Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

domingo, 31 de janeiro de 2016

A Serra Rasa de Pataias

A Serra Rasa de Pataias

O termo de “serra rasa” ocorre na geologia referindo-se a uma serra que foi, em tempos, de altura considerável, mas que a erosão reduziu até ao ponto de se achar a reduzidas altitudes.
Muitas destas “serras rasas” encontram-se associadas a anticlinais. O termo da “serra rasa” de Pataias foi referido pela primeira vez por Paul Choffat na sua obra “Passeio Geológico de Lisboa a Leiria”. Choffat refere-se à “serra rasa” à cumeada já gasta pela erosão, entre Pataias e Leiria.

Um anticlinal, refere-se a uma dobra convexa na direção dos estratos mais recentes, ou seja, dobras nos estratos geológicos cujos flancos mergulham em sentidos opostos.

O anticlinal em Pataias está associado ao vale Tifónico das Caldas da Rainha que se estende entre Pataias, Valado de Frades, Famalicão, Alfeizerão e S. Martinho do Porto. Este anticlinal tem a sua origem em camadas depositadas num fosso alongado denominado Bacia Lusitânica (uma área de 275km x 150km ao longo do litoral centro do país), associada à abertura do Atlântico e posteriormente remobilizada por atividade tectónica compressiva.

Por outras palavras, os estratos estão inclinados e a subir do lado do oceano para o interior, como é visível, aliás, no promontório do Sítio da Nazaré.  A linha de cumeada (limite da fratura e do vale diapírico), prolonga-se no sentido SW-NE, dando origem à instalação de alguns vértices geodésicos, como o da Aguieira (Nazaré) e Poços (Outeiro dos Seixos) e visível em Pataias, por exemplo, no adro da igreja, através da vista sobre a depressão até aos Montes e Serra dos Candeeiros.

É esta linha de cumeada a parte mais elevada da denominada “Serra Rasa de Pataias”.


Fig. 1 - Representação esquemática do Anticlinal e do Sinclinal

Fig. 2 - Representação esquemática da geomorfologia da região


Fig. 3 - Estrutura geológica da região

Fig. 4 - Representação esquemática das estruturas geológicas e geomorfológicas da região

Fig. 5 - Localização esquemática de lugares ao longo dos acidentes geomorfológicos da região

Fig. 6 - Promontório do Sítio da Nazaré. Repare-se na inclinação dos estratos geológicos

Fig. 7 - Bacia Lusitânica

Fig. 8 - A Serra Rasa de Pataias
Fig. 9 - A Serra Rasa de Pataias, com representação do anticlinal

Fig. 10 - As formas de relevo na região

1 comentário: