Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Pataias - O ano de 2010

Findo o ano, esta é uma reflexão, com base no que no blogue foi publicado, sobre os assuntos que dominaram 2010.

PAREDES DA VITÓRIA 
Dominou o ano de 2010 na freguesia de Pataias. Primeiro, porque as obras de requalificação se atrasaram e entraram época balnear dentro. Durante o Verão, o caos ao nível do trânsito e do estacionamento foi constante. No entanto, em Setembro foram dados por concluídos os passeios e os arranjos nos jardins, a ETAR a funcionar em pleno e ainda o estacionamento na Sra. da Vitória.
A praia foi ainda palco de diversos eventos: eliminatória do concurso Sons do Baça, torneio de voleibol, etapa do circuito regional de andebol de praia, provas de surf e de body-board, alguma animação nocturna aos fins-de-semana. E ainda o Paredes Beach Party.
Houve ainda a registar o maior incêndio na Região, e de há muitos anos, na Alva da Senhora da Vitória.
Ainda em 2010, a Junta de Freguesia, com o auxílio da Câmara, concluiu a compra das escolas velhas nas Paredes.
Mas à entrada de 2011, ainda faltam arranjos junto à ETAR, casas de banho públicas e algum equipamento urbano, nomeadamente pinos para impedir estacionamento e ainda a famigerada postura de trânsito. Será que estão à espera do Verão?

DESPORTO
Foi outra das grandes conquistas da freguesia de Pataias em 2010. O CCRD Burinhosa sagrou-se campeão distrital da Divisão de Honra em futsal, a AD Ferraria subiu à 1ª Divisão Zona Sul (futsal), o CD Pataiense ganhou a Taça Distrital (futebol 11), Tiago Mateus sagrou-se Campeão Nacional , os jovens atletas de pentatlo das Piscinas de Pataias sagraram-se também campeões nacionais e André Filipe sagrou-se campeão regional em BTT.
Há ainda a destacar os cerca de 1200 utilizadores regulares das piscinas, as várias dezenas de jovens nas escolas de formação do CD Pataiense, CCRD Burinhosa e Casa do Benfica de Pataias e Renato Macedo no ciclismo. 
De destacar ainda os eventos desportivos realizados nas piscinas de Pataias e as provas de pit-bikes em Pataias-Gare.
Sem dúvida, 2010 foi um ano ímpar no desporto da freguesia.

SOCIEDADE FILARMÓNICA RECREATIVA PATAIENSE 
Se dúvidas houvesse, foi a confirmação da revitalização da centenária colectividade. A escola de música movimentou quase uma centena de alunos, entre o canto e diversos instrumentos, da bateria à guitarra eléctrica, passando pelas flautas e trombone de varas. Apresenta ainda uma secção de teatro.
A respectiva banda, cheia de gente jovem, na sua maioria abaixo dos 20 anos, presenteou ainda a população com alguns concertos e um encontro de bandas. Sempre com bastante qualidade.
Faltou a divulgação de algumas das iniciativas. 
Aqueles jovens merecem TODO o carinho.

UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR PINHAL DO REI
É assim que agora se chama a extensão em Pataias do Centro de Saúde de Alcobaça, com o intuito de alargar e melhorar a assistência médica em Pataias. As mudanças previstas obrigaram ao alargamento das instalações e à mudança da Junta de Freguesia. Só o tempo dirá se as mudanças tornaram os serviços mais eficientes e se a população ficou melhor servida.

SOLIDARIEDADE
Foi uma das palavras de ordem, quer através do grupo de voluntários (da Igreja Paroquial) em articulação com o Banco Alimentar, quer através da Junta de Freguesia de Pataias e da criação da Loja Social. Num ano difícil e de desemprego crescente, também aqui em Pataias, este apoio revelou-se imprescindível para a sobrevivência de várias famílias.
Sem estas iniciativas e a disponibilidade de dezenas de voluntários, a situação social de dezenas de pessoas seria trágica. Merecem todo o apreço e colaboração.
Infelizmente, para 2011, prevê-se que sejam ainda mais necessários.
Paralelamente, a ABEOTL de Pataias, sem apoios garantidos mas respondendo às necessidades da população, vai avançar para a construção de um lar para a 3ª idade. Pediu o apoio à população – não poderemos negar.
Uma palavra ainda para os voluntários do Projecto Limpar Portugal. O seu trabalho resultou na recolha de mais de 7,5 toneladas de lixos e resíduos. Uma iniciativa a repetir.

GESTÃO DO TERRITÓRIO
Num ano em que se começou a falar da revisão do PDM, não faltaram exemplos e polémicas sobre aquilo que é o ordenamento do território e o urbanismo na freguesia.
Por um lado, o projecto de renovação da Av. Rainha Santa Isabel. Longe de ser unânime, as suas propostas têm alimentado diversas discussões. Com a chegada da crise, a redução dos orçamentos e a situação financeira da Câmara, o projecto foi remetido para a gaveta. Sine dia.
Ainda bem, digo eu.
Por outro, o projecto do novo Centro Escolar de Pataias. Que entre outras coisas, implica a deslocalização do actual mercado e a requalificação do edifício das actuais escolas primárias. Mas também o encerramento de escolas nos Pisões e Burinhosa.
O projecto teve a provação em QREN e, foi dito em reunião de Câmara, a Secil Pataias vai contribuir também para a sua construção. Mas falta o mais difícil: quem pagará a mudança do mercado?
Para terrenos contíguos, está também previsto um estádio municipal. Não é, certamente, uma prioridade para os próximos anos.
Há ainda a questão dos empreendimentos urbanísticos no litoral da freguesia. Na Pedra do Ouro, esgrimem-se argumentos sobre a racionalidade de construir sobre arribas ameaçadas pela acção do mar ou sobre erros de cartografia de 6000 metros quadrados.
Depois de expectativas criadas, termina-se ainda o ano a questionar sobre a vinda, ou não, do golfe para a Pedra do Ouro. Afinal, não está previsto no PROTOVT (aprovado há 6 meses…). Nem este, nem o de S. Martinho. E, se por acaso, a Câmara apenas conseguir convencer, no curto espaço de tempo que tem, a CCDR a aprovar apenas um? Por qual vai optar?
Nas Paredes da Vitória, atropelos aos projectos arquitectónicos e o hábito de construir sem licenças camarárias fazem parte do dia-a-dia. Sem que se vejam acções enérgicas por parte de quem tem responsabilidades.
Em Vale Furado, a discussão foi em torno de uma acesso público à praia.
Na praia da Légua, a requalificação da praia foi adiada.

TRADIÇÃO
A tradição ainda é o que era e no caso de Pataias é única. Organizar comissões de festas com base na data de nascimento é um caso único no país. Depois da tradição do "Jantar do Ano", assumiu-se com um desígnio local assegurar as festas locais aos 35 e 36 anos de idade. É graças a esta tradição (talvez única a nível nacional - se não o é, fomos os primeiros a fazê-la, mantendo-a consecutivamente pelo menos há vinte anos) que se mantêm as festas populares da Senhora da Vitória e do Sagrado Coração de Jesus.

SAPINHO GELÁSIO

Foi um ano de crescimento, ultrapassando as minhas próprias expectativas e obrigando, paulatinamente, à alteração de objectivos que me propus e ao próprio blogue.
Fazendo um balanço do ano de 2010, foram colocados no Sapinho Gelásio, com entrada diária de conteúdos, cerca de 640 posts.
O blogue registou em 2010 mais de 23500 acessos, correspondente a mais de 45000 páginas visitadas. Foi referenciado com alguma frequência noutros sítios da internet e comunicação social regional, nomeadamente no Região de Cister, Pataias à Letra, pataias.net e uniralcobaca.blogspot.com.
Sapinho Gelásio: De Pataias, Para Pataias, Por Pataias.

Um feliz Ano Novo.

1 comentário:

  1. Uma pequena rectificação:
    No Pentatlo Moderno das Piscinas de Pataias só houve um campeão, aliás uma campeã, Mariana Pereira, no escalão de benjamins, na prova realizada em Setúbal, em 11 de Julho de 2010. No entanto, no Circuito Super Jovem (composto por 5 provas, uma delas em Pataias)e como se tratava do 1.º ano de actividade destaco: o 3.º lugar da Rafaela Almeida no escalão de iniciados, o 3.º lugar da Raquel Cardoso e o 3.º lugar do Simão Costa ambos no escalão de Benjamins e por fim o 3.º lugar do Rui Neves no escalão de aprendiz.
    Como há outros resultados dignos de realce vou enviar-te por email documentação original da Federação. Uma nota final para a chamada do penta atleta Pataiense Adrien Roda à Selecção Nacional para eventuais participações em provas internacionais.

    ResponderEliminar