Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Assembleia de Freguesia de Pataias (29/06/2010)

As alterações ao trânsito e estacionamento nas Paredes deveriam ter sido ontem discutidas na Assembleia de Freguesia. Na discussão deste ponto, o Executivo informou que da reunião realizada com os moradores haviam posições completamente antagónicas e radicais, desde o corte e proibição absolutos (a todos), até à anarquia absoluta – circula quem quer e estacionam onde podem.
O Executivo recordou ainda que a actual postura de trânsito já prevê o trânsito proibido excepto a veículos de moradores, cargas e descargas, deficientes, GNR e bombeiros. O cumprimento do código de estrada seria suficiente para impedir os problemas. Mesmo assim, serão distribuídos dísticos aos moradores e comerciantes e a GNR reforçará a fiscalização. Quem não tiver autorização para estar naquele espaço será autoado.
Esta foi a solução encontrada para o problema, não tendo sido sequer posta a votação.
Foi informado que está prevista a construção, ainda este Verão, de um parque de estacionamento na Sra. da Vitória.
Outro dos assuntos abordado na Assembleia de Freguesia foi a possibilidade de arranjar uma brigada da Junta permanente para a Burinhosa. O Executivo, argumentando com a falta de recursos financeiros e humanos, considerou não ser possível fazê-lo de momento. Adiantou, ainda, que uma situação dessas deveria prever não só a Burinhosa, mas também os Pisões/Mélvoa e as praias.
Foi ainda apresentada a situação financeira da Junta. Questionado por Vitor Pereira, o Executivo afirmou que efectivamente existe, neste momento, um maior endividamento relativamente a Dezembro passado. Esse resultado deve-se à queda de receitas (situação normal neste período, disseram) e a investimentos feitos. A situação regularizará depois do Verão, com as receitas do Parque de Campismo.
Foi também apresentado pela Junta, documento com as actividades realizadas no último trimestre.
Foram aprovadas alterações ao Regulamento Interno das Piscinas Municipais DE Pataias, assim como a nova tabela de preços. De uma forma geral, os diversos preços para o ano lectivo de 2010/2011 sofrerão um aumento de 1 euro.

Comentário

Como o presidente da Junta disse, o sinal de trânsito proibido que existe à entrada da rua da escola velha, deve ser o único no país que ninguém respeita.
É por isso que eu não acredito na solução proposta pela Junta. A distribuição de cartões pelos moradores, sem fechar as ruas ao trânsito, não vai resolver o problema. Os carros vão continuar a entrar e o caos do estacionamento e as dificuldades de circulação vão manter-se. A solução já foi experimentada há alguns anos, ainda no tempo da Junta PS e não resolveu nada.
Uma solução – que a Junta, percebeu-se, não está disposta a implementar – é fechar as ruas, permitindo, ou não, o acesso aos moradores. É a única que nunca foi testada. É uma solução que tem, pelo menos, metade dos moradores, comerciantes e proprietários, a favor.
Distribuir os cartões, que ainda não se sabe como serão e a quem serão distribuídos, quando já estamos a 30 de Junho (recordo que a reunião foi prometida em Setembro de 2009!), parece-me evidentemente tarde e a más horas.
E não é preciso esperar pelo fim do Verão para adiantar o prognóstico: na praia das Paredes, este vai ser mais um Verão caótico, no que ao trânsito, estacionamento e civismo diz respeito. Já para não falar das obras...

terça-feira, 29 de junho de 2010

AD Ferraria renova com o treinador

A notícia vem na edição escrita do Região de Cister, nº879 de 24/06/2010

Ferraria renova com técnico Pedro Gomes

A Ferraria que subiu que vai jogar na 1.ª Divisão distrital de futsal na próxima temporada já começou a arrumar a casa e, começou logo pela manutenção do seu treinador. Pedro Gomes foi um dos obreiros da subida de divisão e continuará no cargo do comando técnico da Ferraria. Recorde-se que o emblema da freguesia de Pataias ficou no 2º lugar da tabela classificativa, estando até à última jornada na luta pelo primeiro lugar da zona sul da 2ª Divisão distrital. O triunfo na série acabou por sorrir ao Landal.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Filarmónica - Imagens e sons da audição

Os sons e imagens da audição final dos alunos da escola de Música da Filarmónica de Pataias.
As imagens são do Telmo Machado e da sua Zona Cister TV.
Aqui e aqui.

Assembleia de Freguesia de Pataias

Está em edital nos placares da Junta de Freguesia de Pataias, a convocatória para a Assembleia de Freguesia de Pataias.
A Assembleia terá lugar amanhã, dia 29 de Junho, pelas 21 horas, na Sede da Junta de Freguesia de Pataias.

Comentário

De repente, parece tudo um grande segredo.
É convocada e publicitada a reunião da Assembleia de Freguesia, sem ordem de trabalhos. Não se vai falar de nada? É o que aparecer? Ou não convém saber?
É esta convocatória que os deputados da Assembleia de Freguesia recebem?
Esta é uma informação – a convocatória da Assembleia de Freguesia e a respectiva ordem de trabalhos – que TEM de estar disponível no site da Junta de Freguesia de Pataias.
Publicitam, e bem, atletas da freguesia, reuniões com moradores e campos de férias, por exemplo. Porque motivo ficam as Assembleias de Freguesia de fora?

domingo, 27 de junho de 2010

Sapinho Gelásio

Numa sala de espectáculos, atrás de um balcão...
Descubra as diferenças...

Jorge e Lino: Desculpem-me, mas não resisti...

Filarmónica - Audição Final da Escola de Música 2009/10

Os 90 alunos (!) da Escola de Música da Filarmónica de Pataias fizeram ontem a sua audição final.
Numa sala a rebentar pelas costuras, soltaram-se vozes e acordes, confirmaram-se aptidões e descobriram-se talentos.
Estão de parabéns os alunos mas também a Sociedade Filarmónica, através da sua Direcção. O trabalho feito nos últimos dois/três anos começa a dar frutos. Aberta diariamente, a colectividade começa a debater-se neste momento com falta de instalações e de recursos humanos de forma a conseguir responder a todos os pedidos e solicitações feitas.
Para que haja um ponto de comparação, as camadas jovens do CD Pataiense tiveram este ano inscritos 86 jogadores. Falta agora, na Câmara Municipal e Junta de Freguesia, que o apoio à cultura seja igual ao do desporto (futebol).
De referir ainda as limitações da sala, quer em termos de tamanho, quer em termos de acústica, apesar do equipamento sonoro. Situação a rever. Uma palavra também para o público: sendo naturalmente estas ocasiões também um espaço de convívio e de confraternização, há que respeitar músicos e cantores com o silêncio durante as suas actuações.
Parabéns a todos!

sábado, 26 de junho de 2010

Análise das águas balneares 2010 - litoral de Pataias

Água de Madeiros, Pedra do Ouro e Polvoeira

Água de Madeiros é um dos três locais do concelho de Alcobaça identificados pelo LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia – como um “Geo-Sítio”, ou seja, sítio de interesse geológico. Os outros dois são as arribas de Vale Furado a Paredes da Vitória e as arribas da praia dos Salgados.
O corte de Água de Madeiros, que se estende da Pedra Lisa até à Polvoeira, identificado como de importância regional, tem elevado interesse didáctico, estratigráfico e sedimentológico.

O interesse em Água de Madeiros advém, não só, daquilo que é conhecido como o corte geológico de Água de Madeiros, mas também à identificação da Formação de Água de Madeiros. Por outras palavras, são visíveis em Água de Madeiros diversas camadas de calcário margoso acinzentado, alternadas com níveis de margas “xistentas”, ricas em matéria orgânica, sendo possível identificar diversos fósseis de amonites, belemnites e bivalves. Nos níveis superiores das falésias de Água de Madeiros, apresenta acumulações de amonóides (Echioceras e Gemmellaroceras, por exemplo) e restos de peixes.
Quanto à Formação de Água de Madeiros, esta é caracterizada por calcários bioclásticos com intensa bioturbação e conteúdo fossilífero diverso, sendo constituída por dois membros: Polvoeira (na base) e Pedra Lisa (tecto). É possível ainda observar, da base para o topo, maior abundância em lamelibrânquios e braquiópodes. No topo desta formação – Membro da Praia Lisa – predominam os calcários relativamente às margas, evidenciando-se a biozona Raricostatum.
Ao longo do corte de Água de Madeiros, é ainda frequente a ocorrência de fácies de margas negras, por vezes betuminosas. Estas rochas têm bastante interesse científico, devido ao facto de apresentarem ao estudo directo, níveis correspondentes às formações portuguesas com maior potencial como rochas-mãe de hidrocarbonetos.
Para a existência de hidrocarbonetos é necessário encontrar três tipos de rochas: rochas-mãe, como aquelas que são visíveis nas arribas da Pedra do Ouro; rochas-depósito, como aquelas que se encontram, aparentemente, na Mina do Azeche (mina de asfalto do Canto de Azeche 1848-1861); rochas-selantes, que serão os calcários cretácicos existentes na região. Ou seja, a existir petróleo, será por aqui.
É neste contexto que se desenvolvem as arribas da praia da Pedra do Ouro.
Inicialmente conhecida por Pintanheira, esta praia viu a sua designação alterada para “Pedra do Ouro” já durante a segunda metade do século XX, designação confirmada actualmente.
A adopção do nome “Pedra do Ouro” estará relacionada com os estudos geológicos realizados e a descoberta da presença nas arribas negras da praia, de fósseis de amonites piritizadas (sendo que a cor da pirite é dourada).
Estas arribas, do Jurássico Inferior, apresentam uma quantidade muito significativa de matéria orgânica disseminada (aproximadamente 15%), o que é um outro excelente indicador para a formação de hidrocarbonetos. O ambiente anóxico existente aquando a sua formação criou condições que permitem a conservação da matéria orgânica, assim como o desenvolvimento de pirites nas conchas.
As arribas são ainda geologicamente ricas em calcite, que desagrega quando sujeita a elevadas temperaturas. A presença de alguns fornos sobre as arribas – em conjugação com os materiais geológicos aí existentes – podem indiciar a produção artesanal de cimento.
Estas arribas, de cor muito escura, são datadas do Jurássico Inferior e constituídas por calcários margosos e margas (embora com maior componente argilosa).
Quanto à Polvoeira, o afloramento rochoso visível integra ainda a unidade geológica observável desde a praia de Água de Madeiros. É caracterizada por uma grande diversidade de fósseis do Jurássico Inferior, nomeadamente lamelibrânquios e braquiópodes.
No entanto, o maior destaque vai para o prolongamento da arriba rochosa pelo mar dentro. Este prolongamento acaba por funcionar como se fosse um recife – que não é –, quebrando a força do mar e fazendo uma baía aberta. É esta particularidade geográfica que em conjunto com os registos históricos transformam a Polvoeira como uma das prováveis localizações do desaparecido porto de Paredes.
Por outro lado, se tivermos em consideração o recuo da arriba e da linha de costa (dada a natureza mais frágil dos materiais que a constituem ), chegaremos à conclusão que, muito provavelmente, não haveria espaço físico entre o "recife" da Polvoeira e a arriba para a instalação do porto, há 500-1000 anos atrás.
Atendendo ainda à evidente erosão do Castelo das Paredes (que tem “desmontado” o promontório rochoso a grande velocidade); ao possível assoreamento quer da praia quer do vale, ou seja, o mar chegaria quase aos moinhos (só possível confirmar com análises ao subsolo, mas uma evidência do assoreamento recente do litoral da região são o desaparecimento quase total das lagoas da Pederneira, de Alfeizerão e Óbidos), poder-se-á apontar o porto de Paredes a Sul do Castelo, ou numa outra localização que não a actual praia da Polvoeira. Mas efectivamente a localização do antigo porto é impossível de determinar com as informações actuais.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

10 ideias para o estacionamento nas Paredes da Vitória

1 – Condicionar o acesso ao centro urbano exclusivamente a moradores, comerciantes e proprietários, GNR, Bombeiros e Serviços Municipais (por exemplo, através de pinos hidraúlicos com chave);

2 – Distribuir aos moradores, comerciantes e proprietários dísticos de identificação para as viaturas, sem os quais é proibido o estacionamento no centro urbano;

3 – Garantir lugares de estacionamento exclusivamente para os moradores (permanentes) que efectivamente deles necessitem, através da atribuição de uma placa de estacionamento com identificação da matrícula do carro;

4 – Colocar parquímetros entre a casa da professora Botas e os prédios do Metódio. A colocação destes parquímetros permitiria que houvesse, sempre, alguns lugares vagos a meio da tarde, para quem quer ir só 1 ou 2 horas às Paredes;

5 – Colocação de pinos nos passeios da Av. de Nossa Senhora da Vitória, entre a casa da professora Botas e os prédios do Metódio impedindo que os mesmos sejam transformados em estacionamento;

6 – Criar um lugar de carga e descarga que garanta aos comerciantes (cafés, restaurantes, mini-mercado, padaria) um lugar de serviço;

7 – Criação de dois parques de estacionamento, um na Senhora da Vitória, outro na Mina. Poderia, ou não, ser criado um serviço de vai-vem entre os parques e a praia e deveriam ser criados novos acessos pedonais à praia: do lado da Mina, uma escadaria a meio dos Mijaretes; do lado da Capela, uma escadaria directa ao bar do Saldanha e outra mais a norte, em plena arriba, na zona da Agroeira (entre o Saldanha e o Castelo);

8 – Obrigar todos os novos licenciamentos a 2,5 lugares de estacionamento por alojamento;

9 – Policiamento permanente aos fins-de-semana e feriados, de 1 de Julho a 31 de Agosto, das 13h às 19h;

10 – Respeitar o espaço público, os peões e as pessoas, por parte dos automobilistas.

Junta de Pataias provisoriamente sem instalações

O assunto já havia sido referido de forma relativamente informal, há vários meses, pelo Executivo da Junta, aquando da instalação da Unidade de Saúde Familiar. Pelos vistos, é agora oficial e está numa série de orgãos de comunicação locais.

Região de Cister, edição nº879 de 24 de Junho de 2010


Autarquia cedeu espaço para o alargamento da USF
Junta de Pataias fica sem instalações provisoriamente


A Junta de Freguesia de Pataias vai ficar provisoriamente sem instalações no complexo de serviços da freguesia, já que vai ceder o seu espaço para o alargamento da Unidade de Saúde Familiar do Pinhal do Rei.
Com a cedência da sua sede, a Junta pretende ocupar as instalações da Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, no mesmo complexo de serviços. Esta associação muda-se para o edifício da antiga escola primária de Pataias-Gare. No entanto, a mudança dos produtores ainda não aconteceu, pelo que os serviços da Junta terão de funcionar num espaço exíguo daquelas instalações onde está ainda instalado o posto da GNR.
O presidente da Junta, Valter Ribeiro, disse ainda ao REGIÃO DE CISTER que pretende deslocar os serviços da quela autarquia para as escolas primárias da sede da freguesia, o que só poderá acontecer depois de construído o centro escolar de Pataias.
Na freguesia tem havido a preocupação de reocupar os edifícios das escolas primárias desactivadas. A mais recente foi a da Mélvoa, onde decorrem diversas actividades para a população.

Da Rádio Dom Fuas

Alcobaça: Junta de Pataias cede instalações

A Junta de Freguesia de Pataias vai ficar provisóriamente sem instalações.
As instalações vão ser ocupadas pela Unidade de Saúde familiar do Pinhal do Rei.
Com a cedência da sede, a Junta pretende ocupar as instalações da Associação de Produtos Florestais dos Concelhos de Alcobaça e nazaré, no mesmo complexo de serviços.
A associação passará a ocupar o edifício da antiga escola primária de Pataias-Gare.
Enquanto a mudança não se concretiza os serviços da Junta terão de funcionar num espaço exíguo daquelas onde está instalado o posto da GNR.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Paredes Beach Party

Antena 3 Paredes Beach Party 2010, vai realizar-se nos dias 7 e 8 de Agosto na Praia de Paredes - Pataias - Alcobaça.
Com a colaboração da Junta da Freguesia de Pataias, Câmara Municipal de Alcobaça e Capitania da Nazaré, este evento será produzido por uma equipa com mais de dez anos de experiência na produção de eventos deste género. Vamos apresentar um line up de luxo com os melhores valores da " House Music" nacional bem como uma decoração especial para o evento num recinto criado no areal da praia exclusivamente para o público do evento que se quer que venha vestido de branco e/ou preto e sem sapatos.
Não faltem a este evento, vai ser memorável.

Todas as informações em:
http://paredesbeachparty2010.com/

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Paredes da Vitória - estacionamento e postura de trânsito

A Junta de Freguesia de Pataias vai realizar na próxima sexta-feira, dia 25, pelas 18 horas, na sede da Junta, uma reunião com os moradores e proprietários (no centro urbano) das Paredes da Vitória.
O objectivo da reunião é o de definir as regras de acesso e parqueamento no centro urbano.

Comentário

Independentemente dos resultados desta reunião, está de parabéns a Junta de Freguesia.
Pela primeira vez, antes de uma intervenção na aldeia, são ouvidos os moradores.
É necessário não esquecer que se procura uma solução colectiva e não fazer o jeito a um ou dois.
É uma excelente oportunidade para que todos (Câmara, Junta, Moradores, Comerciantes e Proprietários) coloquem, finalmente, os interesses públicos à frente dos individuais.
Mais: a requalificação urbana feita foi para aumentar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas e não dos automóveis.

Reforços do CD Pataiense

A notícia é do blogue Futebol Distrital de Leiria

Ricardo Policarpo é reforço no CD Pataiense 

Numa altura em que ainda não é público o treinador do CD Pataiense para a próxima temporada, havendo muita especulação, falando-se de nomes como Rui Almeida, Togui e João Gomes, o clube continua a preparar a próxima época e acaba de contratar o guarda-redes Ricardo Policarpo.
Ricardo Policarpo, 24 anos, foi formado nas escolas do SL Marinha, contando com uma passagem pelo SDR Pilado e jogando estas últimas três temporadas no clube da Ordem, onde era o habitual titular. Trata-se assim de um reforço para colmatar a saída do habitual titular do CD Pataiense, Bruno Estrelinha, que tal como o técnico Walter, ingressou no GC Alcobaça.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Filarmónica - Audição de final de ano

Uma vez mais a Filarmónica de Pataias, através da sua escola de música, vai promover a sua audição de final de ano.
A audição incluirá peças musicais  a solo e em conjunto dos diversos instrumentos (guitarras, bateria, trompetes, saxofones, clarinetes, bombardinos, trombones, entre outros), actuação dos "patinotas" (crianças até aos 5 anos de idade) e a primeira audição dos alunos de canto.
Tudo isto no próximo sábado, dia 26, a partir das 21 horas.

domingo, 20 de junho de 2010

Paredes da Vitória - estacionamento

Continua assim o estacionamento nas Paredes.
Para que serviu gastar dinheiro na requalificação e nos novos passeios (que ainda não estão prontos)?

sábado, 19 de junho de 2010

8º Passeio Casa do Benfica em Pataias

Realiza-se no próximo dia 4 de Julho o 8º Passeio de Cicloturismo da Casa do Benfica em Pataias.
O percurso, com uma extensão de 70 km, sairá de Pataias e passará por Marinha Grande, S. Pedro de Moel, Paredes da Vitória, Montes e Cós.
As inscrições decorrem até dia 3 e o seu preço é de 5 euros (10 com almoço)

Todas as informações aqui.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

AD Ferraria - próximos eventos

Recebido via e-mail da AD Ferraria, os próximos eventos que a colectividade vai dinamizar.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Paredes da Vitória - International Surfing Day

A notícia é do Região de Cister, edição nº878 de 17 de Junho de 2010.
A iniciativa decorre no próximo sábado, dia 19 de Junho.

‘International Surfing Day’ nas Paredes

Todos os amantes do surf que ainda não tiveram oportunidade de experimentar a modalidade têm, no próximo sábado, uma boa ocasião, através ‘International Surfing Channel’. A iniciativa é organizada pela Paredes Surf School e vai oferecer aulas de forma gratuita, com o objectivo de “colocar o maior número de surfistas na água das Paredes”, revela um comunicado da escola. Para se candidatar basta enviar um email para paredessurf@gmail.com ou através do telemóvel 919724227.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

terça-feira, 15 de junho de 2010

Oferta de Emprego

Pataias: Analista/Programador

http://pataias.olx.pt/admite-se-analista-programador-iid-100132860

A 1001Acessos tem como principais áreas de intervenção:
- Criação de sites e portais dinâmicos
- Criação de imagem corporativa
- Venda, formação e assistência técnica em Software de facturação (PHC);

Conhecimentos e Experiência Exigidos:
- Conhecimentos nas seguintes linguagens de programação: PHP, Java, SQLServer, Actionscript 2 ou 3;
- Domínio nas seguintes ferramentas: Adobe Flash, Adobe Illustrator ou Macromedia FreeHand, Adobe Photoshop;
- Dinâmico e com espírito de iniciativa;
- Sentido de grande responsabilidade e com perfil de trabalho em equipa.

Oferecemos:
- Remuneração compatível com a função, conhecimentos e experiência;
- Desenvolvimento de competências e formação continua;
- Integração em equipa jovem e dinâmica.

Os interessados deverão enviar o CV para o e-mail 1001@acessos.pt. A apresentação de portfólio será factor de selecção.

Reunião de Câmara - decisões relativas à freguesia

Do blogue do Rogério Raimundo, os assuntos relativos à freguesia de Pataias, tratados na reunião de Câmara de ontem, dia 14 de Junho de 2010.

Saudação ao CD Pataiense, vencedor da Taça do Distrito de Leiria

http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/06/2886-na-reuniao-de-camara-d-ontem-o.html

Vereadores do PS questionam as acessibilidades rodoviárias a Pataias e a rede de Transportes Escolares
http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/06/2885-na-reuniao-de-camara-d-ontem.html
http://joseacaciobarbosa.blogspot.com/2010/06/estrada-municipal-alcobaca-pataias.html
 
Apoio ao CD Pataiense em 5 mil euros (obras)
http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/06/2873-reuniao-publica-de-camara-dhoje.html
 
Apoio de 1500 euros ao Cister Clube para prova de andebol de praia nas Paredes da Vitória
http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/06/2868-reuniao-publica-de-camara-dhoje.html

Criado Sistema Multimunicipal de Tratamento de Resíduos

Decreto-Lei nº68/2010 de 15 de Junho

http://pt.legislacao.org/primeira-serie/decreto-lei-n-o-68-2010-valorsul-accoes-lisboa-classe-185128

O decreto-lei cria o sistema multimunicipal de triagem, recolha selectiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos das regiões de Lisboa e do Oeste, integrando como utilizadores originários os municípios de Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Constitui a sociedade VALORSUL — Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, S. A., e atribui-lhe a concessão da exploração e gestão do sistema referido em regime de exclusividade.

Comentário

Não sei bem porquê, mas parece-me que daqui a alguns meses vamos estar a pagar mais pela recolha e tratamento do lixo...

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A casa da Guarda, na Burinhosa

O texto e as fotografias foram amavelmente disponibilizados pelo Tiago Inácio, da Burinhosa, entusiasta do Geocaching e interessado pela história local.


A velha casa do Guarda

Localização: Burinhosa - em direcção à Mata Nacional

O limite da mata Nacional

Antes e durante a Ditadura Salazarista, a Mata Nacional de Leiria teve uma grande importância na economia local e nacional. Para garantir que não era roubada madeira e afins da Mata Nacional, foi construído um fosso (ou vala) em todo o seu limite e que até perto do fim da Ditadura era feita a sua manutenção. O fosso ainda tinha alguma profundidade, e  como os tradicionais carros de bois não o conseguiam atravessar eram obrigados a dirigirem-se até ás cancelas para entrarem dentro dos limites da mata, normalmente para fazer as limpezas da mata ou apenas para recolher caruma (muito utilizada para os currais de animais e eiras). Assim deste modo, cada carro de bois que saía da mata era inspeccionado para garantir que não haveria roubos na mata de Leiria.

Neste local existia isso mesmo, uma entrada para a Mata Nacional de Leiria, sobre o olhar atento, o guarda que aqui viveu controlava as entradas e saídas da mata nacional, e vivia na casa do guarda, que actualmente apenas existem ruínas. Se der uma pequena volta pelo local encontra o dito fosso, que actualmente praticamente se encontra enterrado e ainda o marco de cimento onde assentava a dita cancela.

A Casa Do Guarda

Construída há mais de 100 anos (Finais do Séc. XIX), tinha 2 quartos, uma cozinha, uma sala, uma forno a lenha no exterior e uma área de currais. Mais abaixo existia um terreno de cultivo exclusivo para o Guarda e a sua Família, onde ainda existe um poço. A casa ficou ao abandono durante mais de 2 décadas até que foi demolida no final dos anos 90. Actualmente apenas existem ruínas, e a cisterna (Cuidado!) que servia de sustento à casa.

Ponto de Vigia “Facho”

Aproveite a proximidade e visite a cache “Verde Pinho e Azul Celeste”, onde actualmente existe um ponto de vigia (da mesma altura da casa do guarda) que se situa na Maior Duna da península Ibérica.
Esse Ponto foi mandado construir pelo ilustre silvicultor Bernardino Barros juntamente com o ponto das Crastinhas. Com uma estrutura inicial de madeira (de duração limitada), a sua construção foi sendo progressivamente alterada, o que levou à sua substituição por armações de ferro. Até á alguns anos existia uma casa anexada para os vigilantes dormitarem. Actualmente já não existe a casa e o ponto de vigia encontra-se bastante degradado.
 
“Os pontos de vigia do pinhal de Leiria são quatro olhos vigilantes...”  Pinto  A. A., 1938.

Muito Obrigado ao Sr Joaquim Duarte Monteiro e á Sra Lucília Maria Soares

domingo, 13 de junho de 2010

CCRD Burinhosa - plantel para a 3ª Nacional já está definido



Plantel CCRDBurinhosa Futsal 2010/2011 3ª Divisão Nacional
 
Os Atletas:

André (Renovação)
Espanhol (ex. União Leiria)
Formiga (ex. Amarense)
Gerva (ex Amarense)
João Gonçalo (ex Académica de Coimbra)
Lúcio (Renovação)
Maduro (ex. Amarense)
Marinho (Renovação)
Put (Renovação)
Reko (Renovação)
Ricardo (ex. GRAP)
Rui Pereira (ex. Académica de Coimbra)
Sergito (Renovação)
Vitor (Renovação)
Xana (ex. União de Leiria)

Equipa Técnica:

Kitó Ferreira (Treinador)
Nuno Escudeiro (Preparador Físico)
Jorge Raimundo (Adjunto)

sábado, 12 de junho de 2010

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Litoral de Pataias - Praias com Qualidade de Ouro

Água de Madeiros, Pedra do Ouro, Polvoeira e Légua são praias com Qualidade de Ouro.
A Quercus divulgou as praias com Qualidade de Ouro, onde nos últimos cinco anos a água foi classificada como boa e que na última época balnear tiveram sempre bons resultados nas análises regulares.
Da lista de 269 praias de todo o país, 4 estão na freguesia de Pataias: Água de Madeiros, Pedra do Ouro, Polvoeira e Légua.
No concelho de Alcobaça foi ainda distinguida S. Martinho do Porto (!), no concelho da Nazaré a Praia do Salgado e na Marinha Grande as Pedras Negras.
Mais informações em:  
http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=567&articleID=3218
http://www.pataias.net

A Mina do Azeiche e as arribas dos Valinhos e Vale Furado.

A Mina do Azeiche fica localizada a Sul da praia de Paredes da Vitória. O seu nome, provavelmente, deriva da localização de uma mina de asfalto.
A mina propriamente dita, tem o seu início em 1844 com a descoberta de uma mina de asfalto. É nesta mina que se vão realizar as primeiras explorações petrolíferas em Portugal. A primeira concessão, para a exploração de produtos betuminosos data de 1848, prolongando-se até 1861, embora a exploração ocorresse de forma irregular. Durante esse curto período, foi do Canto do Azeche (designação, à altura, do lugar) que foi extraído o betume utilizado para asfaltar todas as estações de caminho-de-ferro de Lisboa até Elvas e do Entroncamento até ao Porto. A reduzida viabilidade económica traduziu-se no seu encerramento.
Ainda durante o início da década de 1990 era possível aceder ao interior da mina, apesar dos evidentes sinais de derrocada. A entrada da mina dava acesso a um túnel que conduzia ao “poço”. O acesso ao fundo deste poço, onde era extraído o asfalto, era feito através de uma escada em caracol.
A localização da mina, quase na base da vertente; os materiais geológicos aí existentes (arenitos e complexos margo-argilosos); e a forte acção do mar do mar sobre a base da arriba contribuíram, definitivamente, para que a mina acabasse por desabar.
No entanto, são ainda visíveis algumas ruínas da mina, assim como um antigo respiradouro.
No entanto, o interesse sobre estas arribas não termina com a mina de asfalto. Nestas arribas, que se estendem por mais de 2 km em direcção a Sul (Vale Furado), são visíveis afloramentos do Cretácio Inferior e Superior (145 a 65 milhões de anos) e do Terciário, depósitos esses normalmente associados à formação do Bom Sucesso. Estes depósitos assentam por discordância angular em calcários do Cretácico.
É neste conjunto de rochas com 92 milhões de anos que estão representados dois conjuntos separados por superfície de descontinuidade. O inferior, é constituído por conglomerados, arenitos e lutitos avermelhados, atinge 70m de espessura. O tecto das sequências corresponde a paleossolos carbonatados representados por níveis concrecionados. O conjunto está datado do Luteciano a Bartoniano inferior. Foram ali recolhidos fósseis de Iberosuchus macrodon (crocodilo), Paralophiodon cf. leptorhynchum (grupo de tapires) para além de outros crocodilos, quelónios e pequenos mamíferos não identificados.
Os níveis superiores são constituídos por arenitos amarelos, geralmente grosseiros, às vezes consolidados, atingindo 40m de espessura. Forneceram fósseis de Paranchilophus lusitanicus (equídeo). Estão atribuídos ao Bartoniano superior.
Geologicamente aflora nas arribas um complexo greso-argiloso, onde sobressaem níveis argilosos vermelhos.
Ainda nestas arribas é possível identificar diversas anomalias geológicas petrográficas e químicas, nomeadamente vestígios de fragmentos de uma rocha escura que foram identificados por geólogos como resultantes do impacto de um grande meteorito, que ao colidir com a superfície terrestre terá formado uma grande cratera de impacto, conhecida como “Cratera de Thor”, e ejectado fragmentos pelas regiões periféricas.
São estes fragmentados ejectados, de cor negra, que aparecem destacados em rochas calcárias de cor clara, nas arribas da Mina do Azeiche e Valinhos (mas também, em menor quantidade, na praia das Paredes da Vitória e Vale Furado). De acordo com algumas investigações, estes vestígios, conhecidos como o “ejecta”, terão sido provenientes deste impacto. A presença de uma anomalia de Irídio – uma elevada concentração deste elemento encontrado na transição do Cenomaniano-Turaniano – é prova de um mega impacto de um meteorito de grandes dimensões, que terá tido consequências tão gravosas que terão provocado uma série de acontecimentos que culminaram na extinção de uma grande número de espécies, incluindo a conhecida extinção dos dinossáurios, no final do Cretácico. O alinhamento do afloramento destes vestígios do “ejecta” na direcção da mega “Cratera de Thor”, e o facto de apresentarem uma estrutura microcristalina típica de condições de forte impacto, constituem, de acordo com alguns geólogos, argumentos que apoiam a teoria de que estes fragmentos, são provenientes do mega impacto meteorítico que vieram a provocar a extinção dos dinossáurios.
Os vestígios desta cratera são bem visíveis no fundo oceânico, correspondendo a uma montanha marinha denominada Torre que têm uma forma elíptica com 122 Km de extensão segundo o eixo maior e 86 Km segundo o eixo menor.