Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Carnaval de Pataias: 900 foliões e 14 carros alegóricos

A notícia no Correio da Manhã
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/actualidade/festa-ajuda-a-esquecer-austeridade

Entrudo: Boa disposição de reis, rainhas e carros alegóricos
Festa ajuda a esquecer austeridade


O Carnaval da Mealhada promete, este ano, fazer com que os portugueses "esqueçam a crise". Para isso, a organização conta com a boa disposição dos reis: a cantora Micaela e o actor brasileiro Anderson Di Rizzo, o sargento ‘Xavier’ da telenovela da SIC ‘Morde e Assopra’. Micaela já se sente no papel de rainha. Promete "dançar muito" e "divertir imenso".

Não é a primeira vez que Micaela desfila no Carnaval, mas ser rainha na Mealhada tem um significado especial: "É um dos mais conceituados Carnavais. É com muita adrenalina e com grande prazer que vou desfilar." A seu lado estará "um rei fan-tástico, vou estar muito bem acompanhada".

Na Mealhada trabalha-se noite a fio para ultimar os preparativos da festa. O presidente da Associação do Carnaval da Bairrada, Fernando Saldanha, promete "muita animação e alegria". Acredita que o espectáculo que vai sair à rua será um importante contributo para que os visitantes "se sintam felizes e não se lembrem da crise", nem das medidas de austeridade. No ‘sambódromo’ desfilam quatro escolas, seis carros alegóricos, saltimbancos, fanfarra e gigantones. No total são mais de 1500 foliões para divertir os 15 a 20 mil visitantes. Entre sexta-feira (dia 17) e terça--feira (21), vários grupos de baile garantem a animação nocturna numa tenda gigante.

Mais a Sul, em Pataias (Alcobaça), o sentimento é agridoce. Se por um lado a organização acredita que não vai faltar empenho, apesar dos cortes orçamentais, por outro admite-se uma acentuada diminuição de visitantes, por não ter sido concedida pelo Governo a tolerância de ponto. "Ainda há muitas dúvidas. Podemos ter uma quebra de 40 por cento, mas temos a esperança que as pessoas tenham gosto no nosso Carnaval e façam questão de nos visitar para mostrar que esta tradição não pode acabar", adiantou o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval de Pataias, Arménio Vieira. Os temas escolhidos pelos grupos variam entre a banda desenhada e a sátira social, e o bilhete de entrada custa três euros. As crianças não pagam.

CRISE ENCOLHE O ORÇAMENTO MAS NÃO O EMPENHO EM PATAIAS

A austeridade obrigou a encolher o orçamento, mas não vai afectar o empenho e a irreverência dos foliões de Pataias, no concelho de Alcobaça. Este ano, a organização fez alguns ajustes ao programa, escolheu para reis do corso dois naturais da freguesia – João Vieira e Rita Moleiro – e mesmo assim espera trazer para a rua "um dos maiores desfiles carnavalescos de sempre", explicou ao CM Arménio Vieira, presidente da comissão organizadora do Carnaval de Pataias.

Preparados para percorrer o circuito em recinto fechado estão 16 grupos de figurantes, com 14 carros alegóricos, num total de 900 pessoas. Para os dois desfiles, no domingo e na terça-feira de Carnaval, a partir das 15h00, as previsões mais optimistas prevêem 10 mil espectadores.

EMIGRAÇÃO ROUBA FOLIÕES

A ida para o estrangeiro de alguns dos principais dinamizadores dos grupos carnavalescos fez baixar este ano o número de figurantes e carros alegóricos inscritos no desfile de Carnaval da Nazaré.

De qualquer forma, e sendo este um dos corsos mais espontâneos do País, a quantidade de foliões que vão desfilar no domingo e na terça-feira na avenida marginal permanece uma incógnita até ao início do cortejo. "Estão sempre a aparecer mais grupos até à última hora", referiu Rui Silva, da comissão organizadora. Ao contrário de outros carnavais, na Nazaré, a crítica social não é um dos temas mais explorados. "Os grupos preferem inspirar-se nos povos, na banda desenhada e nas tradições locais, como a seca do peixe ou a famosa onda de 30 metros da praia do Norte", frisou Rui Silva. Exemplo disso é o carro dos reis do corso – Eduardo Hespanhol e Maria Codinha – que foi construído com base nos costumes das tribos africanas.

Como o Governo não deu tolerância de ponto aos funcionários públicos na terça-feira de Carnaval, a organização espera receber mais visitantes para o des-file de domingo, em compara-ção com os últimos anos. O orçamento caiu de 100 mil euros, em 2011, para 25 mil euros.

NA FIGUEIRA O CARNAVAL COMEÇA COM UMA SEMANA DE ANTECEDÊNCIA

Paulo Futre vai ser o rei do Carnaval de Buarcos e vai ter a seu lado Margarida São Pedro.

Como é tradição, a festa começa com uma semana de antecedência. Os reis chegam hoje à estação de comboios da Figueira da Foz para saudar os figueirenses. A partir das 14h30 desfilam até Buarcos. O momento alto é, contudo, no próximo fim-de-semana. Sábado à noite, Paulo Futre e Margarida São Pedro abrem o cortejo acompanhados pelas escolas de samba. No domingo desfilam no carro dedicado ao ano do Dragão, à frente do corso que integra 700 foliões, quatro grupos, dez carros alegóricos e três escolas de samba. Bárbara Ferreira, da organização, diz que as expectativas são elevadas: "Com Paulo Futre vamos conseguir atrair muita gente."

FUTRE É REI NO CARNAVAL DE BUARCOS

É "fanático" desde menino pelo Carnaval e vai desfilar este ano, pela primeira vez, como rei no cortejo de Buarcos (Figueira da Foz). "Vou divertir-me mais do que ninguém e espero que toda a gente esteja bem animada", diz o ex-futebolista.

Sem comentários:

Enviar um comentário