação da canção dos resineiros, o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, e o presidente da Junta de Pataias, Valter Ribeiro, elogiaram a dedicação de Coutinho Duarte à Burinhosa e a “atenção que este homem tem ao que aqui se passa, mesmo estando grande parte do tempo em Angola”, onde mantém negócios.

Sem comentários:

Enviar um comentário