Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 5 de outubro de 2010

José Cupertino Ribeiro Júnior

José Cupertino Ribeiro Júnior

Nascido em 1848 em Pataias, Alcobaça, foi eleito para o Directório do Partido republicano Português em 1902. Colaborou na preparação do 5 de Outubro, fazendo parte da Assembleia Nacional Constituinte como deputado eleito pelo círculo de Alcobaça. Mais tarde aderiu à União Republicana de Brito Camacho.
Exerceu funções de presidente da União de Associações do Comércio e Serviços entre 1906 e 1911. Industrial, foi proprietário de uma fábrica de estamparia e tinturaria, fundada pelo Marquês de Pombal, em Rio de Mouro, onde venceu as eleições para a Junta da Paróquia em 1909.
No início de 1910, José Cupertino Ribeiro era membro efectivo do directório político, juntamente com Basílio Teles, Eusébio leão, José Relvas e Teófilo Braga.
Activista do movimento republicano, pronunciou diversos discursos em comícios de propaganda republicana. Num deles, com eco na imprensa da altura, a 13 de Dezembro de 1909, no Comício Republicano do Barreiro, afirmaria que “A obra da democracia tem de ser grande, porque o País está quase todo por inteiro por desbravar. A monarquia absoluta só tratou de conquistas e descobertas, adormecendo depois à sombra dos louros colhidos pelos nossos antigos navegadores e soldados.” Cupertino Ribeiro lembrou também o esquecimento a que a Monarquia votara a instrução e a educação do povo, erro fatal que o movimento republicano tentava pôr termo a todo o custo.
Cupertino Ribeiro dá hoje nome a uma rua em Rio de Mouro, Sintra.

Sem comentários:

Enviar um comentário