Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

domingo, 17 de outubro de 2010

Exames Nacionais - os rankings à volta de Pataias

Os rankings são o que são. Um escalonamento simples de umas médias aritméticas.
Não reflectem, por si só, e num momento isolado, todas as condicionantes que conduziram aos resultados expressos. Nem as boas, nem as menos boas.
Uma boa posição no ranking não faz, automaticamente, uma boa escola. Assim como um má posição, não fez dessa escola pior que todas as outras.
Mas é evidente que as escolas não são todas iguais. Os professores, mas fundamentalmente, os alunos, os pais e os contextos sócio-económicos onde se inserem, fazem com que os resultados escolares se expressem de formas diferentes. Que sejam melhores ou piores.
Os gráficos que se seguem pretendem dar apenas a informação sobre os resultados dos exames nacionais (e haveria tanto para dizer sobre eles), quer do ensino básico, quer do ensino secundário.
Esta informação aqui apresentada não é nenhum estudo profundo sobre a temática. Nem o pretende ser.
Pretende informar da posição relativa da EB2,3 de Pataias no contexto regional, e informar dos resultados das escolas secundárias mais próximas de Pataias.
Apenas isso.
Porque os rankings são o que são.

Exames Nacionais do Ensino Básico
No contexto do concelhio, apenas a EB2,3 Frei Estevão Martins (em Alcobaça, junto ao pavilhão e às piscinas) consegue melhores resultados, de uma forma sistemática, que a EB2,3 de Pataias. De uma forma geral, os seus resultados encontram-se acima da média das escolas do concelho.

Num contexto regional, comparando a EB2,3 de Pataias com as outras escolas do mesmo nível de ensino, mais próximas, verifica-se que se mantém acima dos valores da média. As médias mais elevadas vão para as EB2,3 de Maceira e Nery Capucho, na Marinha Grande.

Exames Nacionais do Ensino Secundário


Fonte: Jornal Público, cadernos publicados com os rankings dos exames nacionais de 2007, 2008, 2009 e 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário