Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Villa Vitória ou o espaço público nos projectos de loteamento

O Pataias à Letra traz nas suas páginas da última edição, uma reportagem sobre o empreendimento urbanístico Villa Vitória, na praia de Paredes da Vitória.
Não querendo, por agora, entrar noutras considerações, mas apenas olhar para aquele projecto de loteamento na óptica do espaço público, não deixo de me interrogar:

A portaria nº216-B/2008 (na sequência do decreto-lei nº555/99 e legislação seguinte), estabelece os parâmetros para o dimensionamento das áreas destinadas a espaços verdes e de utilização colectiva, infra-estruturas viárias e equipamentos de utilização colectiva (valores mínimos a considerar):

Para a habitação colectiva:
Espaços verdes e de utilização colectiva: 28m2/120m2 área de construção para habitação
Equipamentos de utilização colectiva: 35m2/120m2 área de construção para habitação
Infra-estruturas – estacionamento: 1 lugar/fogo T0 e T1; 1,5 lugares/fogo T2 e T3; 2 lugares/fogo T4, T5 e T6. O número total de lugares resultante da aplicação dos critérios anteriores é acrescido de 20% para estacionamento público.

Para comércio:
Espaços verdes e de utilização colectiva: 28m2/100m2 área de construção para comércio
Equipamentos de utilização colectiva: 25m2/100m2 área de construção para comércio
Infra-estruturas – estacionamento: 1 lugar/30m2 área de construção para comércio para estabelecimentos menores a 1000m2 de área de construção. Cumulativamente 1 lugar de pesado/200 m2 de área de construção para comércio.

Olho para estes valores e não deixo de me interrogar, neste caso específico, por onde é que eles andam, nomeadamente os destinados aos espaços verdes e equipamentos de utilização colectiva?

5 comentários:

  1. -qual zonas verdes!!! fica bem é uma enfiada de prédios!!
    mesmo em alcobaça, aquela coisa do mosteiro..ficava lá bem era uma enfiada de prédios..amarelos e azuis com umas belas marquises..vcs nã percebem nada disto!!

    ResponderEliminar
  2. perguntem aos arquitectos que mandam na camera onde estao os espaços verdes... e os azuis... e os vermelhos... devem tar num saco!!!

    ResponderEliminar
  3. Pedro Fortes da Silva9 de dezembro de 2010 às 20:45

    Através de um colega soube da existência deste site.
    Deparo-me então com a notícia “A Villa da "Vitória" de João Metódio”, à qual não detive muita atenção por, todos os anos pelo Verão quando volto às Paredes de Vitória, assistir a mais um atentado ambiental/urbanístico/estético/de ordenamento do Território. A meu ver é disso mesmo que se trata.
    Julgo que salta à vista de todos que as vertentes acima do mesmo empreendimento são arenosas, logo instáveis se não contarem com vegetação que segure os arenitos.
    Além disso, o dito empreendimento, junto com os restantes que se encontram no cimo da vertente (junto ao Parque de Campismo), são fruto da pressão urbanística a que a já referida praia não escapou. Mascarados de desenvolvimento, vão continuando a modificar a paisagem do nosso litoral e neste caso de uma praia pitoresca. O resultado está à vista, um conjunto de prédios sem cuidado estético algum, alterando em grande medida as características naturais do vale das Paredes.

    Pedro Fortes da Silva
    pedrofortessilva@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. um monstro autentico nas paredes. continuo a perguntar-me porque e que a construção da casa da professora ália foi "embargada" (não sei se será o termo correcto.) e foi autorizado no lado oposto este atentado contra a natureza, contra a paisagem do lugar e contra sobretudo conceitos basicos de arquitectura. enfim mais uma obra metodio no seu melhor.

    ResponderEliminar
  5. É lamentável que a sociedade civil continue a permitir que tais aberrações continuem a proliferar no nosso país e concelho. Basta que nos questionemos sobre o ganho ou valor acrescentado e a qualidade de vida percebida pela comunidade de utilizadores deste espaço. O que aqui foi e continua a ser feito é, como atrás disse Pedro Silva, um atentado ambiental. O que daqui resulta só serve, no curto prazo, o proprietário de tal empreendimento, porque os demais utilizadores (residentes e visitantes), esses ficam, entendo, muito mais pobres.
    Este é apenas um exemplo entre outros que se podem observar nesta localidade e em tão pouco tempo. Mas mas fiquem atentos, pois existem por aqui mais atentados e outros se hão-de seguir...

    ResponderEliminar