Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Unidade de Saúde de Pataias abre 2ª feira

Da edição on-line do Região de Cister, edição nº854

Alcobaça e Pataias vão ter Unidades de Saúde Familiar

A partir da próxima segunda-feira, os Centros de Saúde de Alcobaça e Pataias passarão a Unidades de Saúde Familiar (USF), o que significa que as equipas de médicos e enfermeiros atenderão os utentes da área de influência daqueles centros (Alcobaça, Vestiaria, Maiorga e Pataias) das 8 às 20 horas.

Alcobaça e Pataias juntam-se à Benedita, onde a Unidade de Saúde Familiar foi inaugurada em 2006.

Para além do alargamento do horário em duas horas, já que hoje os Centros de Saúde estão abertos até às 18 horas, haverá consultas livres, o que poderá significar o fim das filas de espera de madrugada à portas dos centros de saúde e, mais grave, a venda de lugares na fila. Isto porque as consultas passam a ser marcadas com outra organização. Por outro lado, todos os utentes têm a garantia de serem atendidos naquele dia.

As férias dos médicos deixam de ser um problema, com o novo planeamento inerente à filosofia das USF.

Para o presidente da Câmara de Alcobaça, que tem reunido com responsáveis da Administração Regional de Saúde e a quem coube o anúncio da medida na reunião pública do executivo desta segunda-feira, trata-se de "um ganho de qualidade", já que "há profissionais em número suficiente para se acabar com situações que são próprias do terceiro mundo".

Paulo Inácio esteve na terça-feira na Benedita, juntamente com técnicos da autarquia, para encontrar soluções para o edifício da USF. As obras foram uma das condições impostas pelos profissionais de saúde e pela Junta de Freguesia da Benedita para a entrada em funcionamento da USF, garantidas por escrito pela Administração Regional de Saúde do Centro num documento onde é referido que as obras estariam concluídas até 31 de Maio de 2007, o que não aconteceu.

Houve, mesmo, várias ameaças de encerramento, mas médicos e enfermeiros continuaram a trabalhar, tendo conseguido resultados positivos. Na verdade, com um universo de cerca de 10 mil utentes, as listas de espera deixaram de ser uma realidade.

O concelho de Alcobaça fica dotado de três USF, nas freguesias com maior número de utentes, e outras três Unidades de Cuidados de Saúde Continuados, a abrir em Alfeizerão, São Martinho do Porto e Aljubarrota.

Ana Ferraz Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário