Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

domingo, 27 de junho de 2010

Filarmónica - Audição Final da Escola de Música 2009/10

Os 90 alunos (!) da Escola de Música da Filarmónica de Pataias fizeram ontem a sua audição final.
Numa sala a rebentar pelas costuras, soltaram-se vozes e acordes, confirmaram-se aptidões e descobriram-se talentos.
Estão de parabéns os alunos mas também a Sociedade Filarmónica, através da sua Direcção. O trabalho feito nos últimos dois/três anos começa a dar frutos. Aberta diariamente, a colectividade começa a debater-se neste momento com falta de instalações e de recursos humanos de forma a conseguir responder a todos os pedidos e solicitações feitas.
Para que haja um ponto de comparação, as camadas jovens do CD Pataiense tiveram este ano inscritos 86 jogadores. Falta agora, na Câmara Municipal e Junta de Freguesia, que o apoio à cultura seja igual ao do desporto (futebol).
De referir ainda as limitações da sala, quer em termos de tamanho, quer em termos de acústica, apesar do equipamento sonoro. Situação a rever. Uma palavra também para o público: sendo naturalmente estas ocasiões também um espaço de convívio e de confraternização, há que respeitar músicos e cantores com o silêncio durante as suas actuações.
Parabéns a todos!

4 comentários:

  1. Eu estive lá.
    De notar a NÃO presença quer da JUNTA quer da CÂMARA. E por aqui me fico.

    Papalagui

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,
    Também estive na Filarmónica e estão todos de parabéns. Como sou uma pessoa ligada à música estes momentos são transcendentes. Embora não seja da cor partidária da freguesia e do Concelho, porque me parece que isso não importa, não consigo perceber uma coisa, porque andam sempre a mandar comentários sobre as relações Junta/cãmara/Filármónica. O que me parece é que existem alguns que querem que essa relação não exista. Porque aproveitam momentos tão lindos para mandar bocas a autarquias. Não deverá ser a Direcção a ter o contacto com as autarquias. A Cãmara e a junta não dão nada para a Filarmónica? É triste existirem pessoas que apenas servem para incendiar as relações entre Associações e autarquias. Parem por favor em nome do que se faz de bonito nesta terra. As pessoas que trabalham na e pela terra merecem mais respeito. Paulo parabéns pelo teu trabalho no sapinho gelásio, e pelas tuas opiniões, mas às vezes servem para incendiar e na minha modesta opinião és um homem pela terra e não contra a nossa terra. O Papalagui é exemplo esteve lá apenas para ver que a CMA e Junta não estavam. Eu estive lá para ver o excelente espectáculo. MAIS UMA VEZ PARABÉNS FILARMÒNICA

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo
    A Filarmónica tem sido ao longo destes anos um pouco esquecida por quem de direito. O dinheiro que tem sido distribuído em prol do desporto tem ultrapassado em muitas vezes aquele que tem sido dado para a cultura. Por exemplo, os subsídios à cultura estiveram atrasados mais de dois anos.
    Outro exemplo, os rios de dinheiro que têm sido dados à Academia de Música de Alcobaça, versus a pobreza franciscana atribuída à diversas filarmónicas do concelho...
    Quando faço referência a estes assuntos é para realçar que, neste momento, a cultura (neste caso a Filarmónica) movimenta tantos jovens e tem tanto ou mais público como o desporto (como por exemplo o CD Pataiense).
    É nesta perspectiva que questiono: não será o momento de distribuir de forma igualitária os subsídios às colectividades?

    Já agora, para que possa haver uma discussão aberta sobre todos estes assuntos, era bom que o Papalagui, a Árrã da Lagoa, o Xarréu do Coreto e os muitos anónimos expressassem de forma frontal tudo aquilo que têm para dizer, tal como eu faço.

    ResponderEliminar
  4. Pois...parabéns Filarmónica, alunos e professores (pelo trabalho com que nos presentearam, o nivel tem vindo a subir), e a todas as pessoas que estiveram presentes, salão repleto, balcão apinhado, escadas congesteunadas, salas superiores compostas e na entrada do lado de fora...fico à espera da próxima audição, mas revejam como já aqui foi escrito os barulhos o som as apresentações. Quanto a presenças vi por lá o padre...e a estes eventos só vai quem quer e não quem pode, já agora com entradas gratuitas. Quanto a subsidios/protocolos diz-que que a junta cumpre escropolósamente, já da camara não se pode dizer o mesmo continua com um ano em falta. Quanto ao dinheiro que a camara põe ao dispor de outras instituições caso da Academia de Musica de Alcobaça/Cister Musica é incomparavel, ainda hoje ouvi na rádio a vereadora da cultura camara de Alcobaça a dizer que tinha orgulho do dinheiro que vai para lá e do que está a ser feito, espectaculos cá para o norte zero, assisti a dois espectáculos no cine teatro e dos dois a sala estava a 40% e a pagar, (sem duvida que os musicos são de qualidade), durante o cister musica e em todos os concertos que se realizam alguns musicos são repetentes embora com projectos difrentes...! a banda de Alcobaça foi ao festival de bandas de Vila Franca de Xira e ganhou o 1º prémio, parabéns, quantos musicos profissionais contratou (10/12) e quantos euros é que isso custou?... Porém, e naquilo que tenho visto se apoiarmos a Filarmónica poderemos ter coisas bonitas e de qualidade. Mais uma coisa por agora, estou a gostar do TIMBRE da banda.

    ResponderEliminar