Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Doentes de Pataias para os hospitais de Leiria e Coimbra

A notícia no jornal digital Tinta Frescahttp://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=e5b93238-9427-44d1-9176-4d290f1cc49a&edition=136

Paulo Inácio já apresentou proposta à ARS
Câmara quer os Centros de Saúde ligados ao Oeste e o Hospital de Alcobaça ligado a Leiria
   


O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça convocou os jornalistas, no dia 24 de fevereiro, para anunciar a proposta da autarquia para a rede de saúde do concelho. Paulo Inácio informou que obteve uma boa recetividade da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo à sua proposta, que separa a rede de cuidados primários (Centros de saúde), que continuará ligada à Região Oeste, da rede de cuidados hospitalares, que passará a ficar sob a tutela do Hospital de Leiria. As exceções são as freguesias da Benedita, Alfeizerão e São Martinho do Porto, que continuarão a ser servidas pelo Hospital das Caldas da Rainha.
O autarca começou por informar que, em resultado da situação financeira que o País atravessa, o Centro Hospitalar Oeste Norte (CHON) regista um dos maiores passivos acumulados do País, em termos hospitalares. Paulo Inácio lembrou ter sempre afirmado que o CHON repartido por Peniche, Caldas e Alcobaça teria necessariamente de acumular passivos superiores à soma das três unidades hospitalares a funcionarem isoladamente. “Só faria sentido uma administração única, se existisse uma infraestrutura única. Infelizmente, o tempo deu-me razão, com pena minha, mas era inevitável que isto acontecesse”, referiu.
Paulo Inácio garantiu aos jornalistas que a proposta apresentada à ARS teve recetividade da parte desta, mas ressalvou que a última palavra será do Governo, que irá receber os autarcas dentro de uma semana.
“Dado o vínculo estratégico com o Oeste e o know how existente, propus que no contexto da rede de cuidados primários (centros de saúde), Alcobaça continue como um todo vinculado ao Oeste. Em termos de rede hospitalar, propus que o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveiras (HABLO) fique com administração e passe a reportar ao Hospital de Leiria. Pedi que todo o concelho de Alcobaça reporte para o HABLO e que as situações mais urgentes reportem ao Hospital de Leiria, excetuando as freguesias de Benedita, São Martinho do Porto e Alfeizerão”, anunciou o autarca.
Paulo Inácio revelou que teve uma conversa com o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Leiria – Pombal, Hélder Roque que manifestou recetividade a esta solução, acreditando que as suas qualidades de gestão e médicas poderão ser uma mais-valia para o Hospital de Alcobaça. O edil revelou que recolheu também informações sobre o funcionamento do Hospital de Pombal, que passou a integrar recentemente o Centro Hospitalar Leiria- Pombal, e garantiu que a população local tem uma experiência positiva desta integração.
O edil garantiu que, apesar da proposta de mudança dos cuidados hospitalares para Leiria, “estamos de alma e coração no Oeste, estamos só a falar da questão da saúde” . Contudo, reconheceu que preferia que todo o concelho passasse a ser servido pelo Hospital de Leiria, embora considere que esta solução híbrida é “a que melhor serve as populações.”
Paulo Inácio considerou que “Alcobaça tem sido muito mal servida de serviços de saúde”, pelo que “é tempo de dizer basta!” O autarca considera que “o Centro Hospitalar Oeste Norte é uma experiência de insucesso”, e, pelo contrário, “Alcobaça tem um passado de vínculo a Leiria com algum sucesso.”

Sem comentários:

Enviar um comentário