Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 30 de janeiro de 2010

Lar de idosos de Pataias - 13 anos de espera

Ainda do suplemento do Região de Cister, nº858 de 28/1/2010, retirei o seguinte artigo

Associação de Bem Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias
Lar de idosos aguarda financiamento há 13 anos

A Associação de Bem Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias foi criada em 1984, com o objectivo de dar resposta às crianças, na ocupação dos seus tempos livres. Só mais tarde, a sua acção veio a ser alargada aos idosos. Apesar de, desde 1997, a associação ter um projecto criado, nunca conseguiu, até hoje, reunir os apoios financeiros necessários para a criação de um lar de idosos na freguesia Turíbio Machado, que foi presidente da Junta de Pataias no início da década de 80, recorda que a freguesia foi pioneira na criação das actividades de tempos livres às crianças, serviço que foi assegurado pela constituição da Associação de Bem Estar e Ocupação de Tempos Livres (ABEOTL), em 1984.
“Não havia nada, na altura. As crianças saíam da escola e ficavam, muitas vezes, por aí, sem fazer nada”, recorda, considerando que, ao criar a associação, pretendeu-se “dar um passo fundamental para ajudar as crianças e os pais”.
Nos primeiros tempos, a ABEOTL funcionou nas instalações da Junta de Freguesia.
A partir de 1993, com a mudança de instalações, foi alargado o tipo de apoio, que passou a abranger, também, os idosos.
Anabela Mariano, actual directora da ABEOTL, conta que o serviço prestado à terceira idade começou com a inauguração do Centro de Dia, em 1993 e, no ano seguinte, teve início o apoio domiciliário e o Centro de Actividades Ocupacionais.
O ano passado, a associação inaugurou uma Residência Autónoma para Deficientes, que funciona num apartamento da freguesia e que acolhe, actualmente, cinco utentes.
Com 35 funcionários, a ABEOTL, presidida por António Caseiro, presta apoio a 25 crianças no ATL, 35 idosos no Centro de Dia e 13 no Centro de Actividades Ocupacionais, auxiliando outros 49 no apoio domiciliário. A grande carência, neste momento, é o lar da terceira idade, admite a responsável.
O projecto de construção do novo edifício, que prevê o alargamento das actuais instalações, foi elaborado em 1997. “Até hoje não avançou porque nunca conseguimos apoios”, explica Anabela Mariano. Representando um investimento superior a 550 mil euros, o novo lar permitirá acolher 35 utentes, possibilitando ainda a criação de 27 postos de trabalho.
“Tivemos já várias reuniões com a Segurança Social, em Leiria, e há abertura para a criação deste equipamento”, adianta ainda a responsável, sublinhando que, no entanto, a decisão tem que ser governamental e isso ainda não aconteceu.
A ABEOTL candidatou, entretanto, o projecto ao QREN, ao Programa Operacional do Potencial Humano (POPH), aguardando ainda pela decisão.
“O lar permitiria dar resposta positiva a uma lacuna grande que existe nesta região”, considera a responsável da ABEOTL, contando que os equipamentos do género que existem no concelho “têm consideráveis listas de espera”.
Há praticamente dez anos à frente da associação, Anabela Mariano faz um balanço positivo do trabalho desenvolvido na freguesia. “Tem sido um trabalho interessado, para que a casa cresça e melhore, a nível de qualidade, a sua oferta. E isso tem sido conseguido”, sustenta.
Os projectos ligados à terceira idade são cada vez mais procurados e apenas a actividade do ATL tem diminuído, situação que a responsável atribui ao aumento do horário lectivo pelas escolas. “A escola pública tem hoje mais respostas, que fazem com que as crianças ali permaneçam mais horas e os pais deixam de ter tanta necessidade dos ATL”, refere.

Comentário

É sempre bom vermos a nossa freguesia em destaque.
A realidade do Lar é uma luta de há muitos anos, cujo esforço e sonho dos seus dirigentes, tem conseguido criar uma rede de apoio fundamental às famílias e idosos de Pataias.
O caderno do Região de Cister mostra algumas das coisas que foram feitas e que estão projectadas para Pataias, assim como uma voz crítica e discordante do poder vigente. Acima de tudo, mostra-nos visões diferentes daquilo que é e tem sido a freguesia.
No entanto, muito ficou por ser dito sobre a freguesia e o trabalho feito nas colectividades.
Esta análise da nossa freguesia encontra-se profundamente incompleta.
Dezenas de jovens praticam futebol no CD Pataiense e as equipas de futsal da Casa do Benfica de Pataias e do CCRD Burinhosa vencem títulos regionais.
A Filarmónica tenta dinamizar a cultura, com a sua escola de música, a banda filarmónica, o grupo de teatro e outras actividades regulares.
A Fábrica da Paróquia e pessoas associadas, dinamizam os escuteiros, as sessões de catequese e a Creche de Pataias.
A população, comemorando os seus 35º e 36º aniversários, dinamiza as festas do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora da Vitória. Prática que deverá ser única a nível nacional.
Há ainda os Bombeiros Voluntários, o PTT (Pataias Todo-o-Terreno) e a COCAPA (Carnaval), e as colectividades da Burinhosa, Pataias-Gare e Pisões. E outras iniciativas que vão sendo feitas.
Apesar de todas as críticas e reparos, a verdade é que Pataias vai fervilhando de actividades.
É pena que muitas vezes estejam de costas voltadas entre elas e para a população, fechadas em "quintinhas" e "grupos de amigos", que afastam irremediavelmente vozes críticas e discordantes, como se de inimigos fidalgais se tratassem.
Como se todos, cada um à sua maneira, não lutassem por uma Pataias melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário