Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Orçamento da CMA e as colectividades

A notícia é da Rádio Cister.

CDU quer 1% do Orçamento da Câmara aplicado nas Colectividades do concelho

A CDU insiste na necessidade de se investir um por cento do Orçamento da Câmara Municipal de Alcobaça nas colectividades do concelho de Alcobaça.
Está em causa um valor de 600 mil euros.
O vereador Rogério Raimundo considera que, desta forma, “estar-se-ia a investir da melhor maneira os dinheiros destinados às actividades culturais”.
“As associações poderiam criar postos de trabalho fixos, assim como gerir da melhor maneira os projectos que as respectivas direcções vão colocando no terreno”, sem terem de estar à espera se o município irá ou não apoiar essas actividades, acrescentou.

Comentário

Parece-me evidente que o actual estado da atribuição dos subsídios não serve as necessidades das colectividades (acabaram de ser definidos os subsídios de... 2009!).
Mas perante esta proposta, há que saber:
Qual é a percentagem (e valor) que a Câmara destina actualmente às colectividades?
Nos apoios às colectividades, estão contemplados os pagamentos de, por exemplo, das actividades de complemento curricular?
Quais os critérios para dividir esse alegado "bolo" de 600 mil euros?
São contabilizados nos apoios às colectividades, para além das transferências "normais", os apoios extraordinários e pontuais?
Não deveria a Câmara estabelecer protocolos de financiamento mensal regular com algumas das colectividades de cariz cultural, tal como faz com o desporto?

1 comentário:

  1. esta proposta é muito específica e não tem a ver nem com os subsídios culturais, incentivos ao desporto e a obras...
    Quer respostas sociais de proximidade, nas sedes de colectividades que queiram desenvolver espaços de ATL Infância e Juventude, Centro de Convívio de Idosos com criação de postos de trabalho.
    Daí a abertura de concurso de ideias.projectos...
    aquel'abRraço

    ResponderEliminar