Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 25 de novembro de 2014

CDS comemora 40 anos em Pataias

A notícia na edição do jornal on-line Tinta Fresca
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=e67fdec9-65e7-49f4-9a86-67a0eac9d7bd&edition=169

Jantar em Pataias juntou cerca de 200 pessoas
Paulo Portas leva boas notícias às famílias em jantar comemorativo dos 40 anos do CDS

Cerca de 200 pessoas marcaram presença no jantar comemorativo dos 40 anos da Distrital de Leiria do CDS-PP, que se realizou no dia 21 de novembro, na Quinta da Boubã, em Pataias, no concelho de Alcobaça, com a presença do líder do partido Paulo Portas. Na ocasião, o presidente da concelhia de Alcobaça, Luís Querido anunciou a criação do Conselho de Opinião do CDS de Alcobaça, “composto exclusivamente por cidadãos não militantes do partido”. Por sua vez, Paulo Portas encerrou a sessão, distribuindo boas notícias sobre o aumento do salário mínimo nacional, o desemprego, o IMI, o turismo e a economia.
A noite começou com Luís Querido a agradecer a Paulo Portas “o total apoio que tem manifestado a esta Concelhia de Alcobaça, e à Distrital de Leiria do CDS”. O líder da concelhia de Alcobaça anunciou que “a concelhia de Alcobaça recebeu novos militantes e com a sua diversidade temos sabido mostrar que ouvir, partilhar e discutir ideias são uma condição essencial para se fazer bem”, adiantando que “precisamos de todos os que queiram ajudar porque não há tempo para ficar à espera”, “para construir uma alternativa governativa que seja reconhecida, junto dos portugueses, pela sua diferença e singularidade”.
Desta forma, Luís Querido anunciou que “o CDS/PP abrirá as suas portas a todos os que queiram contribuir desinteressadamente e manterá o seu projeto suprapartidário para o concelho”, daí que o partido tenha decidido criar o “conselho de opinião do CDS de Alcobaça, composto exclusivamente por cidadãos não militantes do partido, com destaque no nosso concelho. Este é um sinal claro que, nesta casa, temos a humildade de reconhecer que não sabemos tudo e que levamos a sério a premissa da abertura ao debate político”, afirmou.
O líder da concelhia de Alcobaça agradeceu ainda a “a todos aqueles que durante os 40 anos de vida do CDS/PP tiveram ou estão em cargos do partido e cargos políticos” e, a este propósito, a Concelhia de Alcobaça homenageou Luís d’Avó Ribeiro, “cuja entrega e disponibilidade para este partido foram contagiantes.”
A homenagem ao empresário de Turquel contou com a passagem de um vídeo com fotografias do homenageado, que recebeu ainda uma pintura com o seu retrato. Após o jantar, o histórico militante do CDS mostrou-se muito surpreso com a homenagem, agradecendo e lembrando que todo “o trabalho e dedicação” que teve “foi sempre em prol das pessoas e do concelho de Alcobaça”. Após esta homenagem, também o líder da distrital de Leiria do CDS/PP, Manuel Isaac aproveitou a ocasião para homenagear todos os eleitos no distrito nas listas do partido.
Paulo Portas salientou as homenagens feitas aos históricos do partido e até brincou afirmando que nesse dia tinha proposto mais dois militantes para o partido.. O líder dos democratas-cristãos reconheceu que “no distrito de Leiria sinto-me sempre em casa. É um dos distritos mais competitivos, modernos e empreendedores e com sentido de futuro que Portugal tem”.
O vice-primeiro-ministro iniciou o seu discurso abordando os números do desemprego em Portugal. Segundo o ministro, “os números de outubro do desemprego são alentadores. O desemprego desceu, há menos 90 mil pessoas inscritas no desemprego que no mês passado e menos mil casais em que ambos os elementos estão no desemprego no último mês”. Segundo o ministro, “Portugal reduziu, em menos de dois anos, quatro pontos percentuais em termos de desemprego”, tendo passado de 17%, em 2012 para os atuais 13,1%.
Outro dos assuntos abordados por Paulo Portas foi o IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis. Segundo o líder centralista, “todos os municípios sob o governo do CDS/PP terão que ter o IMI no mínimo ou em valores muitos reduzidos”. Além disso, “as autarquias onde o CDS é oposição, este deverá fazer propostas para procurar descer o IMI”, ou seja “onde governamos sozinhos é IMI no mínimo, onde CDS governa em coligação procurar fazer reduções ou manter em valores mínimos e onde o CDS é oposição e quiserem aumentar, é voto contra”, afirmou.
Paulo Portas referiu ainda que pela primeira vez em 2015, “iremos diferenciar o IMI nas famílias com mais descendentes a cargo e que obviamente têm mais despesas”, mas “sem prejudicar as restantes famílias”. Para o vice-primeiro-ministro “há sempre um esforço possível a fazer na despesa para manter os valores mais baixos”.
No tema exportações, Paulo Portas recordou que a região de Leiria é uma das “mais exportadoras do país”, acrescentando que “a economia deve estar adaptada ao mundo como ele é” tendo em conta que “as empresas são o motor de crescimento e geradoras de emprego”.
Outro assunto que Paulo Portas abordou foi o turismo, lembrando que “2013 foi o melhor ano turístico de sempre em Portugal” e segundo dados já obtidos “em 2014 Portugal está acima desses valores”. O vice-primeiro-ministro considera, por isso, “o turismo como uma alavanca do crescimento económico do país”, acrescentando que a “economia portuguesa está a crescer” e que “se Portugal fizer as opções certas hoje estaremos melhor hoje e daqui a um ano”.
A terminar, Paulo Portas deixou duas boas notícias para as famílias: o “primeiro aumento do salário mínimo nacional” e “em 2015 teremos pela primeira vez um IRS que leva verdadeiramente em conta os descendentes que as famílias têm”, ou seja “um IRS mais amigo das famílias”. Além disso, anunciou ainda “o reembolso do IVA para os pequenos agricultores”.

Sem comentários:

Enviar um comentário