Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 4 de dezembro de 2010

A Capela da Burinhosa

O magnífico Tiago Inácio continua a divulgar a história da Burinhosa. 
Desta vez, um texto sobre a capela da Burinhosa e algumas fotografias deliciosas.
Recebi via e-mail e retransmito.

Da antiga capela à actual…


A primeira capela da Burinhosa é datada do final séc. XIX. Era um antigo templo de uma só nave, onde se realizava oração ao Domingo á Tarde e na qual a sua Padroeira era a Nossa Senhora do Rosário. Já no final dos anos 60 começaram a realizar-se pequenas festas em honra da sua padroeira. As festas não continham conjunto Musical visto o cabeço de areia onde se situava a Igreja era demasiado Íngreme para possibilitar montar um palco para a actuação.
A segunda capela datada de 1972 veio substituir o antigo templo e a partir dai passou-se a rezar missa todos os fins-de-semana. O Adro foi também remodelado para poder aumentar a dimensão das festas em honra á sua padroeira. A 19 de Junho 1983 foi construído na encosta um monumento aos combatentes da guerra Colonial. A 24 de Julho de 1987 foram doados os novos bancos e a escadaria pelo senhor Joaquim Rosa Duarte. Em 1991 a capela foi remodelada e foi construído uma entrada central. O Adro foi totalmente remodelado, sendo construído um palco com cave, uma quermesse e uma cozinha. Neste ano forem também colocados 2 sinos (antes só contava com 1). Entre o ano de 1999 e 2001 foi construído o centro pastoral, que conta com diversas salas, palco, cozinha, diversos anexos e um átrio central.
Em 2008 devido á degradação da capela, optou-se pela construção de uma nova capela de uma arquitectura moderna. Foi inaugurada em a 26 de Setembro de 2009.





[fotografia da demolição da capela da Burinhosa em 2 de Outubro de 2008 - retirada a pedido a 15/01/2012]

Sem comentários:

Enviar um comentário