Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ABEOTL Pataias vai construir lar para 3ª Idade

A reportagem está na edição escrita do Região de Cister nº905 de 23 de Dezembro de 2010

Associação de Bem Estar pede que a comunidade se mobilize na angariação de verbas
Instituição de Pataias avança com construção de lar


Depois de três candidaturas reprovadas e sem esperança no resultado da quarta tentativa para o financiamento de um lar, a Associação de Bem Estar e Ocupação dos Tempos Livres de Pataias (ABEOTLP) vai mesmo avançar com a construção de um edifício para aquela valência. O concurso público esteve aberto até ao início desta semana e a obra vai começar dentro de 90 dias.
A decisão de avançar com o lar sem financiamento, e, por isso, a expensas próprias, foi tomada em Assembleia Geral, na passada semana, quando os sócios deliberaram, por unanimidade, avançar com os trabalhos no terreno contíguo à associação. “É mais uma ampliação”, explicou ao REGIÃO DE CISTER António Caseiro, presidente da Direcção.
Cerca de um milhão de euros é a estimativa de custo da infra-estrutura. A instituição recebeu cerca de 40 candidaturas ao projecto, que foi efectuado pelo arquitecto Joel Branco em 1997, data da apresentação da primeira candidatura, e que tem sofrido melhorias ao longo destes 13 anos.
A associação tem fundos próprios, mas terá de recorrer à banca e à ajuda da comunidade, a quem a instituição deixa o apelo para se envolver em iniciativas de recolha de fundos.
“A população está a envelhecer. De Alcobaça para norte, não há qualquer lar de instituição particular de solidariedade social”, refere a directora técnica, Anabela Mariano.
A mais recente candidatura a apoios estatais para a construção do lar foi ao Programa Operacional Potencial Humano, do Qren, mas os dirigentes não acreditam numa resposta positiva, já que ao longo dos anos as candidaturas do concelho de Alcobaça têm sido todas indeferidas com o argumento de há camas de lar suficientes nestas 18 freguesias.
Para os dirigentes da associação, os utentes não podem esperar. “Temos muitas pessoas dependentes e muitas situações sem resposta”, afirma Anabela Mariano, numa análise ao universo de 90 idosos distribuídos entre as valências de residência autónoma, apoio domiciliário e centro de dia. A estes utentes juntam-se os 13 do Centro de Actividades Ocupacionais, que recebe pessoas com deficiências moderadas, e as 14 crianças do atelier de tempos livres.
Com a valência de lar, a ABEOTLP, que tem uma frota de 9 veículos e um orçamento anual de 700 mil euros, vai dar emprego a mais 13 pessoas, que se vão juntar ao universo de 43 (que inclui 5 a recibo verde).
As obras do lar, que começam no primeiro semestre de 2011, têm um prazo de execução de 12 meses, pelo que é expectável que o edifício esteja concluído ainda no decorrer de 2012.

2 comentários:

  1. Só uma pequena correcção: O arquitecto é Joel Duarte.......

    Papalagui

    ResponderEliminar
  2. A qualidade de vida futura de todos nós (filhos,pais ,avós...) està nesta obra. Vamos a ela.

    ResponderEliminar