Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Freguesia de Pataias ficou mais pequena

A Assembleia de Freguesia aprovou com 6 votos a favor (PSD) e 3 abstenções (PS) a alteração dos limites administrativos entre as freguesias de Pataias e Marinha Grande.
Em causa estavam algumas habitações na Pedra Lisa (Água de Madeiros), que alegadamente estando no concelho de Alcobaça, haviam, desde sempre, sido licenciadas pela Câmara da Marinha Grande.
Após algumas trocas de ideias, de onde se salientaram a convicção de alguns dos presentes que sempre tinham tido a ideia de que aqueles terrenos pertenciam à Marinha Grande, ou que pensavam que o limite da freguesia era pelo rio e ainda da necessidade de adaptar os limites administrativos ao cadastro, para além da simplificação da vida aos moradores e proprietários daqueles prédios, optou-se pela aprovação da proposta.
E assim, aquele território passou a fazer parte da Marinha Grande.

Comentário

Provavelmente, se tivesse poder de decisão, e perante o pouco que conheço da situação e “no momento”, também teria votado a favor. No entanto, não deixei de me surpreender com a falta de discussão que o assunto suscitou e que conduziu à efectiva redução do território da freguesia.
Sustentar uma decisão destas apenas em fotografias aéreas com algumas linhas marcadas e no “sempre ouvi dizer”, parece-me um pouco leviano. Não sei se os moradores de Água de Madeiros foram ouvidos, se foi feito um levantamento do cadastro, se existiu alguma pesquisa histórica, ou qualquer outro procedimento de forma a fundamentar a proposta.
Mais surpreendente foi a decisão de abstenção por parte de alguns deputados. Estava em discussão “perder” território da freguesia. Quanto a mim, ou se é a favor, ou contra. Ambas as posições são aceitáveis. Mas quando me perguntam se podem tirar um bocado daquilo que é meu, eu não me posso abster e deixar que a decisão seja tomada por outros. Dá a sensação que não quero saber…

2 comentários:

  1. Temos aqui um bom exemplo do que o PS em Pataias é capaz de fazer, ou seja nada, falam, falam, falam, mas na hora das decisões é NIM!!!

    ResponderEliminar
  2. Pergunto: quando o PSD se absteve na questão do orçamento 2011, também foi NIM? Ou "deixou" passar o orçamento (sabe-se lá com que intenções) porque fazia sentido, naquele momento, para o País, para o PS, para o PSD?
    Apenas respondo por mim (aliás na qualidade de independente que continuo a ter): a minha abstenção apenas se deveu ao facto de não conhecer o processo. Quando desconheço o que vou votar abstenho-me, VOTANDO. Entendam como quiserem. Bom 2011.

    ResponderEliminar