Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Vale Furado excluída das "7 Maravilhas - Praias de Portugal"

Vale Furado foi uma das 31 praias chumbadas pela organização do concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, de entre as 327 candidatas. Foram assim consideradas pelo conselho científico 296 praias a concurso.
No concelho de Alcobaça foram selecionadas as praias de Paredes da Vitória (Praia de dunas e de uso desportivo), S. Martinho do Porto (Praia urbana, de dunas, de uso desportivo) e Gralha (praia selvagem).
Depois da divulgação da lista, 70 especialistas vão eleger 70 pré-finalistas, a anunciar a 27 de Fevereiro. Esse lote de praias será depois colocado à votação do público.

A lista de praias candidatas na região, no Região de Leiria
http://www.regiaodeleiria.pt/blog/2012/01/20/lista-de-praias-da-regiao-candidatas-as-7-maravilhas/



A notícia do jornal i
http://www.ionline.pt/portugal/sete-maravilhas-organizacao-chumbou-31-das-327-praias-concorrentes

Sete Maravilhas. Organização chumbou 31 das 327 praias concorrentes

A organização do concurso "7 Maravilhas - Praias de Portugal" chumbou 31 das 327 praias candidatas do País, mas a "onda" de reprovações não atingiu as regiões do Algarve, Entre-Douro e Minho, Açores e Madeira.
Fonte da organização disse à Lusa que, com a aceitação destas 296 praias, fica concluída a fase de validação de candidaturas por parte do Conselho Cientfico da organização e inicia-se hoje o processo de votação  para eleger as 70 praias pré-finalistas, a revelar a 27 de Fevereiro.
Com a aprovação de todas as 77 praias que inscreveu, o Algarve continua a ser a região com maior número de candidaturas, a que se seguem Beira Litoral (46),
Lisboa e Setúbal (44), Estremadura e Ribatejo (28), Alentejo (27), Entre Douro e Minho (25), Açores (20), Beira Interior (15), Madeira (10) e Trás-os-Montes e Alto Douro (4).
As três regiões com maior número de candidaturas chumbado à partida, oito praias cada, foram o Alentejo, que candidatava 35 praias e viu aprovadas 27, a região de Lisboa e Setúbal , que tinha 52 e ficou com 44 e a Beira Interior, que tinha 23 e ficou com 15.
A Estremadura e Ribatejo teve 5 das suas 33 candidaturas chumbadas pelo Conselho Científico, seguindo-se, na lista de reprovações, as regiões da Beira Litoral e Trás-os-Montes e Alto Douro, com uma reprovação cada.
Por categorias, foram aceites 70 praias urbanas, 52 praias de dunas, 51praias de arribas, 40 praias selvagens, 36 praias de rios, 27 praias de uso desportivo e 20 praias de albufeiras e lagoas.
O Conselho Cientfico é composto por 7 entidades: Secretaria de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Marinha Portuguesa, Associação Bandeira Azul da Europa, GEOTA, Liga para a Proteção da Natureza, Quercus, e associação SOS - Salvem o Surf.
De acordo com a organização, a maioria das candidaturas foram apresentadas por 64 municípios de todo o País e as restantes foram apresentadas por outras entidades públicas e privadas.
Um painel de 70 especialistas vai agora analisar a lista de 296 praias nomeadas e eleger as 70 praias pré-finalistas, tendo em conta os seguintes 7 critérios: beleza da praia, qualidade da água e Limpeza da praia, estado de conservação dos sistemas naturais (fauna e flora) e sistemas edificados, serviços prestados aos utentes da praia, espaços públicos de qualidade, preservação da identidade local, e as condições naturais para a prática desportiva.
Depois da apresentação das 70 praias pré-finalistas, a 27 de fevereiro, um painel de 21 personalidades vai selecionar uma lista de 21 finalistas para votação pública.
A representatividade geográfica do país é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das 10 regiões portuguesas.
A votação pública por SMS, chamada telefónica, internet e Facebook decorre entre 7 de Maio e 7 de Setembro de 2012, e as "7 Maravilhas - Praias de Portugal" serão reveladas em direto na RTP1 a 8 de Setembro de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário