Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O rio da lagoa de Pataias

É só uma curiosidade.
Que eu me lembre, da última vez que o rio da lagoa formou a lagoa dos outeirões, já lá vão 20 anos (terá sido em 1990/1991).
Lembro-me (quem não se lembrará?), de ir às enguias rio abaixo ou de no fim do Inverno apanhar peixes (que haviam seguido com a corrente) à mão, nos outeirões.
Depois deste Inverno chuvoso, o rio da lagoa passou finalmente a estrada das Paredes. Poderia tê-lo feito antes, não fosse a vala, a jusante da lagoa – entre esta e a estrada das Paredes – estar semi-destruída pela passagem de veículos todo-o-terreno, espraiando a água. Mas só passou a estrada e ainda faltam umas boas centenas de metros até ao seu destino final.
A montante, entre a lagoa e Pataias, são as valas de escoamento que estão tapadas, inundando os terrenos e impedindo que a lagoa receba ainda mais água.
Mas a verdade é que a lagoa está na sua cota máxima, o rio passou a estrada e os outeirões estão logo ali. Será este ano que a lagoa lá regressa?

2 comentários:

  1. Não era 1 eram 2 lagoas nos oiteirões, nos anos de muita água. Para o lado de pataias também inundava tudo, chegandoaté às actuais bombas dos esgotos. era aí o limite da lagoa de pataias.
    Também apareciam lagoas onde hoje estão as piscinas e a habitação social e até do outro lado onde querem fazer o centro desportivo.
    Nos invernos a sério, isso tudo era um pântano. Já para não falar da lagoa dos linhos e da lagoa seca, das marinheiras e de toda aquela baixa até à burinhosa.
    Isso é que eram invernos.

    ResponderEliminar
  2. Grandes corridas de barcos de « carrasca » se faziam neste rio, ao som do vento nos cocurutos dos pinheiros, e dos pinchos.

    ResponderEliminar