Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 30 de janeiro de 2010

Tartaruga na Mina do Azeiche - Fotografias

As fotografias, retiradas do Pataias.net são do tractor da Junta de Freguesia de Pataias, junto à gigantesca tartaruga.


A notícia é do jornal "Público"

Um exemplar com quase dois metros de comprimento de uma tartaruga de couro deu à costa na praia da Mina, em Alcobaça. O episódio invulgar levou a que o município contactasse instituições científicas para averiguar do interesse sobre o animal, que segue hoje para o Museu Nacional de História Natural, em Lisboa.


“Foi encontrada só ontem [quinta-feira] ao final do dia. Mas já ali estava há 48 horas. Trata-se de uma praia pequena, de difícil acesso, muito pouco frequentada”, disse a bióloga da Câmara de Alcobaça, Sofia Quaresma.
A especialista afirma que as autoridades locais entraram então em contacto com várias instituições museológicas e científicas para sondar o interesse neste exemplar. “Só obtivemos resposta do Museu Nacional de História Natural”, afirmou Sofia Quaresma.
Segundo a bióloga, esta espécie de tartaruga de couro (Dermochaelis Coriacea), que frequenta uma área geográfica vasta – que pode ir da Islândia à Nova Zelândia –, é cada vez mais rara. “E são cada vez mais avistadas no Atlântico norte, o que pode sugerir alguma influência das alterações climáticas”.
Sofia Quaresma e a veterinária Cristina António já detectaram 77 animais de oito espécies na zona costeira de Alcobaça (incluindo Nazaré) desde 2004, mas nunca uma tartaruga destas. O animal apresentava traumatismos de contacto, talvez provocados por embarcações, e não tinha vestígios de redes nem arpões, as causas mais comuns de morte entre as tartarugas marinhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário