A notícia na edição 1014 do Região de Cister de 24 de Janeiro de 2013
Autarcas de freguesias agregadas escapam a impedimento de recandidatura nas eleições
Presidentes de Junta com caminho livre para tentarem mais um mandato
Os presidentes de Junta de freguesias que vão ser alvo do processo de agregação e que estavam impedidos de se recandidatarem a mais um mandato podem, afinal, ir a eleições em outubro.
Manuela Pombo (Alcobaça), António André (Vestiaria), Valter Ribeiro (Pataias), Fernando Escudeiro (Martingança), Álvaro Santo (Cós), Hélder Cruz (Alpedriz), Óscar Fontes (Montes), José Lourenço (Prazeres de Aljubarrota) e Amílca Raimundo (São Vicente de Aljubarrota) tinham os dias contados como autarcas, uma vez que estão a terminar o último mandato permitido por lei, mas com a agregação das freguesias a que presidem podem, se assim o entenderem, candidatar-se à nova entidade.
Segundo um parecer da Comissão Nacional de Eleições, a limitação de mandatos “é restrita ao exercício consecutivo de mandato como presidente de órgão executivo da mesma autarquia local”.
Perante este cenário, Orlando Pereira (Bárrio) é o único presidente de Junta do concelho de Alcobaça que não poderá recandidatar-se nas próximas autárquicas, dado que a freguesia a que se preside se manterá.
No concelho da Nazaré, Abílio Romão (Famalicão) é o único presidente de Junta impedido de tentar mais um mandato.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário