Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Pataiense vence Pilado

O CD Pataiense recebeu e venceu o SDR Pilado por 2-1.
Com este resultado, alcançou a 5ª posição, a par do Alqueidão da Serra, com 30 pontos (18J; 10V8D; 29-27 em golos e menos 1 jogo).
O líder continua o Bombarralense com 51 pontos, mais 11 que o Guiense.
Mais informações em http://futeboldistritaldeleiria.blogspot.com.

Burinhosa regressa às vitórias

Depois da inesperada derrota caseira no último fim-de-semana, a equipa do CCRD Burinhosa regressou à normalidade, visitando e goleando o NS Pombal por 5-1.
Com este resultado, mantém-se na primeira posição do campeonato com 35 pontos (15J; 11V2E2D; 55-29 em golos).
Mais informações em http://burinhosafutsal.blogspot.com.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Mau tempo: pinheiros caiem sobre casa

Os efeitos do mau tempo também se fizeram sentir em Pataias.
Por volta das 14h30 dois pinheiros cairam sobre uma moradia na Rua do Pinhal do Rei.
Houve apenas alguns danos materiais a registar. Os danos (um muro e vedação e algumas telhas partidas), poderiam ter sido muito maiores não fossem os fios eléctricos a segurar alguns dos pinheiros.
Por volta das 18 horas ainda se aguardava a chegada da EDP para que fosse cortada a electricidade de forma a que os bombeiros conseguissem cortar as árvores e abater outras que ainda ameaçam cair.



À espera do acidente

Rua de Nossa Senhora da Vitória (rua do mercado e das piscinas e de ligação às praias).
É fim-de-semana, a obra está parada.
A vários metros de altura, suspenso na grua está um balde para betão.
Não sendo visível na fotografia, o vento intenso fazia-o parecer um frágil saco de plástico, agitado violentamente, pendurado do alto da grua.
Poderia estar numa das extremidades da grua, no chão ou até na placa do edifício.
Mas não, ficou pendurado precisamente sobre a estrada.
Com os ventos fortes que se fizeram sentir e que ainda se aguardam, este parece um acidente à espera de acontecer.

Audição da Escola de Música da Filarmónica de Pataias

Vai decorrer no próximo sábado, 6 de Março, pelas 21h, a 1ª audição (2009/2010) da Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Pataias.

Doentes de Pataias reencaminhados para Lisboa

Internamento de novos doentes deixará de ocorrer em Leiria e Coimbra e passará a ser feito nos hospitais de Caldas da Rainha e Lisboa.
Utentes com processo aberto no Hospital de Sto. André deverão a ser reencaminhados para Leiria.

A notícia é da Rádio Cister.

Doentes de Alcobaça tratados por Hospital de Caldas da Rainha


As Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), que abrangem as extensões de saúde não incluídas nas Unidades de Saúde Familiar (USF) de Alcobaça e Pataias, poderão dar origem a duas novas USF.

Para já, e depois de terem sido transformados em Unidades de Saúde Familiar, os Centros de Saúde de Alcobaça, Pataias e Benedita vão ser alvo de obras.

A responsável pelo ACES Oeste Norte, que avançou com a notícia, acrescentou que «o objectivo é tornar cada vez melhor o serviço prestado pelas USF» em causa.

Ainda segundo Teresa Luciano, directora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, a futura «organização ( das USF, em plano) permitirá uma melhor gestão das extensões de saúde, uma vez que a sua coordenação passa a estar dividida por cada UCSP, em vez da centralização em Alcobaça como antes acontecia».

Uma das alterações futuras, introduzidas por essa reorganização do sistema de prestação de cuidados de saúde, prende-se com o facto dos novos processos passarem a ser enviados para o Centro Hospitalar Oeste Norte (CHON), dividido pelos hospitais de Alcobaça, Caldas da Rainha e Peniche, pelo que se deixará de recorrer a Leiria, a não ser que a especialidade o exija.

Em caso de necessidade, o CHON enviará os utentes para a capital, uma vez que está integrado na Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.«Só em casos extremos é que os doentes serão reencaminhados para Leiria ou até mesmo Coimbra», adiantou Teresa Luciano, presidente do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACES).

Estes procedimentos só são válidos para os novos processos, pelo que «se um utente de Alcobaça já tiver ficha, por exemplo no Santo André, em Leiria, é para lá que deve continuar a ir até concluir o tratamento», concluiu.

Actualmente, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados "D. Nuno" abrange as extensões de saúde de Aljubarrota, Cós, Évora de Alcobaça, Turquel e Vimeiro, ao passo que a UCSP "Alcobaça Litoral" tem sob sua tutela Alfeizerão, Casal Pardo, Cela, Pinhal Fanheiro e São Martinho do Porto. As restantes extensões de saúde estão a cargo das USF de Alcobaça, Benedita e Pataias.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Burinhosa - Encontro Nacional de Bicletas Antigas

Do Região De Cister, edição nº862, de 25 de Fevereiro de 2010

Burinhosa
Encontro Nacional de Bicicletas Antigas regressa em Julho

A Burinhosa volta a receber, a 25 de Julho, o Encontro Nacional de Bicicletas Antigas, uma organização do grupo ‘Men in Bike’.
O estatuto de ‘Encontro Nacional de Bicicletas Antigas’ foi implementado por ter sido o pioneiro no ramo em Portugal e devido ainda ao grande impacto que tem tido por todo o País. “A comunicação social (televisão e imprensa) tem feito um trabalho notório o que tem ajudado em muito todo o impacto do encontro. Hoje em dia, nas mais variadas feiras, este encontro é reconhecido no ramo e apontado como um dos principais factores de valorização da bicicleta antiga em Portugal”, refere a organização.
O grupo “Men in Bike” surgiu no ano 2000. Um grupo de amigos juntou-se e só mais tarde começou a organizar eventos ligados às duas rodas (BTT).
Depois de um estudo, o grupo apercebeu-se que um dos primeiros e mais importantes meios de transporte do ser humano estava a entrar em esquecimento, sobretudo em Portugal. Devido a esta falta de valorização, o grupo decidiu organizar um encontro de Bicicletas Antigas, sendo pioneiro neste ramo em Portugal.
O primeiro encontro surgiu em 2004, onde se apostou na publicidade exclusivamente local e onde se conseguiu contar com um desfile de 27 bicicletas e outros tantos participantes, pelas ruas da aldeia da Burinhosa.
Desde então, a aposta na publicidade aumentou e com ela o número de participantes, até que o ano passado, estiveram no encontro 299 exemplares de duas rodas, algumas das quais oriundas de Espanha. Foi ainda introduzido
um novo espaço no encontro, denominado de bicimobilia (exposição e venda de bicicletas antigas e respectivo material).
Ao longo destas seis edições, os participantes tiveram a oportunidade de “desfrutar da magnífica paisagem das estradas do Pinhal de Leiria, assim como da excelente vista que a ciclovia marítima proporciona na passagem das praias de Paredes de Vitória e Água de Madeiros”, refere ainda a organização do evento.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Oferta de emprego

Precisa-se cozinheiro para refeitório para Pataias, zona de Alcobaça – entrada imediata

Anúncio:
Procuramos Cozinheiros de 1ª, 2ª ou 3ª (M/F) para Empresa cliente para desempenho de funções a nível de Restauração Colectiva.

http://emprego.notiloo.com/emprego/precisa-se-cozinheiro-para-refeitorio-para-pataias-zona-de-alcobaca-entrada-imediata/

Centro Escolar de Pataias aprovado pelo QREN

A notícia é do Jornal de Leiria, edição 1337 de 25/02/2010.

O Centro Escolar de Pataias irá receber uma comparticipação do QREN de 2,1 milhões de euros, num investimento total que deverá rondar os 4,93 milhões de euros.

Distrito recebe apoios de 6.4 milhões


O distrito viu recentemente aprovadas, pelo Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro, sete candidaturas para obras em escolas, que totalizam 14.6 milhões de euros, dos quais 6.4 milhões serão financiados por fundos comunitários. Ao todo, o Mais Centro aprovou agora 50 projectos para a requalificação da rede escolar do 1º ciclo do ensino básico e do pré-escolar nos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu. Com esta aprovação, o Mais Centro totaliza já apoios a 167 centros escolares, com uma comparticipação na ordem dos 150 milhões de euros.

Candidaturas
Concelho.................Obra................................................Invest. Tot.....Comparticipação
Alcobaça.................Centro escolar de Pataias - construção.........4932341.......2103276
Bombarral...............Centro educativo do Coimbrão - construção.5878107.......2525720
Castanheira de Pera.Jardim de infância - construção.....................666466.........378791
Leiria......................EB1 de Gândara dos Olivais - ampliação.......502335.........338232
Leiria......................Centro educativo do Coimbrão - construção..1589674.......815662
Porto de Mós.........EB1 de S. Jorge - ampliação..........................217213.........118523
Porto de Mós.........Pólo escolar S. Bento - construção.................232997.........159558

Reunião de Câmara – decisões sobre a freguesia

O Rogério Raimundo informa regularmente no seu blogue sobre as decisões tomadas em reuniões da Câmara.
No passado dia 22, relativamente à freguesia de Pataias, foram abordados os seguintes assuntos:

Espaços verdes das Paredes da Vitória e Pedra do Ouro foram adjudicados à “Jardins de Cister” pelo período de dois anos.
http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/02/2149-perguntei.html
http://sapinhogelasio.blogspot.com/2010/02/jardins-do-litoral-da-freguesia.html

Junta de Freguesia de Pataias recebe 100 mil euros de apoio, para pagamento de diversas obras
http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/02/3140-cem-mil-euros-para.html

Câmara Municipal atribui verba de 7640 euros ao Agrupamento de Escolas de Pataias, relativo a “Expediente e Limpeza” e “Tinteiros”.
http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/02/2136-agrupamento-recebe-apoios-que-tem.html

Grupo Desportivo Pisoense recebe 2000 euros/ano, por encargos com instalações referentes a Actividades Extra-Curriculares
http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/02/2133-agrupamento-de-pataias-recebe.html

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pataias recebe nova etapa de Pentatlo Moderno

A informação está no site da Junta de Freguesia de Pataias:

2ª Etapa do Circuito Nacional SuperJovem
A Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno e a Junta de Freguesia de Pataias têm o prazer de endereçar o presente convite à participação na 2ª Etapa do Circuito Nacional SuperJovem, que terá lugar no próximo dia 20 de Março de 2010, em Pataias.

ADEPA - equiparada a ONGA

A ADEPA - Associação para a Defesa e Valorização do Património
Cultural da Região de Alcobaça, foi equiparada a ONGA - Organização Não-Governamental de Ambiente.
A informação está no Aviso nº3941/2010 de 24 de Fevereiro, II série do Diário da República.

Pataias: Mulher morta em poço

A notícia é do Correio da Manhã

Pataias: Mulher morta em poço

Uma mulher de 45 anos, que sofria de epilepsia e estava desaparecida desde a manhã de segunda-feira, foi ontem à tarde encontrada morta no fundo de um poço, em Pataias, Alcobaça. O marido estranhou a ausência da mulher e alertou a GNR que, com os bombeiros, procedeu às buscas. Não há suspeita de crime.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O rio da lagoa de Pataias

É só uma curiosidade.
Que eu me lembre, da última vez que o rio da lagoa formou a lagoa dos outeirões, já lá vão 20 anos (terá sido em 1990/1991).
Lembro-me (quem não se lembrará?), de ir às enguias rio abaixo ou de no fim do Inverno apanhar peixes (que haviam seguido com a corrente) à mão, nos outeirões.
Depois deste Inverno chuvoso, o rio da lagoa passou finalmente a estrada das Paredes. Poderia tê-lo feito antes, não fosse a vala, a jusante da lagoa – entre esta e a estrada das Paredes – estar semi-destruída pela passagem de veículos todo-o-terreno, espraiando a água. Mas só passou a estrada e ainda faltam umas boas centenas de metros até ao seu destino final.
A montante, entre a lagoa e Pataias, são as valas de escoamento que estão tapadas, inundando os terrenos e impedindo que a lagoa receba ainda mais água.
Mas a verdade é que a lagoa está na sua cota máxima, o rio passou a estrada e os outeirões estão logo ali. Será este ano que a lagoa lá regressa?

CD Pataiense foi vencer a Pedrogão

O CD Pataiense venceu fora o Pedroguense por 1-0.
Com este resultado alcançou os 27 pontos (17J; 9V8D; 27-26 em golos e menos 1 jogo) , 6º lugar, a 23 do guia Bombarralense.
Mais informações em http://futeboldistritaldeleiria.blogspot.com.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Câmara quer melhorar ligações rodoviárias

Da Rádio Cister, a seguinte notícia:

Câmara quer melhorar ligação entre Alcobaça e Benedita


A Ligação de Alcobaça à Benedita volta a estar no centro das atenções da Câmara Municipal.

O presidente da autarquia, Paulo Inácio, esteve recentemente reunido com a Comissão de Acompanhamento das compensações pela não construção do aeroporto na Ota e aproveitou para falar da necessidade de se melhorar, entretanto, a ligação entre Alcobaça e Benedita, que se faz pela Estrada Nacional 8-6, e entre esta e a A8, junto ao nó de Alfeizerão.

Nesse âmbito, o autarca pediu à Estradas de Portugal que se deslocasse a Alcobaça para discutir esses assuntos, reunião que acontecerá durante este mês de Fevereiro.

Comentário

Ora aqui está uma bela oportunidade de arranjar o caminho de cabras que faz a ligação entre Pataias-Gare e o Casal d'Areia, e consequentemente, de Pataias a Alcobaça.

CCRD Burinhosa perde em casa

A equipa de futsal da Burinhosa viu terminada a sua invencibilidade caseira de quase 3 anos (34 meses), ao perder frente ao Anços por 1-3.
Apesar deste resultado, mantém-se na frente do campeonato, mantendo os 32 pontos (14J; 10V2E2D; 50-28 em golos).
Mais informações em http://burinhosafutsal.blogspot.com

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Arrebato de Pechisbeque






É a estrada do Caminho da Cruz e já tem alguns anos. Faz a ligação entre a Martingança (Campo de Futebol) e Pataias (EB 2,3 de Pataias), cruzando pela estrada da Burinhosa.
Obra necessária, criou novas acessibilidades, tentando desviar algum do trânsito do centro de Pataias. A sua continuidade até à R. de Nsa. Sra. da Vitória (mercado, piscinas, futuro dentro escolar) é um imperativo.
Mas a sua nomeação para "arrebato" prende-se com outros motivos.
Numa recta de 300 ou 400 metros, conseguiram criar 6 ou 7 curvas, contornando pinheiros e eucaliptos (depois da estrada ter sido marcada "a direito").
Certamente foi feita após almoço ou haverá outra explicação?
É um exemplo de, uma vez mais, de como boas ideias, bons projectos e bons investimentos acabam assassinados pela incúria de alguém.

Centro de Emprego de Alcobaça

Paula Cristina Vaz foi reconduzida no cargo de Directora do Centro de Emprego de Alcobaça.
Paula Vaz, natural de Pataias, foi candidata à Assembleia de Freguesia de Pataias nas últimas eleições autárquicas, nas listas do Partido Socialista, não tendo conseguido ser eleita.

http://pt.legislacao.org/segunda-serie/de-diario-da-republica-35-serie-ii-de-sexta-feira-19-de-fevereiro-de-2010-centro-emprego-formacao-periodo-965231

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Elementos justificativos da venda da Alva de Pataias (11)

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA
Arq. nº 81 – Ofício nº 0989, de 29/8/953

Ex.mo Senhor
Administrador-Delegado
Da Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos
Rua do Instituto Industrial, 18, 2º
LISBOA

Ref. V/Carta nº 2122, de 13/8/953

Respondendo à carta de V. Ex.a, em referência, tenho a informar que esta Câmara Municipal, em reunião de 25 do corrente, tomou conhecimento do conteúdo da mesma e deliberou manter a resolução tomada na reunião de 4 deste mês, visto o assunto da venda da Alva de Pataias ter sido devidamente ponderado nessa reunião e que V. Ex.a informasse, numèricamente, o que a Cibra pretende oferecer pelo citado terreno.

A BEM DA NAÇÃO
O PRESIDENTE DA CÂMARA, SUBSTITUTO,
a) Luís Francisco Cavaleiro

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Praia da Légua

Uma fotografia do Hugo Borges.

CD Pataiense recebe mensalmente da CMA 1400 euros/mês

A Câmara Municipal aprovou na última reunião o estabelecimento de um protocolo entre a autarquia e o Clube Desportivo Pataiense no sentido de este receber uma verba mensal de 1400 euros.

Do blogue do Rogério Raimundo:

2.104. Na reunião d'hoje aprovou-se que o CDPataiense passasse a receber mensalmente 1.400€
(DESPORTO) 5.------ CLUBE DESPORTIVO PATAIENSE – MINUTA DE PROTOCOLO –PROPOSTA-
Assim passa a ser o 4º clube a receber o incentivo em 12 prestações mensais...
Os outros 3: Ginásio, HCTurquel, ABCD

Comentário

Ginásio, HC Turquel, ABCD, Clube Desportivo Pataiense.
Entretanto, as outras colectividades não "futeboleiras" continuam, há mais de 2 anos, à espera dos seus subsídios.
Já agora, sabemos do compromisso e do valor da verba. Mas a mesma destina-se a quê?
A subsidiar o futebol sénior? Ou a apoiar os jovens na prática desportiva?
Não podemos esquecer que enquanto os jogadores séniores recebem dinheiros por assinaturas de contrato, presenças em treinos, prémios de jogo e até salários, os miúdos (de Pataias, Alcobaça e demais localidades), têm de pagar os seus próprios equipamentos, estarem sujeitos à disponibilidade de instalações (porque os séniores são mais importantes...) e sujeitarem-se "ao que há".
Não caberá à CMA fiscalizar, de vez em quando, o destino das verbas?
A restante fiscalização, como é óbvio, caberá aos sócios.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

1º Passeio Turístico TT “Trilhos da Águia”

Do Pataias.net, a seguinte informação:

1º Passeio Turístico TT “Trilhos da Águia”

A Casa do Benfica de Pataias vai reeditar a tradição dos passeios de todo-o-terreno em Pataias, com o 1º Passeio Turístico “Trilhos da Águia”, a realizar no próximo dia 15 de Maio.
Integrado nas comemorações do 26º aniversário das comemorações da elevação de Pataias a vila, as inscrições limitadas a 50 viaturas decorrem até dia 9 de Maio.

Informações Úteis:

Inscrições até dia 9 de Maio de 2010 na Casa do Benfica de Pataias
Limitada a 50 Jipes
P/ pessoa: 30 águias
Inclui: pequeno almoço/ mata-bicho/ almoço/ lanche/ jantar e lembranças a todos os participantes.
Informações:
Telemóvel: 963431839 – Celso
E-mail: cbpataias@slbenfica.pt
Casabenfica.pataias@gmail.com
Dia 15 de Maio
8h30 – Concentração e distribuição dos roadbooks na Casa do Benfica de Pataias
9h00 – Início do 1º “Trilhos da Águia”

Oferta de emprego

Precisa-se de Eng.º Técnico/Electrotécnico para Alcobaça/Leiria

A FUTURSOLUTIONS centrando as suas actividades na área da Energia, Engenharia e Serviços, vive actualmente uma fase de considerável expansão na área das Energias Renováveis – Montagem de Painéis fotovoltaicos – Seguidores Solares – Aerogeradores – Turbinas eólicas. Opera em todo o país e no estrangeiro.

Descrição da Oferta:
Procuramos um colaborador para reforçar/integrar a equipa de trabalho da Delegação da zona norte do país, que terá como principais responsabilidades:
Comercialização, orçamentação e instalação de Sistemas de Energias Renováveis - Fotovoltaico e Eólico.

ENG.º TÉCNICO/ELECTROTÉCNICO (Instalador)

Mais informações:
http://www.net-empregos.com/913948/precisa-se-de-eng-tecnico-electrotecnico-para-alcobaca-leiria/


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Paredes - queixas de comerciantes são desconhecidas

A notícia é da Rádio Cister.

Pataias desconhece queixas do sector da hotelaria

A Junta de Freguesia de Pataias afirma desconhecer queixas de empresários do sector da hotelaria por causa da requalificação das Paredes de Vitória, iniciadas em 2007.

Valter Ribeiro refere apenas conhecer as reclamações sobre os barulhos e maus cheiros da ETAR.

O presidente da Junta de Pataias, que mora em Paredes, diz mesmo que, desde que as obras começaram, a localidade até tem recebido mais visitantes.

Comentário:

http://sapinhogelasio.blogspot.com/2010/02/os-prejuizos-com-as-obras-nas-paredes.html

Carnaval de Pataias na imprensa regional

O Carnaval de Pataias no Diário de Leiria.

Wanda Stuart encantou Carnaval pataiense, 'debaixo' de frio

"Viva o Carnaval de Pataias". Era a frase que mais ecoava no recinto onde decorreu o desfile do corso carnavalesco de Pataias.
Com Wanda Stuart a abrilhantar as hostes pataienses, foram muitos os que deixaram o quentinho do lar e enfrentaram os oito graus que se faziam sentir, para participar em mais um Carnaval.
Com 10 carros alegóricos e cerca de 800 foliões, o Carnaval de Pataias caracteriza-se, essencialmente, pela alegria e simplicidade locais, que fazem deste um dos corsos mais populares da região.
Sapos, a 'Ovelha Choné' (aliás, várias), Cupidos - já que, ontem, também se celebrava o Dia de S. Valentim - peças de xadrez, lutadores de boxe, personagem do livro 'Alice no País das Maravilhas' passeavam-se, dançavam e animavam o corso. No público, miúdos e graúdos tinham os olhos bem abertos e apreciavam as cores e a imaginação dos foliões de Pataias para a elaboração dos trajes e carros. “Tão giro!” e “Olha aqueles” eram as expressões mais ouvidas, enquanto a música continuava a soar.
A madrinha, no alto do carro, envergando uma coroa de plumas coloridas, dançava ao som das músicas carnavalescas, distribuía beijinhos pelo ar e mandava serpentinas e rebuçados. Bruno França, um jovem pataiense, era o 'padrinho' do desfile e acompanhava a artista a puxar pelos gritos das pessoas na assistência.
Pessoas de todas as idades - numa turba de cores e de disfarces - aplaudiam, gritavam e cantavam as músicas, mais ou menos conhecidas.
A organização pertencia à COCAPA - Comissão Organizadora do Carnaval de Pataias (que assinala 12 anos de actividade) que previa uma afluência na casa dos 12 mil participantes.

Elementos justificativos da venda da Alva de Pataias (10)

CIBRA
Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos
PATAIAS-GARE
Nº2.122

13 Agosto de 1953
Ex.mo Senhor
Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça
ALCOBAÇA

Ex.mo Senhor

Agradeço, muito sensibilizado, a carta de V. Ex.a nº 0925, Arq. nº 81, de 5 do corrente, sobre a venda eventual de 144 hectares do baldio denominado «Alva de Pataias».
Permita-me V. Exa. que procure esclarecer o nosso ponto de vista,
1.º) A instalação da nossa Fábrica em Pataias, foi resolvida já depois de termos adquirido em Leiria, a Quinta dos Reis, onde existem pedreiras de óptimo calcáreo.
Não vem para o caso, discutir agora, se foi ou não justificada esta mudança de localização.
O facto é que o Concelho de Alcobaça ficou valorizado com a actividade de uma indústria nova, que foi classificada de «interesse nacional», pelo Conselho de Ministros.
Numa época em que se procura a industrialização do país, o facto de nesse Concelho se ter instalado uma indústria nova, não deve ser, como não é, indiferente à autarquia da ilustre presidência de V. Ex.a.
Acresce que a actividade da nossa Fábrica aumentará no futuro, pela fixação de núcleos de trabalho de indústrias anexas.
Isto quer dizer que a «CIBRA» tem contribuído e mais contribuirá no futuro, para a estabilização do pleno emprego nesse Concelho.
Ora, é intenção da «CIBRA», logo que atravesse o período, sempre difícil, dos primeiros anos de laboração, de contribuir, o mais possível, para a estabilidade do seu pessoal, pela realização de uma obra social.
Parte do terreno a adquirir na «Alva de Pataias», destinava-se a um bairro operário.
2.º) A «CIBRA» deseja alargar a sua área de pedreiras e, nesse sentido, tem pendente na presidência do Conselho, um processo de expropriação de pedreiras confinantes com as suas.
É evidente que a «CIBRA» só solicitou esta expropriação, quando viu esgotadas as possibilidades de adquirir, por via normal, os mesmos terrenos.
A «CIBRA» tem oferecido muito mais que os preços correntes, mas os proprietários locais, convencidos que a Companhia é uma empresa que pode malbaratar o seu capital, exigem preços inaceitáveis
Um desses proprietários, pede por pedreiras o mesmo preço por que a Câmara Municipal de Lisboa está vendendo terrenos de construção, no bairro residencial da Ajuda.
A «CIBRA» muito desejava que os proprietários dos terrenos, limitassem as suas ambições ao razoável.
3.º) A «CIBRA» também consultou um perito sobre o valor da «Alva de Pataias».
A resposta à nossa consulta foi o seguinte:

«A) A «Alva de Pataias» é um baldio municipal de algumas centenas de hectares que em 1927 era constituído por dunas e que foi, então, plantado pelos Serviços Florestais.
Os 144 hectares desse vasto baldio que se encontram a poente da estrada de S. Martinho à Marinha Grande, é a propriedade que, em princípio, interessa a essa Companhia. O interesse advém-lhe de possuir pedreiras de calcáreo.
B) Em 1927, o terreno era composto de dunas, sem qualquer vegetação e sem qualquer valor.
C) A sementeira feita pelos Serviços Florestais, realizou-se há 25 anos.
D) As despesas de sementeira e povoamento andavam, em 1949, à roda de 2 contos por hectare.
E) Mesmo levando em conta todas as despesas feitas pelo Estado nesses 25 anos, incluindo juro dos capitais gastos, não se atingia os 650 contos.
F) O pinhal existente está bastante ralo, o que não admira, porquanto se trata de uma primeira geração de dunas, isto é, onde não é possível obter-se 40% do povoamento.
G) O pinhal de Leiria dá, por hectare e por ano, cinco metros cúbicos de material lenhoso.
H) Um pinhal em primeira geração de dunas, nunca atine 3,5 metros cúbicos de material lenhoso, por hectare e por ano, quando está desenvolvido.
I) Dos 144 hectares, estão povoados cerca de 60 hectares. Quer dizer, se o pinhal estivesse feito e fosse cortado, produziria no máximo 5.250 metros cúbico.

Aceitando 200$00 por metro cúbico, chegaríamos a 1.050 contos.
Quer dizer, se fosse possível à Câmara Municipal de Alcobaça, cortar os pinheiros,o seu valor seria de 1.050 contos. Tendo de entregar ao Estado 650, a Câmara ganharia 400 contos».
Este foi o parecer de um perito.
Depois disso, um outro perito, este com responsabilidades oficiais, fez nova avaliação, muito minuciosa, e chegou ao valor de 2.058 contos.
Dada a minúcia do relatório oficial, não o discutimos.
O que, de facto, nos parece extremamente elevado, é o valor de 2.920 contos, de uma primeira avaliação dos Serviços Florestais, que não examinámos.
4.º) Não tenho dúvidas que o Governo autorizará essa Câmara a realizar uma transacção que contribuirá, por um lado, para a obtenção de fundos para um Município da importância de Alcobaça, pela alienação de uma propriedade de rendimento diminuto e, por outro lado, para a estabilidade do pleno emprego nesse Concelho.
Aproveito este ensejo para apresentar a V. Ex.a os meus cumprimentos.

Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos
UM ADMINISTRADOR

a) Emídio Matias Pinto

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Carnaval de Pataias 2010 - Desfile de Domingo

















Futsal - 1/8 final da Taça do Distrito

O CCRD Burinhosa venceu o Casal Pardo por 9-4, enquanto a AD Ferraria perdeu no pavilhão de Pataias, com a AR Planalto por 4-5.
Seguem para a próxima eliminatória: Burinhosa, Planalto, Turquel, Casal Velho e Pocariça.
Faltam realizar os jogos D. Fuas - Caldas SC; Anços - Caranguejeira e Casal d'Anja - Biblioteca.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Desfile infantil inaugurou o Carnaval 2010

A notícia e as fotografias são do Pataias.net.

Cortejo com crianças das escolas e idosos da ABETL Pataias inauguraram Carnaval de 2010.

O Carnaval de Pataias 2010 já começou, com o desfile infantil ao qual se juntou a ABETL de Pataias com alguns dos seus utentes.
Presentes no desfile estiveram os vários jardins de infância e escolas primárias da freguesia de Pataias e Martingança, perante algumas centenas de mirones, que participaram também na festa.

O desfile cumpriu apenas parte do trajecto que está previsto para o próximo domingo e terça-feira, quando se espera uma grande afluência de público para ver a XII edição do Carnaval de Pataias e a sua rainha 2010, a actriz Vanda Stuart.

Carnaval de Pataias no “Portugal no Coração”

Estiveram presentes no talk-show da RTP “Portugal no Coração”, ontem dia 12, os diversos carnavais do concelho de Alcobaça : Benedita, S. Martinho, Alcobaça e Pataias.
O programa abordou as iniciativas carnavalescas, da tenda de Carnaval em frente ao mosteiro – iniciativa da Câmara Municipal –, aos corsos que se vão organizando por todo o município.
O grande destaque recaiu precisamente sobre a COCAPA e o Carnaval de Pataias – com direito à marcha de 2010 e tudo –, que festeja este ano o seu 12º aniversário e tem como rainha do Carnaval Vanda Stuart.