Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

domingo, 31 de janeiro de 2016

A Serra Rasa de Pataias

A Serra Rasa de Pataias

O termo de “serra rasa” ocorre na geologia referindo-se a uma serra que foi, em tempos, de altura considerável, mas que a erosão reduziu até ao ponto de se achar a reduzidas altitudes.
Muitas destas “serras rasas” encontram-se associadas a anticlinais. O termo da “serra rasa” de Pataias foi referido pela primeira vez por Paul Choffat na sua obra “Passeio Geológico de Lisboa a Leiria”. Choffat refere-se à “serra rasa” à cumeada já gasta pela erosão, entre Pataias e Leiria.

Um anticlinal, refere-se a uma dobra convexa na direção dos estratos mais recentes, ou seja, dobras nos estratos geológicos cujos flancos mergulham em sentidos opostos.

O anticlinal em Pataias está associado ao vale Tifónico das Caldas da Rainha que se estende entre Pataias, Valado de Frades, Famalicão, Alfeizerão e S. Martinho do Porto. Este anticlinal tem a sua origem em camadas depositadas num fosso alongado denominado Bacia Lusitânica (uma área de 275km x 150km ao longo do litoral centro do país), associada à abertura do Atlântico e posteriormente remobilizada por atividade tectónica compressiva.

Por outras palavras, os estratos estão inclinados e a subir do lado do oceano para o interior, como é visível, aliás, no promontório do Sítio da Nazaré.  A linha de cumeada (limite da fratura e do vale diapírico), prolonga-se no sentido SW-NE, dando origem à instalação de alguns vértices geodésicos, como o da Aguieira (Nazaré) e Poços (Outeiro dos Seixos) e visível em Pataias, por exemplo, no adro da igreja, através da vista sobre a depressão até aos Montes e Serra dos Candeeiros.

É esta linha de cumeada a parte mais elevada da denominada “Serra Rasa de Pataias”.


Fig. 1 - Representação esquemática do Anticlinal e do Sinclinal

Fig. 2 - Representação esquemática da geomorfologia da região


Fig. 3 - Estrutura geológica da região

Fig. 4 - Representação esquemática das estruturas geológicas e geomorfológicas da região

Fig. 5 - Localização esquemática de lugares ao longo dos acidentes geomorfológicos da região

Fig. 6 - Promontório do Sítio da Nazaré. Repare-se na inclinação dos estratos geológicos

Fig. 7 - Bacia Lusitânica

Fig. 8 - A Serra Rasa de Pataias
Fig. 9 - A Serra Rasa de Pataias, com representação do anticlinal

Fig. 10 - As formas de relevo na região

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Pais almoçam na cantina da EB1 Pataias

A notícia na edição 1171 do Região de Cister de 28 de janeiro de 2016

PATAIAS na sequência de reclamação
Vereadora da Educação convidou mães para almoçar na escola

Na sequência da reclamação de um grupo de pais de alunos da EB1/JI de Pataias acerca da qualidade das refeições que são servidas naquele estabelecimento escolar, Inês Silva, vereadora da Educação da Câmara de Alcobaça, convidou algumas mães para almoçarem no refeitório da escola.
Sílvia Coimbra foi a primeira a sentar-se à mesa com os alunos da EB1/JI de Pataias. “Muitas crianças nem sequer se dão ao trabalho de provar, simplesmente colocam logo o prato de lado e dizem que não gostam. As funcionárias da escola são apenas duas e não são suficientes para ajudar, incentivar e motivar os miúdos a comerem”, garante a mãe, considerando que “o almoço estava bom”. Por sua vez, Christelle Gouveia diz que o almoço que lhe foi servido no dia seguinte “estava óptimo” e destacou igualmente o facto da maioria das crianças não provarem a sopa ou o prato de carne ou de peixe.
Segundo as mães, “qualquer encarregado de educação que queira acompanhar um almoço dos alunos basta solicitar marcação na Câmara de Alcobaça”.
A vereadora, que almoçou na terça, quarta e quinta-feiras da semana passada na cantina escolar, garantiu que as refeições servidas “têm qualidade”. Acompanhada pela nutricionista da Câmara de Alcobaça, Inês Silva verificou que “estava tudo dentro da normalidade”. No entanto, “os pais podem propor outras ementas dentro dos regulamentos estabelecidos ou ir almoçar à cantina mediante autorização da Câmara”.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Martingança - Recolha de brinquedos e roupas

A notícia no Região de Cister 1170 de 21 de janeiro de 2016

Martingança - protocolo estabelecido com a empresa H Sarah Trading
Associação de Bem Estar está a recolher roupa, calçado e brinquedos usados

Desde o final do ano que a Associação de Bem Estar e Tempos Livres da Martingança (ABETLM) dispõe de um serviço de reciclagem de roupa, calçado e brinquedos, resultante de um protocolo estabelecido com a empresa H Sarah Trading.
Dependendo do estado de conservação dos materiais entregues, é feita uma triagem, que visa determinar os bens a serem distribuídos pelas famílias carenciadas de todo o País ou destinados à reutilização (estofos de automóveis e desperdícios para oficinas).
Os interessados em participar neste projeto podem entregar os bens na instituição martingancense.
Com o objetivo de dar eco das atividades que desenvolve, a ABETLM apresentou, no início deste ano, uma página de Internet (www.abetlm.wix.com/abetlm).
A ABETLM foi fundada a 1 de setembro de 1988, por um grupo de martingancenses. Inicialmente, as atividades funcionavam nas instalações cedidas pelo Grupo Desportivo da Martingança. A 18 de fevereiro de 2001 foram inauguradas as instalações da instituição num terreno cedido pela Junta de Freguesia, com o apoio financeiro do Instituto da Segurança Social.
Em 2005, e de forma a responder às necessidades das crianças do jardim de infância, a Direção da Associação de Bem Estar da foi inaugurada uma nova sala para o funcionamento do serviço de apoio à família.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Problemas nas refeições da EB1 de Pataias

A notícia na edição 1170 do Região de Cister de 21 de janeiro de 2016

Pataias - vereadora promete averiguar situação e tomar devidas medidas
Pais reclamam qualidade da comida servida na EB 1/JI

Um grupo de pais e de encarregados de educação de alunos da EB1/JI de Pataias está descontente com a qualidade das refeições servidas no estabelecimento de ensino. Na passada semana, fez chegar o seu desagrado à Câmara de Alcobaça.
“Há muito tempo que as crianças diziam que a comida não prestava. No entanto, desde dezembro, a situação tem vindo a piorar”, referiu uma mãe que prefere manter o anonimato. Recentemente, a filha da queixosa pediu à mãe para lhe reforçar o lanche que leva para a escola. “Quando lhe perguntei o motivo, respondeu-me que a comida não presta e que fica com fome. Há dias em que me diz que a comida está fria e crua ”, testemunha a encarregada de educação. E acrescenta que “a ementa afixada raramente coincide com a que é servida às crianças”.
Por sua vez, outra mãe, que também pede o anonimato, referiu que “numa reunião que decorreu recentemente apurou-se que muitos pais se queixam que os filhos chegam a casa com fome e que nem conseguem identificar o segundo prato”. Na semana passada, uma das refeições “foi massa com delícias do mar, o que é inadmissível”, desabafa a queixosa.
Contactada pelo REGIÃO DE CISTER, Odete Henriques, coordenadora da escola, garantiu que “sempre que as refeições não têm qualidade” faz chegar a “informação à Câmara de Alcobaça, devidamente documentada com registo fotográfico. São situações pontuais, mas têm acontecido”.
Inês Silva, vereadora da Educação da Câmara de Alcobaça, confirmou a receção de três emails, assinados por pais que se dizem descontentes com a situação.
A vereadora promete “averiguar a qualidade da comida que é servida em Pataias e tomar as providências que forem necessárias” para resolver a situação que está a preocupar os pais do Norte do concelho.

domingo, 24 de janeiro de 2016

Reis do Carnaval de Pataias

A notícia na edição 1170 do Região de Cister de 21 de janeiro de 2016

PATAIAS Marcha conhecida em breve
Filipa e Beto sobem ao trono nos dois corsos de Carnaval

O trono do Carnaval de Pataias vai ser ocupado pela pataiense Filipa Coelho e pelo martingancense Beto Fonseca, nos dias 7 e 9 do próximo mês. A Cocapa (Comissão Organizadora do Carnaval de Pataias) escolheu, na passada semana, os reis de Carnaval.
Outra das novidades divulgadas pela Cocapa prende-se com o tema do grupo organizador do Carnaval de Pataias. As honras pertencem a Lucky Luke, a personagem de uma série de banda desenhada, de origem franco-belga, ambientada no velho Oeste americano e criada em 1946, por Morris. “No ano em que o Carnaval de Pataias atinge a maioridade (18 anos), pretendemos organizar o maior corso de sempre”, assegura Arménio Vieira, presidente da Cocapa. Em 2015, os corsos integraram 16 grupos e mais de mil figurantes. Este ano, os números deverão manter-se.
Em breve, será conhecida a marcha de Carnaval de 2016, que está a ser composta pelo nazareno Nuno Abelha, que selecionou a letra vencedora de entre as cinco propostas apresentadas no âmbito de um concurso. Quando ao intérprete da marcha de 2016 há novidades: possivelmente será interpretada pelo cantor Pedro Miguéis, que já deu voz a várias marchas de Carnaval.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Sarau de ballet na Martingança

A notícia na edição 1170 do Região de Cister de 21 de janeiro de 2016

Martingança
Grupo Desportivo promove terceiro sarau de ballet no sábado

O 3.º sarau ‘Balletin’, promovido pelo Grupo Desportivo da Martingança, decorre no próximo sábado [hoje], no pavilhão gimnodesportivo local, a partir das 21 horas.
O espetáculo conta com as atuações dos grupos Balletin Mummy’s and Dad, Nazballeto, do grupo de danças latinas e de zumba da Sociedade Filarmónica Pataiense, do grupo de patinagem desportiva amadora do SIR (Picassinos) e das cantoras Inês Pequicho e Rita Moleiro.
A organização do ‘Balletin’ espera repetir o sucesso alcançado nas edições anteriores, quer ao nível da qualidade artística do evento, quer de público.
O preço de acesso ao recinto é de 1 euro.

Universidade Sénior no Corso de Carnaval

A notícia na edição 1169 do Região de Cister de 14 de janeiro de 2016

PATAIAS no dia 5 de fevereiro
Alunos da Universidade Sénior preparam-se para participar no corso

À semelhança do ano passado, a Universidade Sénior de Pataias (USP) deverá participar no corso de Carnaval das escolas, agendado para dia 5 de fevereiro e promovido pela Comissão Organizadora do Carnaval de Pataias (Cocapa). 
Na quarta-feira (dia 20), a partir das 15 horas, professores voluntários e alunos irão reunir para decidir os moldes em que irá decorrer a participação da USP no desfile carnavalesco, nomeadamente as temáticas dos fatos de Carnaval.
Esta é mais uma das atividades que visa proporcionar a interação dos alunos com a comunidade, a par de outros eventos sociais. Na passada quarta-feira, data em que se assinalava o Dia de Reis, cerca de uma dúzia de alunos da Universidade Sénior de Pataias saíram à rua para cantar as Janeiras em várias instituições da União das Freguesias de Pataias e Martingança.
O Centro de Convívio dos Pisões, a Associação de Bem-Estar e Tempos Livres da Martingança, a Associação de Bem-Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Pataias, a sede da União das Freguesias de Pataias e Martingança, a GNR e a Unidade de Saúde Familiar Pinhal do Rei foram alguns dos contemplados com o repertório preparado e ensaiado para a ocasião.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Ainda os campos de golfe na Pedra do Ouro

A notícia na edição 1169 de Região de Cister de 14 de janeiro de 2016

Pedra do Ouro - Socialistas reagem à notícia publicada no região de cister
Comissão Política do PS exige explicação acerca do abandono dos projeto de Golfe

A Comissão de Alcobaça do PS exigiu uma explicação à Câmara e à União das Freguesias de Pataias e Martingança sobre o abandono do projeto de implantação dos campos de golfe na praia da Pedra do Ouro, que o REGIÃO DE CISTER publicou na edição passada.
“O projeto que foi anunciado com muita pompa e circunstância, com apresentação de número de postos de trabalho a criar, influenciou naturalmente o voto na Assembleia Municipal”, recordam os socialistas, em comunicado, considerando que, agora “que falhou, não pode deixar de haver uma explicação por parte do município, mesmo sabendo que a desistência foi do investidor privado”. Na opinião dos socialistas, “não podem os políticos querer ‘aparecer na fotografia’ dos investimentos privados quando acham que vão colher ‘louros’ e ‘assobiar para o lado’ quando as coisas correm de outra forma”. “Lembrem-se que este projeto de investidor privado, levou a alterações no PDM e na Reserva Ecológica Nacional e a investimentos na Pedra do Ouro”, lê-se ainda no comunicado.
Recorde-se que o projeto dos campos de golfe da Pedra do Ouro foi posto de parte depois de a empresa de construção civil que detinha os terrenos ter vendido parte da área à empresa leiriense Respol Resinas.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Construir uma "Aldeia Nova"na Lagoa de Pataias

A notícia na edição 1169 de Região de Cister de 14 de janeiro de 2016

PATAIAS Processo aguarda desafetação dos terrenos por parte da tutela
Associação de Bem-Estar quer avançar com projeto de residências assistidas

O ano de 2016 poderá ser decisivo para a Associação de Bem-Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias (ABEOTLP). A Direção da instituição pretende arrancar com a construção do projeto de residências assistidas, apelidado de “Aldeia Nova”, aguardando que a Câmara de Alcobaça avance com o pedido de desafetação dos terrenos contíguos às instalações já existentes, junto da tutela. “Relativamente ao novo projeto, está ainda embrionário, pois aguardamos novos desenvolvimentos”, explica Anabela Mariano, diretora técnica da ABEOTLP.
No ano em que se prepara para assinalar 31 anos, a instituição acalenta a expectativa de avançar com o projeto de ampliação, através da construção de residências assistidas.
O projeto de intenção contempla duas fases: a primeira em que serão construídas 14 moradias unifamiliares, dois edifícios com oito apartamentos T1, um restaurante (que deverá ser alugado a particulares), uma capela e um pavilhão multiúsos (ginásio, massagens, entre outros serviços). Na segunda fase serão construídas mais 18 moradias unifamiliares.
Atualmente, a ABEOTLP conta com 20 crianças em CAT L, 36 utentes em Lar, 35 em Centro de Dia, 13 em CAO, cinco na Residência Autónoma e 49 em Apoio Domiciliário, sendo os serviços assegurados por 70 colaboradores.

Comentário

Este projeto de residências assistidas levanta algumas questões.
Em primeiro, não necessariamente a mais importante, o facto da ABEOTL Pataias ser uma instituição privada. Destinada a fazer um serviço social, ela não é exclusiva à população de Pataias, mas a todos os que a ela recorrem, a começar pelos seus sócios.
Em segundo, a ABEOTL Pataias pretende desenvolver um projeto imobiliário em terrenos que são públicos (a Alva de Pataias), aguardando da parte da Câmara Municipal de Alcobaça a «desafetação dos terrenos contíguos às instalações». Ora, esta desafetação, a ocorrer, terá de ser explicada e fundamentada aos munícipes, especialmente à população de Pataias.
Porquê desafetar terrenos públicos, de elevada sensibilidade ambiental e alto valor turístico (área envolvente à Lagoa de Pataias) para os colocar à disposição de uma entidade privada? Qual é o interesse do município e dos seus habitantes?
Que contrapartidas oferece a ABEOTL Pataias em troca dessa desafetação de terrenos?
Este projeto imobiliário “Aldeia Nova” servirá para financiar e proporcionar à população de Pataias preços mais baixos (e efetivamente diferenciadores) no acesso aos serviços de Lar Residencial, Centro de Dia e Assistência Domiciliária?
A desafetação e propriedade dos terrenos será definitiva em favor da ABEOTL Pataias ou será feita por um determinado período de tempo (40 anos? 60 anos? 99 anos?), após o qual o mesmo e as respetivas obras aí realizadas reverterão para a posse município (ou para a posse da Junta de Freguesia)?
Da futura capacidade instalada de receber e acolher cidadãos séniores, quais os rácios destinados à população de Pataias, em especial aos mais desfavorecidos?
Parece-me óbvio que este projeto se destina, pelas suas caraterísticas, a um estrato social de elevado potencial financeiro. Não há aí nada de mal. Mas querer usar terrenos públicos com o único objetivo de criar lucros sem oferecer nada em troca de significativo para a população residente, não me parece bem.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Burinhosa eliminado na Taça de Portugal

Na quarta eliminatória o CCDR Burinhosa foi elimiando pelo Tires Futsal por 2-3 nas grandes penalidades após um empate a 4-4.
O tires milita na segunda divsão nacional ocupando o quarto lugar na série F.
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=90051

sábado, 16 de janeiro de 2016

Reis do Carnaval 2016


Via COCAPA:

É com imenso Prazer, Alegria e Orgulho que a COCAPA informa que, os nossos Queridos Amigos Foliões, Beto Fonseca e Filipa Coelho irão ser os Reis do Carnaval de Pataias 2016!
Desejamos-lhes um Reinado cheio de Folia, Alegria e Sol, para que o Carnaval de Pataias tenha mais um ano Fantástico e Inesquecível! — com Beto Fonseca e Filipa Coelho.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Desfile canino de Carnaval

A notícia na edição 1168 do Região de Cister de 7 de janeiro de 2016

PATAIAS - No dia 31 de janeiro
Pataiaspatas promove primeiro desfile de Carnaval canino

Já imaginou um desfile com cães mascarados de Superhomem, pirata das Caraíbas, polícia sinaleiro, bailarina, enfermeira ou Homem-aranha? Este é o cenário mais provável de acontecer, no próximo dia 31, no parque canino Pataiaspatas, onde irá decorrer um desfile de Carnaval para cães, a partir das 15 horas.
A iniciativa é organizada pela primeira vez pelo grupo Pataiaspatas, que concluiu recentemente as obras de melhoramento e manutenção do parque canino, localizado nas traseiras do cemitério da vila pataiense e inaugurado no verão. Nesse dia, os visitantes poderão fazer doações monetárias para apoiar a manutenção e funcionamento do parque canino.
Até ao dia do desfile, o parque canino tem em exposição um pinheiro de Natal com fotografias e informação sobre animais de companhia para adoção. “Uma vez que tínhamos um pinheiro no parque surgiu a ideia de pendurar fotografias dos cães e gatos que estão para adoção em três associações da região, nomeadamente a All2them e Associação Protetora dos Animais da Marinha Grande e o Grupo de Voluntários do Canil/Gatil do Município da Nazaré”, explicou Marino Santos, um dos responsáveis pelo Pataiaspatas. “Quem nos visita vê as fotografias de várias dezenas de animais e entra em contacto com a associação responsável, caso queira adotar”, sublinha.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O fim dos campos de golfe na Pedra do Ouro

A notícia na edição 1168 do Região de Cister de 7 de janeiro de 2016

Pedra do Ouro - empresa de leiria com visão turística em fase de definição
Campos de golfe substituídos por exploração de resinagem

Os campos de golfe que foram anunciados, em 2005, para a Pedra do Ouro, praia da União das Freguesias de Pataias e Martingança, foram por água abaixo, depois de a empresa de construção civil que detinha os terrenos ter vendido parte da área à empresa Respol Resinagens, SA, sediada em Leiria.
“O que foi comunicado à Câmara é que os novos proprietários pretendem aproveitar a floresta para a exploração de resinagem e que tem projetos de empreendimentos turísticos de menor dimensão e diferentes dos anteriores, mas que, a seu tempo, irão apresentar as suas pretensões ao município”, esclarece ao REGIÃO DE CISTER Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça. Ou seja, “os novos proprietários têm outra visão turística para os terrenos” que abrangem no total 700 hectares.
Recorde-se que o projeto de implementação dos campos de golfe aguardava, há vários anos, a emissão de parecer da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). Além dos campos de golfe e dos hotéis, o empreendimento previa ainda um centro desportivo, com piscinas, campos de ténis e um clube infantil, e um centro equestre, estando prevista a instalação de um campo de polo.
Agora, e de acordo com intenção dos novos proprietários do terreno, “vai ser elaborado um projeto envolvendo várias entidades” na área da exploração turística, como explicou um responsável da Respol Resinagens.
Ao que o REGIÃO DE CISTER conseguiu apurar, o projeto a ser definido para aquela área poderá integrar uma pista para corridas de cavalos e galgos e uma unidade hoteleira.
No entanto, o responsável da Respol Resinagens não confirmou essa possibilidade, remetendo o assunto para “depois de o projeto estar elaborado e definido”.
Entretanto, a Câmara de Alcobaça “já abriu um concurso público para a renovação da rede de saneamento básico e alcatroamento para que a Pedra do Ouro fique com toda a dignidade que merece”, como explicou Paulo Inácio.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Escultura prevista para a rotunda dos bombeiros

A notícia na edição 1168 do Região de Cister de 7 de janeiro de 2016

PATAIAS - Carlos Oliveira vai apresentar maquete até final do mês
Executivo e escultor preparam projeto de embelezamento da rotunda dos Bombeiros

O executivo da União de Freguesias de Pataias e Martingança vai reunir até ao final do mês com o escultor Carlos Oliveira para debater a maquete de embelezamento da rotunda junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Pataias.
A pretensão do escultor caldense é a de recontar duas das histórias que lhe foram narradas pelo comandante Nélio Gomes. “Das histórias reais que o comandante me contou, surgiram duas ideias base: a de um operacional a resgatar um cão de um incêndio (o Figueiró) e a de dois bombeiros que, depois de desencarcerarem a vítima de um acidente ocorrido na EN242 e de a entregarem no Hospital de Leiria, caem um para cada lado, em sinal de cansaço, que tanta vez assola os nossos bombeiros”, explicou o escultor. Além destas imagens, haverá um conjunto de labaredas trabalhadas em cerâmica.
O executivo da União de Freguesias de Pataias e Martingança defende “fazer todo o sentido avançar com o embelezamento de uma das entradas na nossa freguesia”, como refere Valter Ribeiro. No início do ano passado, o executivo contactou o escultor caldense, lançando o repto para a apresentação de um projeto artístico para a rotunda. “A ideia era embelezar o espaço e homenagear os Bombeiros”, explica o presidente da União das Freguesias.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Sistema de Comunicação de Emergências

A notícia em:
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=c43bf1f7-c822-4d72-9fb3-16d35d81d21d&edition=183

Rede SIRESP – Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal
Proteção Civil de Alcobaça implementa novo sistema de comunicação de emergências
   
O Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Alcobaça tem ao seu serviço, desde o dia 15 de dezembro de 2015, equipamentos de rádio que operam na rede SIRESP – Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal. 
Constituída por uma base – instalada no Gabinete do Serviço Municipal de Proteção Civil – e quatro rádios portáteis que podem ser utilizados nos teatros de operações, a rede SIRESP permite, através da definição de grupos de conversação, que cada entidade o utilize como a sua rede privativa para convocar rapidamente os grupos com vista à resolução de uma determinada situação de emergência, de acordo com regras pré-definidas ou estabelecidas em cenários não previstos. 
O SIRESP foi utilizado pela primeira vez pela Proteção Civil no exercício CPX “Alcobaça 15”, realizado a 15 de dezembro de 2015, e foi integrado no dispositivo de prevenção e socorro do evento da Passagem de Ano 2015/2016, em São Martinho do Porto.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

O fim do golfe na Pedra do Ouro

A notícia em:
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=81474e79-18f1-4db3-b509-fd4ed4d1dfd1&edition=183

Alcobaça
Investidor desiste do projeto para instalação de golfe na Urbanização da Pedra do Ouro

A Concelhia do PS de Alcobaça lamentou, no dia 11 de janeiro, que o investidor privado tenha desistido do projeto para instalação de golfe na Urbanização da Pedra do Ouro e considera que a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal devem uma explicação aos fregueses e munícipes. O PS recorda que “o projeto que foi anunciado com muita pompa e circunstância, com apresentação de número de postos de trabalho a criar, o que influenciou naturalmente o seu voto na Assembleia Municipal”, uma vez que este projeto obrigou a alterações no PDM e na Reserva Ecológica Nacional
Para a Concelhia do PS, presidida por César Santos, “não pode agora que falhou deixar de haver uma explicação por parte do Município, mesmo sabendo que a desistência foi do investidor privado. Não podem os políticos querer "aparecer na fotografia" dos investimentos privados, quando acham quem vão colher "louros", e " assobiar para o lado" quando as coisas correm de outra forma.”
A notícia da alteração de objetivos do novo investidor já tinha sido adiantada aos jornalistas, no dia 23 de dezembro, pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, durante a visita às praias do concelho.

domingo, 10 de janeiro de 2016

Burinhosa - Zona de Intervenção Florestal

A notícia no Região de Cister nº1168 de 7 de janeiro de 2015

BURINHOSA - Falta apenas agregar 80 hectares de área florestal
Associação a um passo de constituir nova Zona de Intervenção Florestal

Até ao final de janeiro será constituída a terceira Zona de Intervenção Florestal (ZIF) da Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré (APFCAN ).
Para avançar falta apenas associar 80 hectares de área florestal para atingir o objetivo definido para a ZIF da Burinhosa, num total de 1480 hectares, sendo 50% de aderentes.
A associação tem vindo a desenvolver esforços na divulgação dos “benefícios de se associarem à ZIF” junto dos proprietários florestais da região, sendo que, em outubro, teve lugar uma reunião para esclarecimento dos proprietários florestais e captação de associados.
Pedro Monteiro, técnico da APFCAN , explica que “a associação continua a angariar aderentes, apesar do problema que representa o peso burocrático associado ao processo”.
Registe-se que a adesão de um considerável número de proprietários florestais permite a candidatura das ZIF a fundos comunitários.
Depois de aprovadas e subsidiadas, as intervenções na ZIF passam a ter um custo de cerca de 10 a 15% dos serviços de limpeza para os proprietários florestais aderentes. Todos os proprietários florestais da União de Freguesias de Pataias e Martingança poderão recolher mais informações através do telefone 244 580 961.

sábado, 9 de janeiro de 2016

O estrangulamento do Espaço Cultural/ Biblioteca e da Universidade Sénior

A falta de funcionários está a estrangular o regular funcionamento do Espaço Cultural/ Biblioteca de Pataias e da Universidade Sénior.
No final do ano de 2015, o Espaço Cultural/ Biblioteca de Pataias e a Universidade Sénior ficaram a funcionar apenas com um funcionário. Situação que se previa já há muitos meses.
Assim, apenas com uma funcionária, a Biblioteca de Pataias está já a cancelar compromissos há muito assumidos com outras instituições, como a Creche/Jardim Infantil de Pataias e os Centros de Dia de Pataias e também da Martingança, em atividades relacionadas com a realização de sessões de leitura, conto de histórias e distribuição/ empréstimo domiciliário de livros. No mesmo sentido, as instalações que se encontravam a funcionar ininterruptamente das 9h às 18h30, encontram-se agora fechadas à hora de almoço e abertas apenas até às 18h.
Outras iniciativas previstas, como a realização de um novo conjunto de tertúlias ou a requisição de livros noutras bibliotecas para aumento da oferta de leitura aos utentes, serão também canceladas.

Uma situação limite foi atingida esta semana, quando a Universidade Sénior de Pataias recebeu o encontro mensal das Universidades Séniores do Oeste. As instalações tiveram de ser encerradas e as aulas canceladas porque a única funcionária existente teve, como anfitriã, de estar presente e de coordenar a reunião.
Apesar dos evidentes constrangimentos, o regular funcionamento da Universidade Sénior foi assegurado, incluindo as aulas de sábado, não havendo necessidade de interromper as atividades letivas.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Burinhosa afastada da Taça da Liga

O CCRD Burinhosa perdeu hoje por 3-4 frente ao Sporting nos quartos de final da Taça da Liga de futsal.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Homenagem aos professores do concelho

A informação no site da Câmara Municipal
http://www.cm-alcobaca.pt/pt/noticias/2850/alunos-agradecem-aos-professores-do-concelho-de-alcobaca-no-dia-municipal-da-educacao.aspx


Na próxima segunda-feira, 11 de janeiro, todos os professores do concelho de Alcobaça vão receber uma prenda especial no Dia Municipal da Educação, oferecida pelos seus alunos como forma de agradecimentos pelo seu esforço, empenho e dedicação ao longo do percurso escolar. Subordinado ao mote “Queremos retribuir tudo o que nos dão neste Dia Municipal de Educação”, os docentes terão a oportunidade de se maravilhar com um grandioso espetáculo preparado na integra por alunos do ensino secundário.
Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Alcobaça lança o desafio aos alunos das quatro instituições do concelho com ensino secundário (Agrupamento de Escolas de Cister, Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, Externato Cooperativo da Benedita e Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister) para criar um espetáculo comemorativo dedicado a todos os docentes que os acompanharam durante os anos da sua formação, desde o pré-escolar.
A apresentação terá lugar no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, a partir das 21h00.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Burinhosa na Taça da Liga em Futsal

A notícia no site do Recordhttp://www.record.xl.pt/futebol/futsal/detalhe/primeira-edicao-da-taca-da-liga-comeca-ja-esta-quinta.HTML

Competição arranca quinta-feira
Benfica em tira-teimas com o Fundão na 1.ª Taça da Liga


A primeira edição da Taça da Liga decorre entre quinta-feira e domingo, em Oliveira de Azeméis, com o campeão nacional Benfica a reeditar com a AD Fundão a final da Taça de Portugal e Supertaça conquistadas pelos encarnados.
O campeão Benfica reencontra nos quartos de final da prova a AD Fundão, que venceu na final da Taça de Portugal, por 5-2, e na Supertaça, por 6-3, numa espécie de tira-teimas, que conheceu no sábado novo capitulo com os beirões a imporem aos encarnados, na Luz, a primeira derrota no campeonato (4-2).
A prova em estreia no calendário de futsal é disputada pelos oito clubes melhor classificados no final da primeira volta do campeonato nacional em curso e o sorteio ditou ainda os jogos Sporting de Braga-Modicus, Olivais-Belenenses e Sporting-Burinhosa.
O Sporting, que tem repartido com o Benfica ao longo dos últimos anos a hegemonia na modalidade, surge em Oliveira de Azeméis após no domingo ter igualado o rival encarnado na liderança do campeonato.
A formação leonina venceu em casa do Modicus, por 5-1, no domingo, em jogo da 16.ª jornada da Liga, e tirou partido da derrota do Benfica frente ao AD Fundão, para se colar aos encarnados no primeiro lugar, com 43 pontos, mais 12 do que o Burinhosa (terceiro).
O Burinhosa é precisamente o adversário do Sporting nos quartos de final da Taça da Liga e o vencedor desta eliminatória irá defrontar sábado a equipa que sair vencedora do duelo entre o Sporting de Braga e o Modicus.
A outra meia-final, também a disputar sábado (9 de janeiro), irá opor os vencedores das eliminatórias a disputar entre o Benfica e a AD Fundão e o SL Olivais e o Belenenses.
A competição, que de acordo com os regulamentos terá que decorrer em pavilhão neutro, desta feita o recinto escolhido foi o Pavilhão Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis, abre na quinta-feira com o jogo entre o Sporting de Braga e o Modicus, pelas 13H30.
Seguem-se os encontros que opõem o SL Olivais ao Belenenses (16H00), o Sporting ao Burinhosa (18H30) e o Benfica ao AD Fundão (21H00). A única restrição ao sorteio impede que os dois primeiros classificados se defrontem nos quartos de final.

Programa:
Quartos de final, 7 de janeiro:
Sporting de Braga - Modicus, 13H30.
SL Olivais - Belenenses, 16H00.
Sporting - Burinhosa, 18H30.
Benfica - Fundão, 21H00.

Meias-finais, 9:
Sporting/Burinhosa - Sporting de Braga/Modicus, 18H00.
Benfica/Fundão - SL Olivais/Belenenses, 21H00.

Final, 10:
Vencedor primeira meia-final - Vencedor segunda meia-final, 17H45.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Universidade Sénior canta as Janeiras

A notícia no Região de Cister 1167

Pataias
Universidade Sénior vai cantar as Janeiras na próxima quarta-feira

Um grupo de alunos e professores da Universidade Sénior de Pataias vai cantar as Janeiras a várias instituições da União das Freguesias de Pataias e Martingança na próxima quarta-feira. A iniciativa vai ter lugar após o almoço e irá animar mais de meia dúzia de instituições.

domingo, 3 de janeiro de 2016

Burinhosa segura 3º lugar

O CCDR Burinhosa recebeu e venceu os Leões de Porto Salvo por 7-5. 
Com este resultado, a equipa soma agora 31 pontos (16J;9V4E3D;55-45), mais um que o Sporting de Braga e a 12 dos líderes Benfica e Sporting.
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=88276

sábado, 2 de janeiro de 2016

Abandonado projeto do Golfe na Pedra do Ouro

A notícia no site da Rádio Cister com o respetivo audio
http://cister.fm/cister/destaque/na-urbanizacao-da-pedra-do-ouro-abandonado-o-projecto-inicial-para-instalacao-de-golf-saneamento-e-alcatroamento/

Na Urbanização da Pedra do Ouro, abandonado o projecto inicial para instalação de Golf, vai haver obras de saneamento e alcatroamento

Uma empresa do distrito de Leiria do setor da resinagem, actividade que parece voltar agora a despertar interesse para os profissionais do setor, depois de nas décadas de 60, 70 e 80, ter alcançado o sucesso e posterior declínio, adquiriu os 700 he de pinhal onde inicialmente estava previsto a instalação de um campo de golfe por parte de um grupo investidor irlandês,e que não teve diferimento por parte da CCDR, poderá agora surgir  inserido num projecto turístico de menor dimensão, uma vez que a essência de exploração para aquela propriedade será a de resinagem.
No seguimento da obras de requalificação das arribas na faixa costeira, também a Urbanização da Pedra do Ouro será intervencionada com a renovação de todo o saneamento básico e posterior alcatroamento, obra a acontecer nos próximos meses.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Depois do CD Pataiense, Bombeiros em crise diretiva

A notícia na edição 1167 do Região de Cister de 31 de Dezembro

Pataias - Ricardo santos abdica de recandidatura
Associação dos Bombeiros Voluntários sem corpos sociais

Apesar de os “órgãos sociais estarem unidos e coesos”, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Pataias encontra-se sem corpos sociais, tendo em conta que não surgiu qualquer lista candidata na Assembleia Geral que teve lugar na passada segunda-feira.
Ricardo Santos, presidente há vários mandatos, decidiu não avançar com uma candidatura, pois existem questões que quer “ver resolvidas”. “Um mandato de três anos é muito tempo e, por isso, só iremos avançar depois de chegar ao diálogo com os restantes elementos da associação, nomeadamente com o comando”, explica o dirigente, frisando que “não há hostilidades, mas é necessário recolher algumas críticas construtivas para poder avançar com uma candidatura”.
“Só depois de abrirmos espaço ao diálogo, limar algumas arestas antigas e esclarecer algumas questões poderemos encetar um novo mandato de três anos”, confessa Ricardo Santos, considerando que “agora é tempo para se refletir”.
O ato eleitoral fica agendado para Assembleia Geral de março no decorrer da qual serão ainda apresentadas as contas do exercício de 2015. “Decidimos não marcar uma Assembleia Extraordinária para evitar uma despesa à associação”, refere Ricardo Santos.