Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 4 de maio de 2013

Burinhosa - Monumento ao resineiro

A notícia em: http://www.mundoportugues.org/content/1/11302/alcobacaempresario-homenageia-resineiros-com-escultura-praca/

Alcobaça

Empresário homenageia resineiros com escultura em praça

Sete pinheiros com cinco metros e um casal esculpidos em pedra estão a ser instalados numa quinta na Burinhosa, na freguesia de Pataias (Alcobaça), onde um empresário português promove, a 19 de maio, uma homenagem aos resineiros de Portugal. A ideia partiu de Joaquim Coutinho Duarte, um empresário radicado em Angola há vários anos e disposto a não deixar que a história dos seus antepassados “se perca no tempo”. Filho de resineiros, Joaquim Coutinho Duarte decidiu homenagear os pais com uma estátua alusiva à profissão, mas rapidamente partiu “para um projeto de homenagem a nível nacional a estes homens, que são um exemplo de humildade, dedicação e sacrifício”, afirmou à Lusa.
A obra foi há cerca de seis meses encomendada ao escultor Carlos Oliveira e desenvolvida no ateliê do artista, nas Caldas da Rainha, onde a mãe e outros familiares do empresário foram “testemunhas vivas da vivência dos profissionais que se pretendia homenagear”, recordou Carlos Oliveira.
O resultado é uma escultura formada por sete pinheiros com cinco metros de altura e duas figuras de 2,40 metros que retrarão António e Maria, os pais de Coutinho Duarte, todos esculpidos em pedra. Os próprios pinheiros, explicou o artista, foram criados “com base num molde feito a partir de um pinheiro que foi ainda plantado pelo senhor António (já falecido)”, sendo uma “verdadeira réplica de um pinheiro que era sua propriedade”.
A escultura será instalada numa praça de 100 metros quadrados, revestida a calçada portuguesa, sendo inaugurada a 19 de maio, na Quinta da Valinha. Na quinta, onde são promovidos eventos, são esperadas para a homenagem ao resineiro cerca de mil pessoas. Coutinho Duarte faz questão de que na inauguração estejam “todas as pessoas mais desfavorecidas, sejam da Burinhosa, sejam de outro lado qualquer”.

Sem comentários:

Enviar um comentário