Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Assembleia de Freguesia de Pataias (29/06/2010)

As alterações ao trânsito e estacionamento nas Paredes deveriam ter sido ontem discutidas na Assembleia de Freguesia. Na discussão deste ponto, o Executivo informou que da reunião realizada com os moradores haviam posições completamente antagónicas e radicais, desde o corte e proibição absolutos (a todos), até à anarquia absoluta – circula quem quer e estacionam onde podem.
O Executivo recordou ainda que a actual postura de trânsito já prevê o trânsito proibido excepto a veículos de moradores, cargas e descargas, deficientes, GNR e bombeiros. O cumprimento do código de estrada seria suficiente para impedir os problemas. Mesmo assim, serão distribuídos dísticos aos moradores e comerciantes e a GNR reforçará a fiscalização. Quem não tiver autorização para estar naquele espaço será autoado.
Esta foi a solução encontrada para o problema, não tendo sido sequer posta a votação.
Foi informado que está prevista a construção, ainda este Verão, de um parque de estacionamento na Sra. da Vitória.
Outro dos assuntos abordado na Assembleia de Freguesia foi a possibilidade de arranjar uma brigada da Junta permanente para a Burinhosa. O Executivo, argumentando com a falta de recursos financeiros e humanos, considerou não ser possível fazê-lo de momento. Adiantou, ainda, que uma situação dessas deveria prever não só a Burinhosa, mas também os Pisões/Mélvoa e as praias.
Foi ainda apresentada a situação financeira da Junta. Questionado por Vitor Pereira, o Executivo afirmou que efectivamente existe, neste momento, um maior endividamento relativamente a Dezembro passado. Esse resultado deve-se à queda de receitas (situação normal neste período, disseram) e a investimentos feitos. A situação regularizará depois do Verão, com as receitas do Parque de Campismo.
Foi também apresentado pela Junta, documento com as actividades realizadas no último trimestre.
Foram aprovadas alterações ao Regulamento Interno das Piscinas Municipais DE Pataias, assim como a nova tabela de preços. De uma forma geral, os diversos preços para o ano lectivo de 2010/2011 sofrerão um aumento de 1 euro.

Comentário

Como o presidente da Junta disse, o sinal de trânsito proibido que existe à entrada da rua da escola velha, deve ser o único no país que ninguém respeita.
É por isso que eu não acredito na solução proposta pela Junta. A distribuição de cartões pelos moradores, sem fechar as ruas ao trânsito, não vai resolver o problema. Os carros vão continuar a entrar e o caos do estacionamento e as dificuldades de circulação vão manter-se. A solução já foi experimentada há alguns anos, ainda no tempo da Junta PS e não resolveu nada.
Uma solução – que a Junta, percebeu-se, não está disposta a implementar – é fechar as ruas, permitindo, ou não, o acesso aos moradores. É a única que nunca foi testada. É uma solução que tem, pelo menos, metade dos moradores, comerciantes e proprietários, a favor.
Distribuir os cartões, que ainda não se sabe como serão e a quem serão distribuídos, quando já estamos a 30 de Junho (recordo que a reunião foi prometida em Setembro de 2009!), parece-me evidentemente tarde e a más horas.
E não é preciso esperar pelo fim do Verão para adiantar o prognóstico: na praia das Paredes, este vai ser mais um Verão caótico, no que ao trânsito, estacionamento e civismo diz respeito. Já para não falar das obras...

Sem comentários:

Enviar um comentário