Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Os talefes da freguesia de Pataias

Um marco geodésico, também conhecido como “vértice geodésico”, “talefe” ou “pinoco” é um sinal que indica uma posição cartográfica exata e que forma uma parte de uma rede de triângulos com outros vértices geodésicos. Regra geral são escolhidos sítios altos e isolados com linha de visão para outros vértices.
Os marcos geodésicos estão associados à história da cartografia moderna, iniciada em Portugal quando D. Maria I encarregou a Academia Real da Marinha de iniciar os trabalhos de triangulação geral do território, com vista à realização da Carta Geográfica do Reino.
Contudo, o levantamento geodésico de Portugal decorreu apenas entre os anos de 1857 e 1892, concluído com sucesso depois de instalado o marégrafo de Cascais em 1877 e que permitiu estabelecer com precisão o nível médio das águas em toda a costa nacional (dado fundamental para a conclusão do levantamento geodésico).
A rede geodésica desde então estabelecida assenta numa rede de triângulos entre marcos geodésicos, mais de 8000, classificados de 1ª, 2ª e 3ª ordem. Os marcos de 1ª ordem assumem a forma de pirâmides quadrangulares, distando entre si 30 a 60 km; os de 2ª ordem, a forma de um cilindro + cone com listas distando entre si entre 20 a 30 km; os de 3ª ordem, a forma de um cilindro + cone com listas (de tamanho menor), distando entre 5 a 10 km. Os marcos de 2ª e 3ª ordem são também chamados de “bolembreanas”.
A freguesia de Pataias tem no seu território um marco geodésico de 1ª ordem (Pataias) e três bolembreanas (Facho, Poços e Pedrão) e ainda um outro, praticamente sobre a linha de divisão administrativa das freguesias de Pataias e Maceira, mas que na realidade já está na freguesia da Maceira, (Lameira).

Pataias


Conhecido como “talefe” ou “ponto”, fica nos limites do Pinhal da Lídia, Lagoa Seca e Lagoeira, a norte da Lagoa de Pataias. Subindo ao topo da pirâmide, num dia claro e sem nuvens, pode ver-se a Serra da Boa Viajem, a Serra de Sicó e o limite Sul da Serra dos Candeeiros, sem qualquer dificuldade. É um marco geodésico de 1ª ordem, com uma altitude de 138 metros.

 O Pinhal de Leiria - vista do talefe de Pataias

O galo da Torre - vista do talefe de Pataias
 
Facho


Localizado perto da Burinhosa, mesmo no limite da freguesia de Pataias com o concelho da Marinha Grande, tem uma vista privilegiada sobre as Matas Nacionais, o Pinhalinho e a Pedra do Ouro. É uma bolembreana, assinalando uma altitude de 147 metros.

O Pinhalinho e a Pedra do Ouro - Vista do Facho da Burinhosa

Poços


Localizado no Outeiro dos Seixos, perto das “avestruzes”, encontra-se no seguimento da cumeada que vem desde o farol do Sítio e que passa pelo vértice geodésico da Aguieira (supostamente a duna mais alta da Europa – verdadeiramente, não o é). Não fosse o pinhal alto, teria uma vista deslumbrante sobre o vale tifónico das Caldas da Rainha (a nascente e a Sul) e sobre o oceano (a poente). É uma pequena bolembreana, marcando uma altitude de 131 metros 
 Vista do vale Tifónico das Caldas da Rainha - Vista perto do ponto do Outeiro dos Seixos

Pedrão


Localizado na Cruz do Pedrão, algures entre as Águas Luxosas e a estrada da Nazaré (mais ou menos à curva), tem uma vista sobre o vasto pinhal do litoral da freguesia de Pataias, com vista privilegiada sobre o arquipélago das Berlengas. É uma bolembreana, assinalando a altitude de 131 metros (a mesma que o marco geodésico de Poços).

Os pinhais da freguesia de Pataias. Ao fundo, os depósitos da água na estrada que liga S. Pedro de Moel à Marinha Grande - Vista da bolembreana do Pedrão

Lameira


Por escassos metros já está na freguesia de Maceira. Localizado sobre Paio do Meio e a Tofeira, tem o seu melhor acesso através Paio de Baixo. A vista magnífica sobre Pataias e os Pisões só é comparável à visão geral sobre o vale tifónico das Caldas Rainha. A visão alcança com facilidade até Famalicão da Nazaré e Serra do Bouro, deixando adivinhar S. Martinho do Porto, Alfeizerão a até as Caldas da Rainha. É uma bolembreana com uma altitude de 164 metros.

 Pataias - vista junto ao marco geodésico da Lameira, Paio de Baixo
Paio de Baixo, Pisões e vale tifónico das Caldas da Rainha - Vista junto ao marco geodésico da Lameira

3 comentários:

  1. Obrigado Paulo por estas fotos e pelas explicações. O Talefe a norte da Lagoa, já foi inserido por nós no 1º percurso pedestre, e que queremos com a JFP marcar como 1º trajecto de Pequena Rota (PR1)em Pataias.
    Os outrso e face à tua descrição, são pontos importantes a ter em conta para posteriores percursos, muito particularmente o "ponto" da Burinhosa.

    Agnelo / Sola de Alparcatas

    ResponderEliminar
  2. Obrigado sr professor por mais esta partilha. Boas fotos, a do galo da torre, um espanto!?!?
    Quando a lenda do D. Fuas Roupinho diz que ele passou pelas encostas da Melvoa a trás do veado até ao suberco do Sítio, se calhar há um "Q" de verdade.

    Àrrã da Lagoa

    ResponderEliminar
  3. mais umas belas curiosidades da nossa terra. ouvi dizer que há por ai um conjunto de textos sobre pataias para publicar em livro e que até já tem nome. é verdade?

    faltou dizer que o facho da burinhosa serve como posto de vigia florestal para prevenção dos incêndios.

    Xarréu do Coreto

    ResponderEliminar