Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 30 de abril de 2011

Nova Direcção da AD Ferraria

Boletim com imagens críticas da freguesia

Notícia na edição 923 de 28 de Abril de 2011 do Região de Cister

Pataias e Martingança
PCP lança boletim com imagens críticas das freguesias


As valas da Avenida Rainha Santa Isabel e a exigência da requalificação daquela via são notícia na primeira edição do boletim da comissão freguesias de Pataias e Martingança, feito e divulgado pelo PCP. Entre outros reparos está a falta de água, saneamento e iluminação nos Pisões, as condições das casas de banho públicas de Pataias e a falta de passeios na ponte da Martingança-Gare.

Mega loja chinesa abre em Pataias

Reportagem na edição 923 de 28 de Abril de 2011 do Região de Cister

Armazém tem 1.700 metros quadrados e conta com oito colaboradores a tempo inteiro
Empresário chinês investe 400 mil euros em Pataias


O Armazém do Oriente abriu no passado sábado, em Pataias, num investimento que atingiu os 400 mil euros. O primeiro dia com as portas abertas surpreendeu até o próprio empresário. Segundo Wu Tint, passaram pelo novo espaço cerca de duas mil pessoas.
Mas engane-se quem pensa que o Armazém do Oriente, que conta actualmente com oito colaboradores, tem o aspecto das típicas lojas chinesas. Com 1.700 metros quadrados, o empreendimento situado próximo ao Intermarché, conta com “um espaço organizado” e que se procura diferenciar “de outros espaços semelhantes”.
“Tentamos fazer algo diferente, mas sempre com o objectivo de conseguir o preço mais barato em todos os artigos”, refere o empresário, que conta com mais cinco armazéns: três em Lisboa, um em Leiria e outro em Vila Franca de Xira.
Com investimentos em cidades de maior dimensão, porquê a aposta num espaço em Pataias? Para Wu Tint, o facto de “não existirem muitas  lojas semelhantes” fez com que investisse em Pataias. O empreendedor revela que até nem “conhecia bem a vila”, passando apenas pela localidade no período de férias.
Para já o sucesso tem sido acima das expectativas, o que faz o investidor prever que possa ter recuperado todo o capital investido dentro de dois anos.
A abertura nesta época do ano não foi feita ao acaso. Para o empresário chinês, os meses de Junho a Dezembro são sempre os “mais produtivos do ano”. Quando questionado se não hesitou em investir numa época de crise como esta, Wu Tint não deixou dúvidas: “Todos os momentos são bons para se investir, desde que seja bem feito”.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Plano de Pormenor do Camarção na gaveta

A notícia é da Rádio Cister, publicada a 28 de Abril de 2011

PP do Camarção em Pataias não vai ser aprovado até ao final do mês
Segundo o presidente da Câmara, Paulo Inácio, as “entidades responsáveis não emitiram os pareceres necessários” e, assim, será impossível a Alcobaça fazer aprovar o PP de Pataias, para onde está previsto um avultado investimento turístico que contempla campos de golfe, hotéis e outros equipamentos de lazer.

O dia 30 de Abril é a data limite do regime de exceção do Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT). Após esse dia, todo o ordenamento administrativo dos municípios integrados no Oeste e Vale do Tejo passará a respeitar as regras do PROT, documento que impõe limites à desafetação dos regimes de ordenamento em vigor.

Como os terrenos do Camarção ainda estão afetos a regimes de ordenamento que não contemplam a ocupação turística, o investimento não poderá avançar enquanto vigorarem esses enquadramentos.

Resta a Alcobaça alterar o regime no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), mas se o PROT não permitir a desafetação de toda a área do projeto do Camarção, o investimento corre o risco de “ficar na gaveta”.

Comentário

No mesmo dia em que são votados dois Planos de Pormenor para São Martinho do Porto na Assembleia Municipal, sai a notícia que o Plano de Pormenor do Camarção (isto é, o Golfe da Pedra do Ouro), fica em "águas de bacalhau" e que um investimento prometido há anos pela Câmara Municipal do mesmo PSD (lembram-se: 2000 postos de trabalho), não se vai concretizar.
S. Martinho, 2 - Pataias/Paredes da Vitória, 0.

Porque será que não estou surpreendido?

Filarmónica de Pataias promove prova de vinhos

Região de Cister, edição 923 de 28/04/2011

Pataias
Sociedade Filarmónica recebe Prova de vinhos


A Sociedade Filarmónica de Pataias recebe, no próximo dia 7 de Maio, uma prova de vinhos, que irá contar com várias produções provenientes de Ourém. Branco, Palhete, Tinto normal e Tinto Reserva (madeira) serão os tipos de vinhos dados a conhecer. O encontro será acompanhado de um jantar e terá a presença de um enólogo.

Exposição de Fotografia

Notícia no Região de Cister, edição 923 de 28 de Abril de 2011

Junta prepara exposição de fotografias da freguesia

A Junta de Pataias está a preparar uma exposição de fotografias da freguesia para mostrar nas festas da vila, que decorrem de 14 a 16 de Maio. Aquela autarquia lançou, por isso, um repto à população que queira contribuir com fotografias. As fotos deverão ser de locais ou paisagens da freguesia e deverão ser enviadas em formato digital para a Junta, que tratará da impressão.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

terça-feira, 26 de abril de 2011

Assembleia de Freguesia de Pataias - Ordem de Trabalhos

Amanhã, dia 27, pelas 21horas na sede da Junta de Freguesia.

Renato Macedo em grande na prova de Loulé

O jovem ciclista pataiense Renato Macedo continua em grande forma neste início de época.
Em Loulé, neste fim-de-semana, conquistou as camisolas de montanha e metas volantes.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Naufrágio na Polvoeira faz um morto e um ferido

A notícia e as fotografias são Rádio Cister.

Um morto e um ferido em naufrágio na Praia da Polvoeira

Um homem morreu afogado e outro ficou ferido após o barco de recreio onde seguiam ter naufragado ao início da tarde desta segunda-feira na praia da Polvoeira, Pataias, concelho de Alcobaça.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Pataias, Nélio Gomes, a embarcação, onde seguiam os dois tripulantes, tem “cerca de seis, sete metros” e “deslocou-se até à zona de rebentação, onde deve ter virado”.
O alerta para o acidente foi feito às 12h55, tendo acorrido ao local 11 bombeiros apoiados por quatro viaturas da corporação de Pataias.
A viatura médica de emergência e reanimação do INEM sediada no Hospital de Santo André, em Leiria, e a Polícia Marítima também se deslocaram para a praia da Polvoeira.
“Apesar das diversas manobras de reanimação, há uma vítima mortal”, disse Nélio Gomes.

No "Correio da Manhã"
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/um-morto-e-um-ferido-em-naufragio-de-barco-de-pesca

No "Público" 
http://www.publico.pt/Sociedade/homem-morreu-afogado-e-outro-ficou-ferido-em-naufragio-de-barco-de-recreio_1491213

Paredes da Vitória - blogue

A Associação de Moradores e Amigos de Paredes da Vitória, tem um blogue e uma conta no facebook:

http://amaparedesdavitoria.blogspot.com/

http://pt-pt.facebook.com/pages/AMA-Paredes-da-Vit%C3%B3ria-Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Moradores-e-Amigos/180683788631070

domingo, 24 de abril de 2011

Elementos Justificativos da Venda da Alva de Pataias – 20

«DIÁRIO DO GOVERNO», n.º 185-II Série
de 9 de Agosto de 1960


DIRECÇÃO-GERAL
DOS SERVIÇOS FLORESTAIS E AQUÍCOLAS

Tendo a Câmara Municipal de Alcobaça deliberado solicitar a exclusão do regime florestal parcial de determinada parcela de terreno baldio, com a área de 143,45 ha., incluída no perimetro florestal de Alva de Pataias, submetida no regime floreslal parcial por decreto de 7 de Abril de 1919;
Considerando que a referida parcela de terreno baldio se destina a ser vendida a uma empresa fabril produtora de cimentos especiais, que pretende fazer a extracção de calcáreos, matérias-primas essenciais à elaboração dos seus produtos, e edificar um grupo de construções apropriadas à instalação de indústrias subsidiárias da do cimento, moradias para o pessoal e obras sociais do centro industrial;


Considerando que, muito embora o terreno em questão seja de aptidão exclusivamente florestal, o destino que se lhe pretende dar sobreleva a sua actual utilização silvícola, porquanto a ampliação da fábrica e a edificacão de vários anexos correspondem à medida de fomento e previdência de indiscutível repercussão na economia regional, com amplos reflexos no acréscimo do produto nacional;
Atendendo ao parecer favorável do Conselho Técnico dos Serviços Florestais;
Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.° do art. 109º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo o seguinte:

Art. 1º - Fica excluída do regime florestal parcial, a que foi submetida por decreto de 7 de Abril de 1919, e devolvida à administração da Câmara Municipal do Concelho de Alcobaça, uma área de 143.45 ha. do perímetro florestal denominado «Alva de Pataias», correspondente aos talhões 2O, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33 e 34.
Art. 2º - A Câmara Municipal de Alcobaça, deverá depositar na Caixa Geral de Depósitos Crédito e Previdência, nos termos do art. 226.° do Regulamento de 24 de Dezembro de 1903 e do art. 2.º do decreto de submissão, de 7 de Abril de 1919, sem o que não será lavrado o auto de devolução do terreno, a importância correspondente no valor atribuído ao arvoredo existente pela Direcção--Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas.
Art. 3º - O terreno destina-se a ser vendido à Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos, S.A.R.L., para:
1.º - Exploração das pedreiras de calcáreo;
2.° - Construção de habitações para o pessoal e outros edifícios destinados à obra social a criar no centro
industrial;
3.° - Construção de instalações fabris destinadas a indústrias subsidiárias da do cimento branco.
§ único - Se a venda se não efectuar no prazo de dois anos após a assinatura do auto de devolução, o terreno regressará ao regime florestal a que anteriormente se achava submetido.
Art. 4.° - Este decreto refere-se unicamente à exclusão do regime florestal e não desobriga a Câmara Municipal de Alcobaça das restantes formalidades exigidas por lei sobre a alienação de terrenos baldios por parte dos Corpos Administrativos.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 9 de Agosto de 1960.

Américo de Deus Rodrigues Thomaz
António de Oliveira Salazar
Luiz Quartin Graça

sábado, 23 de abril de 2011

Lagoa de Pataias - passadiço queimado

Parte do passadiço de madeira existente na lagoa de Pataias foi queimado nesta semana que passou.
As causas do incêncio não foram apuradas, mas não se encontram excluídas quer os actos de vandalismo, quer a combustão de um cesto do lixo que existia no local.
A fotografia surge na edição 922 desta semana do jornal Região de Cister e é da autoria de Pedro Pesqueira.

Ano Internacional da Floresta na Lagoa de Pataias

A reportagem está na edição 922 do Região de Cister
Assinalado ano internacional da floresta
Lagoa de Pataias recebe actividades


Primeiro foram os seniores e depois as crianças a usufruirem da Lagoa de Pataias na sexta-feira e no sábado, em iniciativas da Câmara de Alcobaça, no âmbito do Ano Internacional da Floresta.
O evento, que surgiu duas semanas depois de actividades na Mata do Vimeiro, pretendeu proporcionar à população um contacto com a natureza.
No local estiveram utentes de várias instituições particulares de solidariedade social de todo o concelho, que fizeram caminhadas, passeios, uma aula de fitness e participaram em jogos tradicionais.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Vale Furado

Vale Furado, na manhã chuvosa de quarta-feira, 20 de Abril.
Na maré baixa, não me recordo de ver assim um areal tão grande e as rochas tão tapadas de areia.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Pataienses candidatos às legislativas

Valter Ribeiro (PSD) e Eugénia Rodrigues (PS) estão nas listas a candidatos a deputados da Assembleia da República nas próximas legislativas de 5 de Junho. Valter Ribeiro surge em 8º lugar e Eugénia Rodrigues em 12º.
Nas legislativas de 2009, no distrito de Leiria, os resultados eleitorais foram os seguintes: PSD (34,92%), PS (30,10%), CDS (12,55%), BE (9,49%). PSD  e PS elegeram 4 deputados cada, CDS e BE 1 deputado cada.
Oitavo lugar, mesmo em qualquer uma das listas, parece um bocado distante para que Pataias volte a ter uma presença efectiva no Parlamento, depois de José Cupertino Ribeiro Júnior logo em 1911.

http://www.cister.fm/informacao/politica-informacao/valter-ribeiro-joaquim-pequicho-olga-silvestre-nas-listas-psd

Valter Ribeiro, Joaquim Pequicho e Olga Silvestre nas listas do PSD
 
O presidente da Junta de Freguesia de Pataias, Valter Ribeiro, integra as listas do PSD, pelo círculo eleitoral de Leiria.
O autarca do concelho de Alcobaça surge na oitava posição, logo à frente de Joaquim Pequicho, da secção da Nazaré, e de Olga Silvestre, de Porto de Mós.
Segundo João Paulo Costa, presidente da concelhia de Alcobaça do PSD, o oitavo lugar de Valter Ribeiro abre boas perspetivas para as eleições de 5 de Junho, remetendo para uma data posterior às legislativas mais comentários ao lugar ocupado pelo autarca de Pataias.
Refira-se que a lista dos sociais democratas é novamente encabeçada por Teresa Morais, sendo então seguida por Fernando Marques, Feliciano Barreiras Duarte, Maria da Conceição Pereira, Paulo Batista Santos, Pedro Alexandre Pimpão, Laura Esperança, Valter Ribeiro, Joaquim Pequicho e Olga Silvestre.

http://www.cister.fm/informacao/politica-informacao/alzira-henrique-eugenia-rodrigues-nas-listas-ps

Alzira Henrique e Eugénia Rodrigues nas listas do PS

Há duas mulheres do PS de Alcobaça que integram as listas pelo Círculo Eleitoral de Leiria às Legislativas do próximo dia 5 de Junho.
Alzira Henriques, na oitava posição e Eugénia Rodrigues, na 12ª, foram os nomes indicados pela concelhia socialista de Alcobaça, presidida por António Aniceto.
O dirigente partidário refere que esta escolha de duas juristas também significa a “vitória das mulheres” na vida política de Alcobaça.
Apesar de ambos os nomes não estarem colocados em posições diretamente elegíveis, António Aniceto acredita que a repetir-se a rotatividade dos deputados, Alcobaça poderá ter um representante no Parlamento, durante a próxima legislatura.
Melhor colocado está Walter Chicharro, da Nazaré, que surge na sexta posição, numa lista liderada pelo presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Basílio Horta.
João Paulo Pedrosa, Odete João e Jorge Gonçalves são os nomes que surgem logo a seguir ao membro fundador do CDS/PP, partido de que foi vice-presidente e secretário-geral.

Multibanco em Paredes da Vitória

Já está instalado o Multibanco na praia de Paredes da Vitória, um desejo antigo de moradores e frequentadores não só daquela praia, mas de todos aqueles que frequentam o litoral da freguesia de Pataias.
A caixa multibanco está instalada na Av. de Nossa Senhora da Vitória (a rua principal), mesmo em frente à Marisqueira Tonico.
Hoje às 7h da manhã já estava a funcionar, mas ainda não tinha dinheiro disponível.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Renato Macedo vence em S. Bartolomeu de Messines

O jovem ciclista natural de Pataias venceu neste fim-de-semana de 17 de Abril a 2ª prova da Taça de Portugal Liberty Seguros.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Site da Filarmónica de Pataias


A Sociedade Filarmónica Recreativa Pataiense também já tem um site.
No site é possível encontrar notícias, a agenda, e um conjunto de informações relativas à história e actividades, como a Escola de Música e o Grupo de Teatro.
Interessante também é a galeria fotográfica.

Assembleia de Freguesia de Pataias - Convocatória

Assembleia de Freguesia de Pataias, no próximo dia 27, pelas 21h na sede da Junta de Freguesia.

Antiga Igreja Paroquial de Pataias

Pormenor da antiga Igreja Paroquial de Pataias, com referências à sua existência já em 1622.
A igreja foi demolida nos finais da década de 1940, para construção da actual.
É ainda visível parte do rossio (actual Largo Comendador Joaquim Matias) e do antigo coreto, também atingido pela febre das demolições.

A fotografia original está disponível no estúdio de fotografia do Antero Coutinho.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Loteamento da Pedra do Ouro - contratada consultadoria externa

A notícia está na Rádio Cister.

Loteamentos da Pedra do Ouro: CDU acusa Câmara de deitar dinheiro fora

A Câmara de Alcobaça decidiu entregar a uma empresa de consultadoria externa a elaboração de um parecer sobre o caso dos Loteamentos da Pedra do Ouro.
Um erro técnico tem impedido os proprietários dos terrenos licenciarem as respetivas construções.
A CDU optou por votar contra esta solução da maioria PSD, argumentando que assim está-se a deitar dinheiro fora desnecessariamente.
O vereador Rogério Raimundo lembra que a Câmara Municipal de Alcobaça tem juristas e técnicos capazes de emitir um parecer sobre a definição dos erros de cartografia que se verificam na Pedra do Ouro.
Para o vereador, esta solução evitaria uma despesa na ordem dos 11 mil euros, que é quanto vai custar a contratação de uma empresa de consultadoria externa à autarquia.

Pataiense vence Biblioteca

O CD Pataiense venceu a Biblioteca de Valado de Frades por 1-0.
Apesar de manter a 7ª posição, a equipa de Pataias está agora apenas a 3 pontos do 4º lugar e a 6 do 3º (40 pontos;26J;11V7E8D;32-32).
O Ginásio de Alcobaça, que poderia ter chegado ao título nesta jornada, foi derrotado na Benedita por 1-0.
Mais informações em: http://futeboldistritaldeleiria.blogspot.com/2011/04/26-jornada-divisao-de-honra-seniores.html

CCRD Burinhosa vence na Benedita

A equipa de futsal do CCRD Burinhosa foi até à Benedita vencer o Externato local por 6-2.
Este resultado consolidou a quarta posição, cada vez mais distante dos lugares da subida, dada a proximidade do fim do campeonato. (40 pontos;22J;12V4E6D;100-71).
Mais informações em: http://www.infutsal.com/3o-divisao-serie-c/resultsranking/38.html

domingo, 17 de abril de 2011

Recenseamento eleitoral

Confirme e saiba o seu número de Recenseamento Eleitoral

Porque estamos à beira de novas eleições e o sistema de recenseamento foi alterado, consultem o vosso nº de eleitor, e vejam se o número indicado é aquele que está no vosso cartão de eleitor.
TODOS OS VOTOS CONTAM
Se tiverem amigos / familiares que completem os 18 anos, eles são recenseados automaticamente na Freguesia de Residência, (mas não lhes é comunicado o nº de Eleitor).

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pataias - despiste na A8

A notícia está no site da TSF
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1831323

Despiste na A8 provocou um morto

Segundo o comandante, neste momento decorrem «as operações de remoção da parte da carga, uma vez que esta ficou em cima da cabine do veículo que colidiu com um pilar do viaduto da A8», para depois ser retirada a vítima mortal, o condutor da viatura.
O responsável esclareceu que uma das vias já foi reaberta ao trânsito, que está a processar-se de forma condicionada.
Ao acidente acorreram 52 bombeiros das corporações de Pataias, Marinha Grande, Maceira, Alcobaça e Nazaré, apoiados por 16 viaturas e a viatura médica de emergência e reanimação do INEM.
Elementos da concessionária da A8 e militares da GNR também se encontram no local.

Transportes entre Pataias e Alcobaça são maus

A notícia é do Região de Cister nº 921 de 14 de Abril de 2011

Jorge Agostinho diz que “estamos a fornecer alunos a outros concelhos”
PS pede melhores transportes entre Martingança, Pataias e Alcobaça


Uma melhor rede de transportes entre as freguesias a norte do concelho e a cidade foi o que pediu segunda-feira Jorge Agostinho, vereador do PS na Câmara de Alcobaça, que reclamou empenho na matéria por parte da maioria PSD .
“Está em causa a identidade dos alunos do concelho”, disse o autarca socialista, referindo-se ao facto de os alunos do norte do concelho frequentarem, a partir do 9º ano, escolas nos concelhos de Nazaré, Marinha Grande e Porto de Mós, em vez de optarem pelas secundárias da cidade de Alcobaça, culpas que atribui aos poucos autocarros. “Estamos a fornecer alunos a outros concelhos”, sublinhou o autarca, que ironizou: “O transporte de Pataias para Alcobaça é o mesmo que utilizei quando estagiei”. Os horários pouco mudaram: há um autocarro de ida para Alcobaça pelas 7 horas e outro de regresso ao final do dia.
O presidente da Câmara deu razão a Jorge Agostinho e assegurou dialogar com a Rodoviária do Tejo e pensar numa campanha de mobilização de pais e alunos para escolherem escolas dentro do concelho.

Comentário

Esta é uma questão que se arrasta há demasiado tempo.
A vereadora Vera Mónica ficou de encontrar soluções em Novembro de 2009. Se calhar, na sua busca, ficou num dos buracos que liga o Casal da Areia a Pataias e não foi capaz de sair.
Será que as propostas virão antes do final do ano lectivo, para que as escolas de Alcobaça sejam efectivamente uma opção para quem estuda nas freguesias de Pataias e Martingança?
O vereador Jorge Agostinho tem razão em dizer o nível de serviço dos transportes públicos entre Pataias e Alcobaça é semelhante ao existente na sua juventude. E não tem deixado cair o assunto no esquecimento. Mas também ele já teve, durante oito anos, oportunidade de resolver a questão...

http://sapinhogelasio.blogspot.com/2009/11/cma-e-o-subsidio-dos-transportes.html
http://sapinhogelasio.blogspot.com/2009/11/ainda-os-transportes-escolares.html
http://sapinhogelasio.blogspot.com/2010/01/rede-de-transportes-escolares-de.html
http://sapinhogelasio.blogspot.com/2010/05/transportes-escolares-o-problema.html 

Estrada de Pataias - Casal da Areia - Alcobaça

A notícia está no Região de Cister, edição 921 de 14 de Abril de 2011
 
Câmara de Alcobaça e Estradas de Portugal procuram entendimento
Estrada que liga Casal da Areia a Pataias poderá ser requalificada

O vice-presidente da Estradas de Portugal esteve em Alcobaça para negociar com a Câmara um protocolo que visa a desclassificação de algumas estradas nacionais e a possibilidade de requalificar a estrada que liga Casal da Areia e Pataias, uma das que se encontra em piores condições no concelho.
“A ideia é, através do Qren, requalificarmos a EN 8-5 (Alcobaça-Nazaré) e a EN 356, na Martingança, e tentar negociar nesse pacote a possibilidade de incluir a estrada Casal da Areia-Pataias”, explicou Paulo Inácio, que já reuniu com o presidente da Câmara da Nazaré para debater a matéria, já que grande parte daquela via se encontra no município dirigido por Jorge Barroso.
“Temos muitas outras coisas para tratar com a Estradas de Portugal, nomeadamente quanto à VCI”, disse o autarca de Alcobaça, remetendo novidades sobre essa matéria para mais tarde.
Das estradas em causa, a EN 356, entre Martingança e Martingança-Gare, é a única que já estava negociada com a Estradas de Portugal. Há anos que a Câmara negociou a desclassificação, de forma a que a via passe para gestão municipal, mas o executivo sempre exigiu a requalificação da ponte sobre a linha férrea e da própria EN 356 antes de receber a sua gestão.
A ponte já foi intervencionada, apesar de as obras não terem ficado do agrado dos cidadãos, mas a estrada ainda não sofreu qualquer requalificação.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

AD Ferraria goleia concorrente directo

A AD Ferraria goleou na passada sexta-feira o Mirense por 10-1.
Mais importante que a goleada, foi o facto de esta vitória ser alcançada frente a um adversário directo na luta pela manutenção.
A cinco jornadas do fim, a AD Ferraria dispõe de 9 pontos de vantagem sobre os lugares de descida de divisão (19 pontos;19J;6V1E12D;57-67).
Mais informações em: http://www.infutsal.com/1o-divisao-zona-sul/resultsranking/32-1o-divisao-zona-sul.html?r=19

Cobre roubado em Pataias

A notícia é da Rádio Cister.

300 metros de fio de cobre roubados em Pataias

Um armazém foi assaltado em Pataias, no concelho de Alcobaça, de onde foram furtados 300 metros de fio de cobre, anunciou  a Guarda Nacional Republicana.

Obras no adro da Igreja Paroquial

A igreja paroquial de Pataias, numa fotografia de Dias dos Reis de 2007

Li na folha paroquial de 3 de Abril que irão realizar obras no adro da igreja, pedindo sugestões.
Aqui vão algumas:
- manter todas as árvores já existentes;
- proibir a entrada de carros no adro (excepção a ambulâncias e carros funerários), impedindo que o mesmo funcione como um parque de estacionamento;
- pensar num arranjo paisagístico que prolongasse o jardim do Largo Comendador Joaquim Matias (Rossio) até ao adro da Igreja. Para isto teria, eventualmente, de ser alagado parte do muro do adro, nomeadamente o virado para as Av. Rainha Santa Isabel e Padre Franklim.

Reunião de Câmara – Assuntos sobre a freguesia

Com recurso ao blogue do vereador Rogério Raimundo, as informações relativas à freguesia de Pataias, na reunião de Câmara de 11 de Abril de 2010.

Paio de Cima – problemas com serventia continuam por resolver

Moradores de Paio de Cima voltam a reunião de Câmara a reclamar sobre situação de acessos cortados com as obras da A8. Problema continua por resolver.
http://uniralcobaca.blogspot.com/2011/04/442313abril-14h16-reuniao-publica-de.html

Loteamento na Pedra do Ouro

Câmara contrata parecer à professora de Direito da Univ. de Coimbra, Fernanda Paula Oliveira, especialista em Direito do Urbanismo e do Ordenamento do Território, sobre solução para o erro de cartografia dos serviços camarários: alteração ou rectificação da REN?
http://uniralcobaca.blogspot.com/2011/04/441913abril10h12-na-rpublica-de-1142011.html

Delimitação administrativa entre as freguesias de Pataias e Marinha Grande.
Ponto 15 da Ordem de Trabalhos (Gestão Urbanística)
http://uniralcobaca.blogspot.com/2011/04/44138abril-8h8-ordem-de-trabalhos-da.html

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ano Internacional da Floresta na Lagoa de Pataias

A notícia é da Rádio Cister

Lagoa de Pataias recebe dois dias de prática desportiva

Depois da Mata do Vimeiro, o Município de Alcobaça dá continuidade às comemorações do “Ano Internacional da Floresta”, promovendo um conjunto de actividades para a Lagoa de Pataias, já este fim-de-semana, 15 e 16 de Abril.
Durante dois dias, serão desenvolvidas várias actividades desportivas direccionadas para diferentes públicos que vão proporcionar à população do Concelho um contacto único com a natureza.
Para as actividades de sexta, 15 de Abril, foram convidadas entidades como IPSS’s e ATL’s, estando agendadas as seguintes modalidades:

Manhã – pequena caminhada, junto à Lagoa de Pataias, com os objectivos de sensibilizar a comunidade para a necessidade de preservar a Floresta, fomentar o contacto com a Natureza e promover o bem-estar físico;
Tarde – crianças do ATL- irá realizar-se um passeio pedestre também na Lagoa de Pataias, em que serão dinamizadas diversas actividades com o objectivo de sensibilizar, a população escolar, para a necessidade de preservar a Floresta e a natureza e reconhecer /identificar a biodiversidade existente na Lagoa.

No sábado, dia 16, a partir das 15H00, realizar-se-á um passeio pedestre para a população em geral, seguido de uma aula de Fitness. Junto ao Parque de merendas da Lagoa, serão dinamizados jogos tradicionais e oferecidos Pinheiros mansos.
O convite está aberto à comunidade em geral. Entrada livre

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Festas do Sagrado Coração sem a Filarmónica de Pataias

Este ano, ao que parece, as festas do Sagrado Coração de Jesus não terão a participação da Filarmónica de Pataias.
É certo que não há nenhuma obrigação legal da contratação da mesma, nem ninguém será excomungado pela sua ausência.
Mas, a Filarmónica de Pataias, para além de participar activamente na educação e formação de aproximadamente uma centena de jovens pataienses, tem mostrado uma disponibilidade absoluta para as solicitações que lhe são feitas pelas diversas instituições da freguesia.
Recordo, num ápice, desde Outubro passado, as celebrações do Centenário da República, um concerto na Escola C+S de Pataias ou o lançamento da 1ª Pedra do futuro lar de Pataias. Já para não mencionar um concerto de Natal na Igreja Paroquial de Pataias ou a participação nas festas de Nossa Senhora da Esperança. Tudo serviços assegurados de forma voluntariosa pela Filarmónica e pelos seus jovens músicos.
E a verdade é que festas como o Sagrado e, principalmente, a Senhora da Vitória, mais do que festas religiosas, são festas de toda a vila, quer por aquilo que representam, quer pela forma como são organizadas. E sendo festas da vila eu, pessoalmente, não as imagino nem me identifico com elas, sem a Filarmónica.
Numa altura em que se pede a colaboração da população para ajudar as mais diversas colectividades, parece-me pouco correcto a não contratação da Filarmónica para assegurar as festas. Principalmente porque nem sequer foi pedido orçamento.
Não concordo em dar dinheiro a outros que fazem da sua actividade um puro negócio, quando podemos ajudar uma colectividade, e os jovens, da terra.
Olhando para tudo isto, só posso considerar que apenas serão questões de retorno financeiro que estarão na base da decisão. Certamente não haverá neste assunto (de não contratar nem pedir orçamento à Filarmónica), nem divergências ideológicas nem sequer interesses pessoais envolvidos. Serão apenas opções legítimas que se tomam, nestes tempos de crise financeira e dificuldades económicas.
Mas as festas não terão o mesmo encanto. E a Filarmónica, e os seus jovens músicos, por aquilo que têm feito e por aquilo que representam, não mereciam este tratamento.
Qualquer dia ouviremos dizer que a Filarmónica não tem instrumentos, que fechou as portas, ou pior, que recusou tocar numa iniciativa qualquer de uma qualquer instituição de Pataias. E todos julgarão e condenarão a Filarmónica pela sua opção legítima de não fazer alguns serviços. Porque ensinar música custa (muito) dinheiro, angariado em parte significativa, nos serviços que faz.
E tal como outros, eu também tomo opções legítimas. E a deste ano, sem a Filarmónica, é de não contribuir para as festas do Sagrado.

domingo, 10 de abril de 2011

sábado, 9 de abril de 2011

AD Ferraria já iniciou construção da sede

A notícia é do Região de Cister, edição 920 de 7 de Abril de 2011

Sede da Ferraria construída sem recurso a crédito
   
As obras da nova sede da Associação Desportiva da Ferraria, freguesia de Pataias, arrancaram em Setembro e não têm prazo definido para acabar.
Tudo porque a construção vai sendo feita à medida que há dinheiro para a pagar. Afinal, a Direcção da colectividade já disse que não tenciona contrair qualquer empréstimo bancário para fazer face ao custo total da obra, estimado em 160 mil euros.
“Não me preocupa muito a conclusão” dos trabalhos, refere o presidente da Ferraria, Dário Moleiro, que confessa ter estado mais receoso com o início da obra, já que, na verdade, a colectividade que tem uma equipa na 1ª Divisão distrital de futsal não tem sede e funciona há vários anos num anexo emprestado por Sérgio e Cristina Franco, um casal da localidade. Além disso, as reuniões dos dirigentes são efectuadas na cave dessa família.
No anexo do casal foi instalado o bar, que funciona todos os dias graças ao trabalho voluntário de dirigentes e associados. É daí que provém parte da receita do clube, que conseguiu amealhar algum dinheiro todos estes anos, também muito graças ao facto de não pagar renda.
“Não temos dificuldades de meios humanos. Como as outras associações, faltamnos meios financeiros. E sabemos que depois desta obra, todos os gastos terão de ser ainda mais bem pensados”, refere Dário Moleiro, à frente da Ferraria há mais de uma década.
Outra fonte de rendimento são as muitas iniciativas que a Ferraria promove com regularidade. O expoente máximo desses projectos paralelos ao futsal é a festa do Dia da Criança, mas a associação também tem ganho fama graças aos passeios de comboio, que reúnem quase 200 pessoas, e aos passeios pedestres nocturnos, mais recentes, mas nem por isso menos concorridos.
A nova sede da associação, que tem 420 sócios, está a ser erguida num terreno vendido pela Junta de Pataias a um preço simbólico. 

Campanha original do tijolo

Para fazer face às despesas de construção de uma sede, a colectividade da freguesia de Pataias arrancou, em Agosto de 2010, com uma campanha de angariação de fundos original: com um mínimo de cinco euros, qualquer pessoa pode comprar um pequenino tijolo com o símbolo da associação. Uma vez erguido o edifício, o nome dos benfeitores ficará para sempre numa das paredes. A campanha já rendeu cerca de mil euros.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Centro de Saúde de Pataias estende influência até à Maiorga

A notícia é do jornal Região de Cister, na sua edição escrita nº 920  de 7 de Abril de 2011

Utentes da Maiorga só têm médico de família em Pataias
   
Desde sempre que os utentes da Maiorga, paredes meias com a freguesia de Alcobaça, recebem cuidados primários de saúde na cidade, mas a aposentação de médicos na Unidade de Saúde Familiar (USF) de Pedro e Inês está a ‘empurrar’ cerca de 500 pessoas para a unidade de Pinhal do Rei, em Pataias.
A situação causou indignação junto de munícipes e Junta de Freguesia da Maiorga. A presidente, Rosa Domingues, fala em “descontentamento” e garante que aquela autarquia estará ao lado dos habitantes. “Vamos fazer os possíveis para que as pessoas tenham assistência na sua unidade de saúde familiar natural, que é a de Alcobaça”, assegura a autarca.
Alguns utentes da Maiorga estão mais perto da USF de Pedro e Inês do que muitos habitantes de Alcobaça. Além da proximidade física, a ligação é quase histórica: “Há pessoas da Maiorga que eram acompanhadas pelo mesmo médico há 30 anos”, refere Rosa Domingues.
A falta de vagas na cidade verifica-se desde que três médicos - Maria João Lameiras, Jorge Araújo e Cristina Melo - se aposentaram. Os utentes dos seus ficheiros, cerca de cinco mil, ficaram sem médico em Alcobaça.
Por enquanto, a contestação verifica-se apenas com os 500 oriundos da Maiorga. “Há disponibilidade na USF de Pinhal do Rei, respeitamos os profissionais de Pataias, mas os habitantes da Maiorga não querem ir para Pataias, não têm nada a ver com Pataias, que fica a 18 quilómetros, e nem sequer há transporte para lá”, resume Rosa Domingues, que garante ser “apologista das USF”.
Entretanto, o caso foi levado a reunião de Câmara pelo vereador da CD U, Rogério Raimundo, que apelidou a situação de “escandalosa” para Alcobaça e pediu ao presidente da autarquia para “fazer mais pressão” junto da tutela.
O presidente da autarquia classifica o problema de “gravíssimo” e sublinha que “dada a proximidade com Alcobaça, não faz sentido deslocar os utentes para Pataias”. Paulo Inácio diz-se ainda preocupado com a situação das contratações na função pública, que estão congeladas. “E depois há um incentivo à reforma porque as pessoas estão preocupadas com a perda de direitos”, refere o autarca.
Está prevista para amanhã uma reunião com o presidente da Câmara, a autarca da Maiorga e a responsável do Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte, Teresa Luciano. “Vou ser muito contundente nestas reuniões”, garante o presidente da Câmara”.

Poucos médicos

Há, actualmente, na área de intervenção do Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte, e de acordo com dados divulgados por aquele organismo, 17301 utentes sem médico de família. No concelho de Alcobaça há 32 médicos, mas prevê-se que esse número seja reduzido para 30 profissionais.

Comentário

Os doentes têm de vir da Maiorga até Pataias. E se o doente não tiver automóvel próprio, será que há um serviço de transportes públicos eficaz para servir estes doentes?
Eu não sei bem, mas parece-me que a diferença entre o nível e qualidade do serviço dos transportes públicos entre Pataias e a Maiorga não será muito diferente daquela que existe entre a Nazaré e... as Berlengas.
Os habitantes da Maiorga, no seu direito, e com razão face às acessibilidades e ligações sócio-afectivas inexistentes, não querem vir para a Unidade de Saúde Familiar de Pataias. 
Quanto à Câmara, há quantos anos Pataias reclama uma ligação eficaz à sede de concelho?

3ª Etapa Superjovem 2011 - Piscinas DE Pataias

Amanhã, dia 9 de Abril, a partir das 11h nas Piscinas Municipais DE Pataias.

Polvoeira

A fotografia é do skylight99
http://www.panoramio.com/photo/50224931

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Polvoeira

O excelente Tiago Inácio enviou-me este pormenor da Polvoeira.
Há por aí mais fotografias das barracas na Polvoeira e nos Mijaretes, ou de qualquer outra parte da costa, e não só, da freguesia de Pataias, antes de 1990?
Desde já agradeço toda e qualquer contribuição.

Pataias – Detido em flagrante delito

A notícia está no site da Guarda Nacional Republicana

Um homem de 27 anos foi detido em flagrante, pela GNR de Pataias, na tarde do dia 30 [de Março],quando furtava artigos numa fábrica desactivada.
O indivíduo foi detectado quando os militares patrulhavam junto a uma fábrica de cerâmica desactivada. Foi presente a tribunal.

Data de Inserção: 31/Mar/2011
 
Fonte: http://www.gnr.pt/default.asp?do=tnov0r6r_vz24r05n/016vpvn5/a16vpvn5_qr5p4vpn1&fonte=recortes&id=4225

terça-feira, 5 de abril de 2011

JF Pataias - reuniões de Abril

Piscinas de Pataias voltam a receber Etapa Superjovem

As Piscinas Municipais DE Pataias voltam a receber uma etapa do Campeonato Nacional de Pentatlo Moderno para os escalões mais jovens.
A 3ª Etapa Superjovem da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno vai decorrer no próximo dia 9 de Abril, Sábado, nas Piscinas Municipais DE Pataias.
Mais informações em: http://www.fppm.pt/fppm/superjovem2011/Superjovem_IIIEtapa.pdf

Pentatlo Moderno - resultados dos atletas

Os resultados dos jovens pataienses, em represntação das Piscinas Municipais de Pataias, nas etapas de Pentatlo Moderno, época 2011.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

VIII Encontro Nacional de Bicicletas Antigas

http://meninbike.blogspot.com/

Burinhosa regressa às vitórias

OCCRD Burinhosa alcançou um robusta vitória por 5-1 na deslocação até ao CD Os Patos.
Reduziu assim a desvantagem para o 2º lugar para apenas 4 pontos, embora mantenha a 4ª posição (37 pontos;20J;11V4E5D;92-66).
Mais informações em: http://www.infutsal.com/3o-divisao-serie-c/resultsranking/38.html

AD Ferraria perde com o líder

A deslocação da AD Ferraria até ao líder Olho Marinho saldou-se por uma derrota tangencial por 1-2.
Apesar deste resultado, a equipa da freguesia mantém uma vantagem relativamente confortável sobre os lugares de escida de divisão.
A equipa mantém os 16 pontos (18J;5V1E12D;47-66).
Mais informações em: http://www.infutsal.com/1o-divisao-zona-sul/resultsranking/32.html

CD Pataiense cede empate

O CD Pataiense cedeu um empate caseiro a 2-2 frente ao Guiense. Este resultado deixou a equipa com 34 pontos (24J;9V7E8D;28-32).
O líder é o Ginásio de Alcobaça com 56 pontos.
Mais informações em: http://futeboldistritaldeleiria.blogspot.com/2011/04/24jornada-divisao-de-honra-seniores.html

domingo, 3 de abril de 2011

EB 2,3 de Pataias - Semana da Leitura

Durante esta semana (de 4 a 8 de Abril), vai decorrer na EB 2,3 de Pataias a "Semana da Leitura".
Estão previstas inúmeras actividades, das quais se destacam o encontro com escritores, leitura animada, histórias musicadas, cinema com leitura, o universo da banda-desenhada, concursos e debates.
A entrada élivre e está aberta a toda a comunidade.

sábado, 2 de abril de 2011

Qualidade da água de Paredes da Vitória

A notícia no Região de Cister nº919

Paredes da Vitória recebe nota “boa” e rio de Alfeizerão tem água “muito má”
Anuário do Instituto da Água considera“má” a água da nascente do Alcoa


O anuário do Instituto da Água (Inag) classifica de “má” a qualidade da água do rio Alcoa, através de monitorizações feitas em Chiqueda.
No mesmo documento, referente a 2009 e disponível no site oficial do Inag, a Ribeira de São Pedro, em Paredes da Vitória, de acordo com o anuário, água “boa”. Aliás, das três ribeiras do Oeste, sendo a outra a da Penha Longa, a que melhor resultados tem é a das Paredes.
Na Fervença, o Alcoa recebe nota “má” e em Alfeizerão a água do rio tem, há vários anos, classificação “muito má”.
Eduardo Marques, administrador dos Serviços Municipalizados, tranquiliza as pessoas, lembrando que a qualidade da água dos rios em nada afecta a água das captações em profundidade, que se destinam ao consumo humano.
No distrito, o rio Lis, em Leiria, tem péssimas classificações. Na monitorização da ponte do Arrabalde recebe nota “má” e em Monte Real a classificação é mesmo “muito má”.

A informação do INAG

1995      
1996     Carência bioquímica de oxigénio
1997     Carência bioquímica de oxigénio
1998     Coliformes totais
1999     Carência bioquímica de oxigénio, Carência química de oxigénio, Coliformes totais, pH, Oxigénio dissolvido (sat), Coliformes fecais e Estreptococos fecais
2000     Estreptococos fecais, Oxidabilidade, Carência bioquímica de oxigénio, Coliformes fecais, Coliformes totais, Carência química de oxigénio e pH
2001     Coliformes fecais, Oxidabilidade, Estreptococos fecais, Carência química de oxigénio e Coliformes totais
2002     Cianetos, Estreptococos fecais, Coliformes totais, Azoto Kjeldahl, pH e Oxidabilidade
2003     Carência bioquímica de oxigénio e Oxidabilidade
2004     Azoto Kjeldahl, pH, Oxidabilidade, Carência química de oxigénio, Coliformes fecais, Coliformes totais, Estreptococos fecais e Oxigénio dissolvido (sat)
2005     Carência química de oxigénio
2006     Fenois
2007     Carência bioquímica de oxigénio, Estreptococos fecais, Cádmio, Carência química de oxigénio, Coliformes fecais, Coliformes totais e Azoto Kjeldahl
2008     Fenois
2009     Coliformes fecais, Coliformes totais, Carência química de oxigénio, Oxidabilidade, Carência bioquímica de oxigénio e Estreptococos fecais

Corrida contra o cancro

A informação vem no Região de Cister nº919

Pataias
Junta promove transporte para corrida contra o cancro

A Junta de Pataias vai disponibilizar transporte para a corrida ‘Sempre mulher’, uma iniciativa que decorre no dia 10 de Abril, em Oeiras, contra o cancro da mama. As inscrições podem ser efectuadas pelo preço de 10 euros, o que inclui t’shirt e saco-mochila. As receitas revertem para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama.

O Golfe na Pedra do Ouro

Esta era uma notícia a "modo como que" anunciada e já vem sendo falada há algumas semanas.
Mas vai fazendo manchete nos orgãos de comunicação social do cencelho

Na Rádio Cister

Alcobaça pode perder o investimento do Golfe

A Câmara de Alcobaça (CMA) pode perder o investimento do Golfe no concelho se os Planos de Pormenor (PP) do Camarção, em Pataias, e do São Martinho do Porto não forem aprovados.

O presidente da autarquia, Paulo Inácio, receia que o Governo “volte atrás” com a palavra, inviabilizando a aprovação dos PP em causa.

O executivo camarário retirou, entretanto, do período de consulta pública em curso o Plano de Pormenor de Pataias, tendo em conta que a Comissão Coordenadora de Desenvolvimento Regional (CCDR) não deu um parecer favorável às intenções de Alcobaça, argumentando com questões ambientais.

Neste momento, de acordo com informações da autarquia, só o PP do Pinhal Santíssimo, em São Martinho do Porto, estará bem encaminhado. Trata-se de um projecto turístico privado, na área da hotelaria de luxo.

Quanto aos restantes planos, se não forem aprovados até 30 de Abril, data em que termina o período de excepção no âmbito do Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT), Alcobaça promete reagir de forma “firme” e “determinada”, garante Paulo Inácio.

O autarca admite recorrer à via judicial caso a CCDR mantenha a posição de inviabilizar os PP do Camarção e São Martinho do Porto.

Paulo Inácio irá argumentar que « o Governo abriu uma excepção aos municípios do Oeste, como medida compensatória pela não construção do aeroporto internacional de Lisboa na Ota».

 «A promessa corre o risco de não ter sido feita de boa-fé», diz o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, adiantando que desde que foi criado o período de exceção, que o Governo sabia onde se pretendiam instalar os campos de Golfe no concelho de Alcobaça.

«Se na altura não colocou quaisquer entraves aos projetos, então por que é que agora o vem fazer?» pergunta Paulo Inácio.

No Região de Cister

Pataias
Plano de pormenor já não vai para consulta pública


O executivo de Alcobaça aprovou, na passada semana, a revogação da decisão de abertura ao público do período de discussão pública do Plano de Pormenor do Camarção, em Pataias, aprovada no final de Fevereiro. Paulo Inácio defendeu que ainda não estão disponíveis todos os pareceres e “não faz sentido ter discussão pública quando não estão em cima da mesa todos os dados para consulta”. Alcobaça tem até 30 de Abril para receber todos os pareceres para a instalação do golfe, abrir o período de discussão pública e aprovar em Assembleia Municipal o Plano de Pormenor, sendo que as decisões estão nas mãos de outras entidades, como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), que tem colocado entraves ao processo.