Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Inauguração do Lar de Pataias

A notícia na edição do REgião de Cister nº1013 de 17 de janeiro de 2013.

Inauguração de equipamento contou com centenas de convidados e população
Lar promete respostas para idosos de Pataias


O Lar da Associação de Bem Estar e Ocupação dos Tempos Livres de Pataias (ABEOTLP) foi inaugurado no passado sábado, num momento em que “a sociedade civil é a solução e o Estado é, muitas vezes, o problema”, como afirmou Feliciano Barreiras Duarte, secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, que presidiu à cerimónia. “Pataias deu o exemplo”, confessou o governante, que levou até Pataias a confirmação de um apoio de 39 mil euros assumidos pela administração central.
Visivelmente emocionado, António Caseiro, presidente da Direção da ABEOTLP, endereçou um especial agradecimento “a todos os que contribuíram para que esta obra fosse uma realidade”, não esquecendo “os órgãos sociais que se comprometeram diante de uma instituição bancária, com o intuito de fazer nascer a obra”.
“Hoje é um dia feliz para Pataias”, disse, por sua vez, Valter Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Pataias, aproveitando para homenagear a Direção e “o presidente, António Caseiro, que foi incansável nesta luta”. Agora que o Lar é uma realidade, Valter Ribeiro recordou que “a obra não pode ser apenas para os que têm mais possibilidades financeiras”, apelando às entidades competentes para que sejam criadas condições que se ajustem “aos mais necessitados”. Agora é tempo, na opinião do autarca, de dar seguimento a mais um sonho pataiense: a construção do Centro Escolar, projetado para a zona fronteiriça ao Lar. “É importante que, um dia, os avós que aqui estejam possam ver, do outro lado da estrada, os seus netos”, defendeu o presidente da Junta de Pataias, sendo secundado nessa intenção pelo presidente da Câmara Municipal. Paulo Inácio reforçou a necessidade da construção do Centro Escolar, “um sonho que, logo que haja uma brecha do CREN, será apresentado a candidatura”.
Com 35 camas, 25 já ocupadas, o Lar custou um milhão de euros, totalmente suportados pela instituição, que contou com o apoio da Câmara de Alcobaça, da Junta de Pataias e da população do Norte do concelho. Do investimento total, mais de 40 mil euros foram destinados ao equipamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário