Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Pataiense vence a Taça

O CD Pataiense levou um banho de bola e levou a Taça ao bater o Ginásio de Alcobaça por 2-1 (1-0 ao intervalo). Os tentos foram apontados por Chanoca e Nascimento.

Esta poderia ser a história da relação de Pataias com Alcobaça.
De um lado uma equipa a todo o gás (Alcobaça) a fazer valer o seu estatuto de melhor equipa (3º classificado no campeonato, mais 3 vitórias, menos 9 derrotas, mais 15 pontos, mais 17 golos marcados, menos 8 sofridos) frente ao modesto, mas aguerrido, Pataiense. E Alcobaça não respeitou Pataias: entrou de rompante, fez o que quis como quis, mas resultados e eficácia – que é bom – nada. E Pataias - na sua luta por um destino melhor e mais feliz - mais modesta, mais trabalhadora, mais abnegada, mais eficaz, levou água ao seu moinho. E levou a Taça.
Num jogo de sentido (quase) único, de domínio territorial, posse de bola e oportunidades de golo por parte do Ginásio, a grande exibição do guarda-redes de Pataias, a felicidade e a eficácia determinaram o vencedor do jogo.
Os primeiros 25 minutos foram um sufoco autêntico para o Pataiense. Um punhado de grandes defesas do seu guarda-redes, a felicidade de duas bolas no ferro e alguns remates ao lado estabilizaram o resultado num 0-0 com sabor a injustiça. Poderiam ser 3 ou 4 a favor do Ginásio.
À passagem da meia-hora a equipa de Pataias conseguiu equilibrar um pouco mais o jogo, e apesar do domínio territorial do Ginásio, foi ameaçando com alguns contra-ataques inofensivos. No entanto, um desses contra-golpes surtiu efeito e o Pataiense adiantou-se no marcador aos 42’ no primeiro remate de verdadeiro perigo que fez.
Na segunda parte, o ritmo do jogo (do Ginásio) foi um pouco menor e o Pataiense, à passagem dos 60 minutos, noutra saída rapidíssima para o contra-ataque, fez o 2-0 no seu segundo remate perigoso. O Ginásio desorientou-se, o Pataiense sentiu que podia vencer e foi mais do mesmo até ao final do jogo: o Ginásio no meio-campo do Pataiense, embora sem criar grande perigo e o Pataiense a tentar sair no contra-ataque.
O Ginásio acabaria por marcar o seu golo no último dos 5 minutos dos descontos, já a jogar com 10.
Para a história fica o resultado e o sabor (muito especial) de uma vitória arrancada a ferros.
PATAIAS VENCE ALCOBAÇA PERDE.
E 31 anos depois volta a ganhar a Taça do Distrito.

Duas notas sobre o público: encheu uma das bancadas do Magalhães Pessoa, dando cor e animação à festa. Muitos dos jogos da União de Leiria tiveram menos público.
Outra para a claque organizada do Ginásio: se não sabem perder, fiquem em casa.

2 comentários:

  1. quero aqui expressar os meus parabens a todos os pataienses que fizeram uma bonita festa no magalhaes pessoa e principalmente a todos os jogadores, diretores e todos os ke contribuiram para esta conquista...... foi fantastico, so uma nota negativa para uma pseudo claque chamada raio azul..... o ginasio nao merecia a imagem negativa que fizeram expressar.....bandeiras neo nazis,, cantigos de extrema direita e depois a violencia gratuita no parque de estacionamento perante alguns adeptos do pataiense ... foi mau de mais, e uma chamada de atencao para os responsaveis da camara municipal de alcobaca , pois eles se faziam deslocar numm autocarro da autarquia ....da que pensar....

    parabens a todos os contribuiram para o fair play e a festa

    ResponderEliminar
  2. a taça é nossa lalalal a taça é nossa lalalal
    a taça é nossa.

    grande vitoria o sapinho grande vitoria , tu tambem andas devagar e tambem chegas aos teus objectivos e ao teu destino , agora que venha a super taça contra o bombarral para a proxima epoca.

    para fazermos de novo uma grande festa

    ResponderEliminar