Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 26 de março de 2016

Reclamados melhoramentos na EB1 Pataias

A notícia na edição 1179 de 24 de março de 2016 do Região de Cister

Pataias - Crianças reclamam por não poderem brincar nos dias soalheiros
Alunos da Escola Básica querem sombras no recinto do recreio

Sombras para o recreio e um teto falso para o refeitório foram pedidos pelos alunos da Escola Básica 1/Jardim de Infância de Pataias aos autarcas da União das Freguesias de Pataias e Martingança (UFPM) no decorrer da reunião do Conselho Eco-Escolas, que teve lugar na passada quinta-feira.
“Quando faz muito sol não podemos estar no recreio por não haver qualquer sombra e, quando estamos, temos que nos esconder debaixo das mesas que se encontram no recinto do recreio”, argumentaram as crianças, enviando o “recado” através da representante da UFPM que integra o Conselho Eco-Escolas.
Quanto ao teto falso para o refeitório servirá para minimizar o ruído feito pelos alunos na hora de almoço. “Os meninos fazem muito barulho à hora de almoço”, frisou um aluno do 4.º ano.
No entanto, o problema não passa apenas pela intensidade do ruído feito pelas crianças. “Sem teto falso, o refeitório ecoa todos os ruídos, amplificando os de uma forma ensurdecedora”, frisaram as professoras presentes na reunião trimestral. “Já foi feito o levantamento das dimensões. No entanto, não sabemos se a obra vai avançar ou não”, confessam as docentes.
Contactado pelo REGIÃO DE CISTER, Valter Ribeiro, presidente da UFPM, assume que, relativamente à questão da falta de sombras, o problema não será “fácil de resolver”. Isto porque “se houver plantação de árvore neste momento, não farão sombras nos próximos anos”. Ou seja, “o problema ainda irá afetar algumas gerações”.
Contudo, “se não se confirmar a mudança dos alunos da EB1 para as instalações da EB 2,3 de Pataias como está previsto, teremos que pensar noutras soluções, em conjunto com a Câmara de Alcobaça, as professoras e os alunos, e analisar os aspetos positivos e negativos de cada alternativa”. “Neste momento, aguardamos despacho favorável por parte do Ministério da Educação para avançar com a mudança dos alunos da EB1 para as instalações da EB 2,3”, esclarece o presidente da UFPM, relembrando que “a autarquia tem realizado intervenções e melhorias importantes na EB 1 de Pataias”.

Sem comentários:

Enviar um comentário