Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Escola de Música - Audição Final 2010-2011

Decorreu na tarde (e noite) de ontem a audição final de ano lectivo da Escola de Música da Filarmónica de Pataias.
Pelo palco passaram todos os alunos da escola, com especial destaque para os Patinotas (crianças até aos 6 anos de idade).
Os parabéns à colectividade e aos professores.



Nota 
O espectáculo arrastou-se por umas infindáveis 4 horas (das 17h às 21h) e a verdade é que os resistentes que estiveram até ao final, fizeram-no porque estavam à espera que os seus familiares (ainda) actuassem.
Este ano, foram feitas audições ao longo do ano (instrumentos de banda, guitarras, etc) ao longo do ano de forma a evitar que isto (4 horas intermináveis de espectáculo) acontecesse. Mas aconteceu.
Nessas audições cada aluno pôde actuar individualmente, numa peça ou duas.

Esta audição de final de ano não poderia ser substituída por um espectáculo final de 2h/2h30 no máximo?
A ideia de colocar vários alunos de diferentes instrumentos a tocarem uns com os outros foi óptima. Porque não fazer duetos ou tercetos nas vozes também?
A duração do espectáculo final é algo a rever, pois 4 horas é demasiado para todos.
Já agora, poderiam ter preparado um lanche, ou pedido aos pais que trouxessem para partilhar. Alguém se esqueceu que aquela centena de alunos eram quase todos crianças que a meio do espectáculo estavam cheios de fome...
E esse aspecto (lanche para os músicos) é algo que não costuma ser descurado naquela casa.

Finalmente uma chamada de atenção para TODOS nós.
Cem alunos numa escola de música, menos de uma dezena a aprender instrumentos de banda.
Cabe não só à direcção, mas sobretudo aos pais, e a todos nós pataienses e pataieiros, reflectir (e agir) sobre este dado. O futuro da banda pode estar ameaçado.

3 comentários:

  1. Só falta dar os parabéns aos alunos pois sem eles nada disto é possível.

    ResponderEliminar
  2. 100 alunos numa escola e musica e so 10 a aprender instrumentos da banda? LOL a mercantilização da musica atingiu pataias e parece que os morangos com açucar lavam o cerebro aos nosso jovens que pelo que parece "so ta na moda" guitarra, bateria e pouco mais. eu fui musico da filarmonica 10 anos. comecei a tocar trompa, passei para contrabaixo e nos ultimos 3/4 anos toquei tuba. além de tuba sempre tive interesse em guitarra, algo que fui treinando e estudando sozinho sem nunca ninguem me ensinar mas nunca descurei o gosto que tinha pela filarmonica, pelos instrumentos que lá se tocam e aliás, nunca perdi oportunidades de frequentar estágios e cursos que me fizessem aprender algo de novo na tuba. enfim, até uma proxima.

    ResponderEliminar
  3. Quatro horas para uma audição ?!?!...de certeza que alguém saiu do tom...com este tempo têm espectáculo para darem uma festa ao ar livre e aí ninguém ficará saturado. Disque os Patinotas estão com uma agradável evolução, que os combos (conjuntos de vários instrumentos bateria, guitarras clássicas e eléctricas, teclados, metais palhetas e vozes) foi surpreendente e de momentos bons e que o final com a banda e todos os alunos da formação musical a tocarem e a cantarem a mesma musica foi emocionante. Quanto a não haver bucha, o que se passou?
    Uma filarmónica não tem futuro sem uma escola de musica e aqui a de Pataias está no bom caminho no entanto e como em tudo os projectos ao longo do tempo têm que ir sofrendo ajustes para com maior facilidade se chegar aos objectivos e parece-me que um deles é formar musicos para a banda. Para além disto a primeira ideia que nos vem à cabeça quando se ouve a palavra filarmónica é de musica a ser tocada na rua e a marchar e de musicas desconhecidas, mas muitas mais coisas podem ser feitas e ai a juventude vai aderir tenho a certeza. Mais uma vez dou os meus parabéns a todos os que frequentam esta instituição e em especial aos musicos alunos e pais.

    Àrrã da Lagoa

    ResponderEliminar