Ainda do suplemento do Região de Cister (nº858 de 28/01/2010), referente a Pataias:
Construção do Centro Escolar obriga a transferência
Mercado vai mudar de local
É das iniciativas de Pataias a que mais pessoas atrai, todas as semanas, aos domingos. Chegam a organizar-se excursões, oriundas de vários pontos do país para visitar o local. O mercado semanal, que se realiza há na freguesia, começou por decorrer junto à igreja, à beira da avenida Rainha Santa Isabel, a principal via rodoviária que atravessa a localidade.
Em finais da década de 80 foi mudado para a actual localização, junto às piscinas municipais.
Turíbio Machado, que foi presidente da Junta no início dessa década, recorda que depois dos feirantes levantarem as bancas de venda, “ficava tudo sujo”. “Na altura, até tive o cuidado de mandar fazer a limpeza logo depois do levantamento dos feirantes para dar mais dignidade à zona”, conta.
Já então se colocava a questão da necessidade da mudança de localização. “Empenhámo-nos no sentido de se encontrar um terreno para mudar o mercado para outro sítio. Era uma preocupação antiga”, explica o ex-autarca, lembrando que a resolução do problema “não foi fácil porque as pessoas não queriam prescindir dos seus terrenos para tal fim”.
Surgiu, então, a possibilidade do mercado ser mudado para um terreno público, mas que estava afecto à zona florestal, localizado nas ‘alvas’ (zona de dunas). Foi para aí que, no final da década de 80 se mudou o mercado que, a partir de então, despertou ainda mais o interesse dos vendedores e dos compradores.
“Logisticamente, a localização é óptima. Fica a caminho das praias, atraindo os visitantes no Verão, e tem grande facilidade de acesso e estacionamento todo o ano”, considera Dário Moleiro, secretário do actual executivo da Junta de Freguesia. No seu entender, essas razões poderão explicar o sucesso da iniciativa que, todos os domingos, enche a vila de visitantes.
Em 2003, o local passou por uma reestruturação que, no entender de Dário Moleiro, lhe conferiu ainda mais qualidade.
Mas o terreno onde o mercado se realiza, próximo da possível localização da zona desportiva, foi escolhido, pela Junta e pela Câmara de Alcobaça para acolher o futuro Centro Escolar, que congregará seis escolas de Pataias (do primeiro ciclo e do pré-escolar) e outras da Martingança, Montes e Alpedriz. “Tem todo o sentido que o Centro Escolar seja instalado junto às piscinas e aos outros equipamentos desportivos que serão ali colocados”, defende o secretário da Junta.
O mercado vai, por isso, ser mudado. E até já existe terreno, bem próximo daquele onde ele se realiza actualmente.
“O Centro Escolar será uma das nossas prioridades, por isso, estamos já a trabalhar no sentido de mudar o mercado”, explica o autarca, frisando que a construção do novo equipamento escolar só pode começar quando o terreno estiver desocupado.
Ainda não há datas para o início dos trabalhos. Mas Dário Moleiro acredita que os processos começarão a dar passos em breve. Até porque, sublinha, a construção do Centro, para além de dotar alunos e professores de melhores condições, permitirá reduzir verbas que, anualmente, são investidas na recuperação dos edifícios escolares, muitos deles já antigos.
Comentário
A questão das melhores acessibilidades faz-me um pouco de confusão.
O amplo estacionamento, está previsto para onde?
Para os terrenos dos privados, como acontece hoje, ou para o meio do pinhal?
Olhando para o projecto, dá a clara sensação de um novo mercado muito mais pequeno.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário