Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

As maravilhas naturais de Alcobaça

A notícia é da edição de hoje, nº855, do Região de Cister.

Maravilhas de Alcobaça e Nazaré candidatas a concurso nacional

Baía de São Martinho do Porto, praias de Pataias, Mata do Gaio (Vimeiro), Vale da Ribeira do Mogo, Serra dos Candeeiros e Lagoa de Pataias são os seis ‘pedaços’ de natureza que a Câmara de Alcobaça candidatou às 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Na Nazaré, a autarquia quer ver o Promontório entre as mais belas paisagens naturais do País.

Começando pelo norte, a costa litoral da freguesia de Pataias é rica em praias: Água de Madeiros, Pedra do Ouro, Polvoeira, Paredes da Vitória, Vale Furado, Légua e Falca. Na freguesia, há ainda a Lagoa, um ecossistema muito peculiar: trata-se de uma zona húmida que surge no meio da vasta área de pinhal bravo e que, portanto, é ocupada por fauna e flora distintas de toda a envolvente.

São Martinho do Porto tem a baía, que é o que resta de uma vasta laguna costeira, que há alguns milénios se estendia muito para o interior. Este abrigo natural tem grande tradição náutica, com papel relevante na saga dos descobrimentos portugueses.ecuo por um assoreamento.

Rumando ao interior do concelho, a Serra dos Candeeiros, uma elevação de Portugal Continental, com 631 metros de altitude. Situa-se nos concelhos de Rio Maior, Alcobaça e Porto de Mós, marcando a fronteira entre o Ribatejo e o Oeste. É conhecida pelas suas impressionantes grutas naturais. Ali se situa o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Outra das maravilhas do concelho é a Mata do Gaio, no Vimeiro, uma zona de floresta com 267 hectares, que inclui cerca 70 hectares de carvalhos e sobreiros. Este património alberga sobreiros de 80 subespécies diferentes, oriundas de várias partes do mundo, plantadas há cerca de meio século pelo engenheiro agrónomo Joaquim Vieira Natividade. Faz parte da Rede Natura 2000.

A lista da Câmara inclui ainda o Vale da Ribeira do Mogo, encaixado no mesmo calcário de que é feita a Serra dos Candeeiros. É um vale apertado que se estende, paralelamente à Serra dos Candeeiros, desde as Pedreiras, no concelho de Porto de Mós, até Chiqueda, ao longo de mais de dez quilómetros. As chuvas de Inverno fazem renascer a Ribeira do Mogo e trazem animação ao Vale. À medida que o ano avança e as chuvas rareiam, as nascentes do Vale vão secando, com excepção das nascentes dos Olhos-de-Água, junto de Chiqueda, que continuam a brotar durante o Verão. O Vale da Ribeira do Mogo está no percurso do TGV. Em Fevereiro de 2008, o presidente da ADEPA, Carlos Mendonça, advertiu que as nascentes do rio Alcoa estão gravemente ameaçadas, lamentando que a Câmara de Alcobaça não tenha procedido a seu tempo à classificação do Vale da Ribeira do Mogo, o que poderia obstar ao seu atravessamento pelo TGV. Agora, com Paulo Inácio no executivo, a Câmara parece querer chamar a atenção para aquele espaço.

Nazaré candidata Promontório

Associada à mulher das 7 saias, a Nazaré apresentou-se a concurso na categoria "Praias e Falésias", com o Promontório, uma escarpa de rara beleza natural que sustenta o Sítio e se estende desde a Praia do Norte até à Praia da Nazaré.

Em nota de imprensa, a autarquia salienta que o Promontório da Nazaré possui "elevado interesse científico e pedagógico, na medida em que reflecte episódios relacionados com a abertura do Atlântico Norte e testemunha a evolução paleogeográfica e paleoambiental desta região, ao longo de cerca de cem milhões de anos".

Ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da Câmara justifica a candidatura com a necessidade de "desenvolver estudos" sobre o património, por forma a "acautelar a beleza natural" do Promontório e assegurar que as intervenções humanas no local permitam manter o "carácter estético" e, ao mesmo tempo, "preservar a segurança das pessoas".

Tanto a candidatura da Nazaré como as de Alcobaça vão ser alvo de apreciação por um painel de 77 especialistas convidados pela New 7 Wonders Portugal, que elegerá onze finalistas em cada uma das sete categorias. A cerimónia final decorrerá nos Açores, em Setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário