Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Doentes de Pataias reencaminhados para Lisboa

Internamento de novos doentes deixará de ocorrer em Leiria e Coimbra e passará a ser feito nos hospitais de Caldas da Rainha e Lisboa.
Utentes com processo aberto no Hospital de Sto. André deverão a ser reencaminhados para Leiria.

A notícia é da Rádio Cister.

Doentes de Alcobaça tratados por Hospital de Caldas da Rainha


As Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), que abrangem as extensões de saúde não incluídas nas Unidades de Saúde Familiar (USF) de Alcobaça e Pataias, poderão dar origem a duas novas USF.

Para já, e depois de terem sido transformados em Unidades de Saúde Familiar, os Centros de Saúde de Alcobaça, Pataias e Benedita vão ser alvo de obras.

A responsável pelo ACES Oeste Norte, que avançou com a notícia, acrescentou que «o objectivo é tornar cada vez melhor o serviço prestado pelas USF» em causa.

Ainda segundo Teresa Luciano, directora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, a futura «organização ( das USF, em plano) permitirá uma melhor gestão das extensões de saúde, uma vez que a sua coordenação passa a estar dividida por cada UCSP, em vez da centralização em Alcobaça como antes acontecia».

Uma das alterações futuras, introduzidas por essa reorganização do sistema de prestação de cuidados de saúde, prende-se com o facto dos novos processos passarem a ser enviados para o Centro Hospitalar Oeste Norte (CHON), dividido pelos hospitais de Alcobaça, Caldas da Rainha e Peniche, pelo que se deixará de recorrer a Leiria, a não ser que a especialidade o exija.

Em caso de necessidade, o CHON enviará os utentes para a capital, uma vez que está integrado na Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.«Só em casos extremos é que os doentes serão reencaminhados para Leiria ou até mesmo Coimbra», adiantou Teresa Luciano, presidente do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACES).

Estes procedimentos só são válidos para os novos processos, pelo que «se um utente de Alcobaça já tiver ficha, por exemplo no Santo André, em Leiria, é para lá que deve continuar a ir até concluir o tratamento», concluiu.

Actualmente, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados "D. Nuno" abrange as extensões de saúde de Aljubarrota, Cós, Évora de Alcobaça, Turquel e Vimeiro, ao passo que a UCSP "Alcobaça Litoral" tem sob sua tutela Alfeizerão, Casal Pardo, Cela, Pinhal Fanheiro e São Martinho do Porto. As restantes extensões de saúde estão a cargo das USF de Alcobaça, Benedita e Pataias.

Sem comentários:

Enviar um comentário