Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

domingo, 24 de janeiro de 2010

Pataias em discussão na Rádio Cister

A notícia está no site da Rádio Cister.
Valter Ribeiro: «1 Euro na freguesia vale mais do que 10 euros na câmara»
No passado domingo no Programa Potencialidades tivemos como convidados os dois representantes da Assembleia da Junta de Freguesia de Pataias: pelo PS, Vítor Pereira (1ª vez candidato à Junta de Freguesia de Pataias) e pelo PPD/PSD, Valter Ribeiro (que vai cumprir o seu 3º mandato à frente da Junta de Freguesia de Pataias).

1) Valter Ribeiro entende que um executivo quer camarário, quer da junta, quando ganha, ainda que por um voto, deve ter apenas um único partido. «Não se trabalha tão bem quando há mais do que uma força política. Passados 4 anos somos julgados por isso!»

Das eleições anteriores para estas o PSD perdeu um deputado (7-6), o Presidente da Junta admite que o PS trabalhou melhor nestas eleições do que há 4 anos, seleccionou melhor as pessoas e aceita algum desgaste dentro do próprio partido. «Não significa uma grande vitória socialista».

Aos ataques e críticas que foi sujeito ao longo da campanha pela oposição, nomeadamente, de falta de honestidade e envolvência em negócios escuros, responde prontamente «eu sou sempre a mesma pessoa antes e após as eleições».

Uma questão que ficou sujeita a um pedido de esclarecimento ao executivo camarário numa próxima Assembleia Municipal prende-se com a titularidade e a propriedade dos terrenos da lagoa de Pataias. Segundo Valter Ribeiro a CMA registou aqueles terrenos por usucapião com o intuito de pedir ao Ministério da Agricultura essa desafectação de terrenos.

Aliás, todas as desafectações que foram sendo feitas em Pataias aconteceram sempre a pedido da CMA (nomeadamente, desafectação de terrenos para o mercado municipal, para as piscinas e para o alargamento da zona industrial). «Estão com receio que a CMA traga a lagoa para o Mosteiro de Alcobaça? A lagoa continua lá e a ser melhorada», referiu o autarca.

Satisfeito com a vontade por parte do Presidente da Câmara de Alcobaça Paulo Inácio em querer descentralizar determinadas situações para a Junta, pede à própria CMA que dê às Juntas mais autonomia e mais meios financeiros para poder fazer pequenas obras, alcatroar mais estradas, resolver situações particulares (por ex, fiscalizar qualidade de construção de imóveis…). À Junta, por sua vez, teria que caber a apresentação dos projectos à CMA.

«1 Euro na freguesia vale mais do que 10 euros na câmara e do que 100 euros no governo central. Somos nós que estamos mais próximos e ouvimos as populações!»

Define-se como exigente e optimista, e reafirma, que «nos últimos 8 anos, foram feitas grandes obras: fez da Burinhosa «uma pequena cidade», alcatroou a estrada dos Pisões, construiu-se as piscinas municipais, requalificou-se a Praia da Vitória das Paredes, a própria Lagoa e o quartel de Bombeiros de Pataias que tem agora um auditório. Não descurando as necessidades sociais, tem para este mandato um sonho que quer ver pelo menos iniciado: quer requalificar a Av. Rainha Santa Isabel, o centro escolar e ainda alargar a zona Industrial.

2) Vítor Pereira entende que o PS ganhou algo nestas eleições (de 2 assentos passou para 3), sente que o PS se começou a estruturar de uma forma mais credível, mais organizada, está mais preparado para fazer oposição. «A campanha para as próximas eleições pode já ter começado!»

O PS tem convivido cordialmente com o PSD. Já houve propostas em cujas votações o PS se absteve por desconhecimento e também por entender que há outras decisões estruturantes para o futuro da freguesia de Pataias, nomeadamente a questão da requalificação da Lagoa de Pataias que é candidata a uma das maravilhas naturais de Portugal.

Incomodado e preocupado com a falta de esclarecimentos relativos à titularidade/propriedade dos terrenos da Lagoa de Pataias, quer ver aquele espaço melhorado.
Também é a favor da descentralização, «há serviços que podem ser cedidos às juntas», muito embora considere que esta vontade da CMA possa ser um «presente envenenado» porque poderá estar relacionado com as enormes dificuldades financeiras da CMA, aproveitando dessa forma para passar “batatas quentes” para outras mãos.

Considera o Parque de Campismo das Paredes uma mais-valia para a Junta enquanto fonte de receita, mas não o toma como ideal de Parque de Campismo por não ter o aspecto que considera o mais adequado na zona Norte «quem passa na Estrada Atlântida vê obras e tijolos, uma perfeita vergonha!».

Para ele o orçamento aprovado fica aquém daquilo que se pretende fazer, continua a haver pouca disponibilidade financeira para aplicar em determinadas situações como a requalificação do Parque de Campismo. Pataias continua a ser aquilo que era há 15 anos atrás; caracterizando-a como a 3ª maior freguesia do concelho de Alcobaça e a maior em termos de área (tem 78 km2) entende que Alcobaça não olha para Pataias da melhor forma, da forma mais adequada. «A CMA, dialogando com a Junta, deveria investir mais na nossa terra.»

Terminou a sua intervenção reafirmando as suas preocupações e motivações: «há questões estruturantes a resolver nos próximos tempos nomeadamente requalificar a Lagoa de Pataias como já foi referido anteriormente, a questão da Étar nas Paredes da Vitória, a requalificação da Av. Rainha Santa Isabel, criar um centro cultural (falta uma sala de espectáculos), alargar a zona industrial e ainda resolver questões de saneamento básico nomeadamente na Burinhosa e rever o PDM.

3 comentários:

  1. "Pataias continua a ser aquilo que era há 15 anos atrás" . Quem é o Sr. Vitor? Tem vivido em Pataias? Provavelmente quando disse que viveu fora uns anos e quando voltou à Freguesia deve ter sido no tempo do PS...Mais uma vez o PS de Pataias joga na politica baixa, são bons é para fazer comunicados vergonhosos. Para o PS de Pataias utilizam todos os meios para alcançar os objectivos. Vale tudo.

    ResponderEliminar
  2. Não alimento, a nenhum nível, qualquer tipo de polémica. Estou disponível, apenas, para discutir o presente e o futuro da freguesia onde resido. Até com os que anonimamente expressam a sua opinião.
    Vitor Pereira

    ResponderEliminar
  3. Há 8 anos atrás, quando o PSD, tomou de " assalto" a junta de freguesia de Pataias é que valeu tudo. Pois tem memória curta, ai sim colocaram em causa a dignidade de algumas pessoas que muito fizeram pela freguesia de Pataias; ai sim jogaram politica baixa, na noite anterior ás eleições até comunicados ofensivos foram feitos á honra e consideração de certas pessoas.O PS em Pataias, fez uma campanha digna, e dentro do que foi possivel, sem recursos financeiros e com esforço e dedicação, de todos os socialistas. Não teve, foi o dinheiro e o poder para " comprar" votos de toda a maneira e feitio. Até no próprio dia das eleições ás 7h da manhã se acabavam muros a particulares obras prometidas e feitas com dumpers e materiais oferecidos pela propria Junta da Freguesia de Pataias!Isto é uma vergonha, O PSD, esse sim utilizou todos os meios durante campanha e após a mesma, para atingir os seus fins, sem olhar a meios.Durante estes 8 anos , campanha, pós campanha , tudo valeu ao PSD de Pataias. Talvez este ano porque o PS em Pataias, os fez termer, recearam a perda do poder! O que é uma chatice!
    Mas felizmente os membros do PS pataias e simpatizantes tem todos profissão!

    ResponderEliminar