Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Lixeira nasce no pinhal

A notícia vem no Região de Cister edição 930 de 16 de Junho de 2011

Vereador do Ambiente garante que desconhecia a situação
Lixeira ilegal nasce em Pataias em pleno Pinhal de Leiria

Pneus, recipientes de plástico, garrafas de água, entulho de obras, tubos, restos de mangueiras, cadeiras de plástico, restos de jardim e até uma cadeira automóvel para bebé podem ser encontrados na mais recente lixeira da freguesia de Pataias, um autêntico monte de detritos a céu aberto em pleno Pinhal de Leiria, paredes meias com a Estrada das Paredes e a ciclovia.
O lixo começou a acumular-se no local há alguns meses, garantiu um vizinho ao REGIÃO DE CISTER. “Houve situações em que as pessoas iam ali despejar lixo com carrinhas”, garante a mesma fonte.
O vereador do Ambiente na Câmara de Alcobaça garante que desconhecia a situação. “Vamos proceder de imediato à remoção do lixo e à colocação de cartazes informando da proibição de despejar ali detritos, sejam verdes, como restos de jardim, ou quaisquer outros”, garante Hermínio Rodrigues, que lamenta o “comportamento das pessoas”.
O autarca lembra que a Câmara tem um serviço gratuito de recolha de electrodomésticos e mobiliário de médio e grande porte, sendo que para tal basta os interessados ligarem para os serviços da autarquia ou, simplesmente, deixarem os objectos junto a um contentor do lixo.
“O pelouro do Ambiente tem vindo a trabalhar na sensibilização, mas vemos que não é suficiente”, considera o vereador. Deitar lixo sem ser nos locais próprios dá direito a multa. De acordo com a Lei nº 50/2006, que define as contra-ordenações ambientais, para pessoas singulares os valores variam entre os 500 e os 37.500 euros. Para entidades colectivas, as coimas mais baixas são de 9 mil euros, enquanto as mais elevadas são de 2.5 milhões.

Sem comentários:

Enviar um comentário