Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Burinhosa - Encontro Nacional de Bicletas Antigas

Do Região De Cister, edição nº862, de 25 de Fevereiro de 2010

Burinhosa
Encontro Nacional de Bicicletas Antigas regressa em Julho

A Burinhosa volta a receber, a 25 de Julho, o Encontro Nacional de Bicicletas Antigas, uma organização do grupo ‘Men in Bike’.
O estatuto de ‘Encontro Nacional de Bicicletas Antigas’ foi implementado por ter sido o pioneiro no ramo em Portugal e devido ainda ao grande impacto que tem tido por todo o País. “A comunicação social (televisão e imprensa) tem feito um trabalho notório o que tem ajudado em muito todo o impacto do encontro. Hoje em dia, nas mais variadas feiras, este encontro é reconhecido no ramo e apontado como um dos principais factores de valorização da bicicleta antiga em Portugal”, refere a organização.
O grupo “Men in Bike” surgiu no ano 2000. Um grupo de amigos juntou-se e só mais tarde começou a organizar eventos ligados às duas rodas (BTT).
Depois de um estudo, o grupo apercebeu-se que um dos primeiros e mais importantes meios de transporte do ser humano estava a entrar em esquecimento, sobretudo em Portugal. Devido a esta falta de valorização, o grupo decidiu organizar um encontro de Bicicletas Antigas, sendo pioneiro neste ramo em Portugal.
O primeiro encontro surgiu em 2004, onde se apostou na publicidade exclusivamente local e onde se conseguiu contar com um desfile de 27 bicicletas e outros tantos participantes, pelas ruas da aldeia da Burinhosa.
Desde então, a aposta na publicidade aumentou e com ela o número de participantes, até que o ano passado, estiveram no encontro 299 exemplares de duas rodas, algumas das quais oriundas de Espanha. Foi ainda introduzido
um novo espaço no encontro, denominado de bicimobilia (exposição e venda de bicicletas antigas e respectivo material).
Ao longo destas seis edições, os participantes tiveram a oportunidade de “desfrutar da magnífica paisagem das estradas do Pinhal de Leiria, assim como da excelente vista que a ciclovia marítima proporciona na passagem das praias de Paredes de Vitória e Água de Madeiros”, refere ainda a organização do evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário