Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 23 de março de 2012

Visita do bispo de Leiria a Pataias

A notícia no Região de Cister nº970 de 22 de Março

D. António Marto visitou paróquia de Pataias

Um ano depois do início do seu ministério episcopal, o bispo de Leiria/Fátima conheceu a paróquia de Pataias, entre quarta-feira e domingo da semana passada, no âmbito da visita pastoral à vigararia da Marinha Grande, durante a qual conheceu diversos elementos da comunidade e vários equipamentos coletivos, grande parte dos quais ligados à Igreja.
O encontro com as crianças do Centro de Assistência Paroquial de Pataias, na passada quinta-feira, foi um dos momentos altos da visita de D. António Marto, que conheceu ainda o quartel dos Bombeiros, a capela de Paredes da Vitória, as igrejas de Pataias, Mélvoa, Pisões e Burinhosa, bem como as obras de construção da igreja da Martingança, que o bispo confessou “com dificuldades que se agravam com a crise”, mas que será uma realidade. “É uma questão de tempo”, disse D. António Marto ao REGIÃO DE CISTER relativamente às obras que decorrem desde agosto de 2008.
Em momentos de crise como a que se vive nos dias de hoje, “a situação de dificuldade reforça a fé”, crê o bispo da Diocese de Leiria/ Fátima, que, no município de Alcobaça, inclui ainda as paróquias de Aljubarrota e de Alpedriz, esta última com visita do sacerdote D. António Marto marcada para muito em breve.
“Deus não nos substitui. Não é uma varinha mágica. Ilumina-nos nos, reforça a relação de proximidade e sentimento”, defende D. António Marto, que elogia as comunidades católicas da paróquia de Pataias: “encontrei uma série de gente formidável, que leva as coisas e os projetos para a frente”.
A viagem de cinco dias do bispo de Leiria/Fátima incluiu ainda a celebração da missa nas várias igrejas, bem como encontros com crismandos e outros jovens, membros dos conselhos e das comissões, catequistas, ministros extraordinários da comunhão, zeladores do apostolado da oração, membros dos movimentos e responsáveis dos serviços paroquiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário