Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 13 de março de 2012

Alcobaça pede dinheiro pela Moita

A notícia na Rádio Cister

Alcobaça pede de volta dinheiro que investiu na Moita

A Câmara Municipal de Alcobaça quer ser ressarcida pelos diversos investimentos que realizou na freguesia da Moita, que se mudou, há quase onze anos, para o concelho da Marinha Grande.
O pedido de Alcobaça aconteceu durante uma reunião em que a Marinha Grande pediu os processos de construção para puder atualizar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), e entregar o processo às finanças, disse Álvaro Pereira, presidente do executivo da Marinha Grande.
O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, terá falado, nesse encontro, da intenção do seu Município vir a acordar com a Marinha Grande uma compensação pela perda de vários equipamentos públicos, nomeadamente os de investimentos efetuados no saneamento básico, nas habitações sociais e também na escola primária.
Será, agora, uma Comissão, ainda a criar, e que foi sugerida por Alcobaça ao presidente da Câmara da Marinha Grande, que irá definir o que pode ser ou não susceptível de se traduzir numa compensação a favor de Alcobaça.
Álvaro Pereira está na «expectativa». Sem adiantar qualquer juízo de valor sobre o processo, o autarca disse apenas que espera «sentar-se à mesa e discutir» o assunto.
Já o presidente da Junta de Freguesia da Moita, Álvaro Martins, afirma que «não faz sentido, passada uma década da transferência da freguesia, pedir indemnizações».
Alcobaça irá entregar, entretanto, os processos de construção pedidos pelo Município da Marinha Grande para que esta atualize o IMI, e só depois disto é que ambos os municípios irão reunir para constituir uma comissão que irá avaliar quais as compensações o concelho vidreiro terá de pagar por ter acolhido, em 2001, a freguesia da Moita.

Sem comentários:

Enviar um comentário