Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Paredes da Vitória – 1 semana depois

Dez dias depois da intempérie que se abateu sobre a praia das Paredes, este é o aspecto actual.
Estrados de madeira arrancados e espalhados pela praia e duna primária e montes de lixo diverso.
Quem conhece as Paredes sabe que aquela foi para este Inverno, muito provavelmente, a primeira de diversas incursões do mar, na tentativa de ir até ao “Tonico” – prática habitual durante muitos anos e menos frequente desde que fizeram o espelho d’água. Sabe também, que até Março/ Abril, a praia estará cheia de destroços e lixos diversos, num areal curto e arrasado.
No entanto, duas pequenas coisas podem ser feitas.
A primeira, é recolher todas as paliçadas e restos de madeira espalhados pela praia, duna embrionária e espelho de água. Limpar a praia dos objectos maiores. Não só pelo mau aspecto que dão, mas também porque, se houver nova investida, toda esta madeira a flutuar vai partir o pouco que resta das vedações.
A segunda, é colocar o rio a “correr a direito”. O temporal, tendo destruído grande parte da paliçada, empurrou o rio para a duna. O trabalho de dois anos está a ser rapidamente destruído.
É de notar, que apesar da violência das ondas, aquela pequena e frágil vegetação aguentou não só as investidas, como fixou e não permitiu que a areia saísse dali. Ainda não há muitos anos, o paredão da marginal das Paredes teve de ser reforçado porque o mar chegava já à sua base nos meses de Inverno. Estas pequenas plantas têm impedido que isso aconteça. Até agora.
Mas as plantas nada podem fazer quando são escavadas pela força constante do rio. E o paredão e marginal das Paredes rapidamente estão a ficar ao alcance das ondas (no próximo temporal).
A correcção do leito do rio iria minimizar, por enquanto, esse problema.
Depois, será necessário reconstruir a paliçada, que tem cumprido com excelência a tarefa a que se propôs – fixar areias. Mas ali, e conhecendo o mar das Paredes, isso só pode ser feito com segurança lá para Abril.
Aqui ficam algumas fotografias:
Espelho de água - cheio de areia trazida pelo mar e com destroços da paliçada
Aspectos da destruição da paliçada de sustentação e fixação das dunas
Vegetação dunar. É evidente a acumulação de areia junto às plantas.
O desvio do leito do rio sobre a vegetação e destruição da duna.

Sem comentários:

Enviar um comentário