Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Câmara de Alcobaça deixa cair novo Centro Escolar de Pataias

A notícia na edição on-line do Tinta Fresca
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=be18318c-bece-494c-8a98-04fed917da28&edition=169

Futuro do ensino em Pataias deve passar pela ampliação da EB2/3
Câmara Municipal de Alcobaça deixa cair projeto do centro escolar de Pataias

O Município de Alcobaça pode deixar cair o projeto de construção do Centro Escolar de Pataias. A informação foi avançada por Paulo Inácio na reunião de Câmara, depois do vereador Rogério Raimundo (CDU) ter questionado o Executivo sobre o processo. O autarca assumiu pela primeira vez que a solução, em concordância com a junta de freguesia, e após conhecidas as restrições aos fundos comunitários, pode passar pela ampliação da atual EB2/3, permitindo que ali se estabeleça também o ensino do 1º Ciclo. A CDU, que sempre contestou a localização do Centro Escolar junto às piscinas municipais de Pataias, questionou o executivo sobre o processo, por considerar que de uma vez por todas deve decidir-se qual o futuro dos alunos daquela parte do concelho. 
Paulo Inácio explicou aos presentes que “as restrições impostas pelo futuro quadro comunitário” levam a que seja difícil implementar um projeto de construção de um Centro Escolar de raiz, pelo que a situação já foi discutida com a Junta de Freguesia local, que se mostrou aberta a esta alternativa. Desta forma, a Escola Básica de Pataias passaria a receber alunos desde o primeiro até ao nono ano de escolaridade. 
Paulo Inácio que espera garantir desta forma o apoio do Governo, garantiu ainda que esta será uma forma de manter os jovens da freguesia a frequentar a escola em Pataias, em detrimento de concelhos vizinhos.

Comentário

Há promessas de 6 (seis) milhões de euros de investimento para Pataias, feitas por Paulo Inácio.
Com este abandono da construção do novo centro escolar (uma boa decisão, ideia racional e lógica na perspetiva de uma boa gestão de recursos), seguem-se algumas dúvidas:
Pataias não pode continuar à espera (mais não sei quantos anos) de saber se vai ou não ser construído/ampliado, e em que condições, o novo centro escolar. A Câmara Municipal TEM de assumir o compromisso, preto no branco, de dizer o que vai fazer, e quando, de uma vez por todas, em vez de andar a empurrar o assunto com a barriga e a adiar sine dia qualquer e todo o investimento que se refira ao norte do concelho.
Paralelamente, há outras questões associadas ao novo Centro Escolar, como o novo mercado e a "cidade desportiva", incluindo a desafetação para esses efeitos de parte da Alva de Pataias. Qual será o futuro desses projetos?
E já agora, mas não com menos importância, por serem também promessas de Paulo Inácio, como está o processo da Zona Industrial de Pataias e a requalificação da Avenida Rainha Santa Isabel?
Quanto à frequência das escolas do concelho por parte dos alunos de Pataias, talvez a mesma fosse maior se os pataienses se sentissem acarinhados por uma Câmara que constantemente os relega para segundo plano e passa mandatos consecutivos a prometer sem cumprir.

Sem comentários:

Enviar um comentário