Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Valter Ribeiro e a formação do novo Parlamento

A notícia é da edição on-line do Diário de Leiria
http://www.diarioleiria.pt/index.php.option=com_content&task=view&id=10747&Itemid=135

Presidente da Junta de Leiria pode estar a caminho do Parlamento

Laura Esperança, autarca de Leiria, poderá ocupar um lugar no Parlamento se algum dos seis eleitos pelo PSD pelo círculo de Leiria for chamado para desempenhar funções no novo Governo
A presidente da Junta de Freguesia de Leira, Laura Esperança, poderá vir a ocupar um lugar na Assembleia de República (AR) na próxima legislatura, caso um dos seis eleitos na lista do PSD integre o futuro elenco governativo de coligação (PSD-CDS/PP).
A surgir este cenário - o mais provável é que Teresa Morais e Feliciano Barreiras Duarte sejam convidados a integrar o próximo Governo -, a presidente da Junta de Freguesia de Leiria, que integrou a lista social-democrata em sétimo lugar, deverá acumular as funções de autarca com a de deputada, por não existir qualquer incompatibilidade. Se integrar a bancada parlamentar social-democrata, Laura Esperança deverá dividir os dias da semana entre Lisboa e Leiria.
“Se for para o Parlamento não deixarei o cargo de presidente de junta, que muito me honra. Vou acumular porque não existe qualquer incompatibilidade. Tenho que me desdobrar entre Leiria e Lisboa”, afirmou ao Diário de Leiria a autarca social-democrata, que integra a mesa geral da Associação Nacional de Freguesias (Anafre). A autarca leiriense foi convidada a integrar a lista do PSD pelos Trabalhadores Sociais Democratas (TSD) do distrito e o nome ratificado pela estrutura nacional daquela organização.
Mas para ocupar um lugar no Parlamento, Laura Esperança terá que abdicar do regime de permanência a tempo inteiro na Junta de Freguesia.

Pedro Pimpão no mesmo pé de igualdade

O vereador na Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, eleito deputado, está em pé de igualdade com a presidente da Junta de Freguesia de Leiria.
Pedro Pimpão, exerce a tempo inteiro as funções de vereador responsável pelo pelouro da Educação, e vai ter que abdicar do regime de permanência para ocupar o lugar de deputado na Assembleia da República no próximo elenco governativo.
Refira-se que o distrito de Leiria vai estar representado no Parlamento pelos deputados Teresa Morais, Fernando Marques, Feliciano Barreiras Duarte, Paulo Batista Santos e Pedro Pimpão (PSD), Basílio Horta, João Paulo Pedrosa e Odete João (PS) e Assunção Cristas (CDS/PP).
Com a eventual chamada para funções governamentais de Teresa Morais e de Feliciano Barreiras Duarte, os seus lugares na AR serão ocupados pelos presidentes das juntas de Leiria e Pataias, Laura Esperança e Valter Ribeiro, respectivamente.
O mesmo cenário poderá registar-se no CDS/PP, caso Assunção Cristas seja convidada por Paulo Portas para funções no Governo. A verificar-se este cenário, o número dois da lista pelo distrito de Leiria e presidente da Comissão Política Distrital, Manuel Isaac, ocupará o lugar na bancada democrata-cristã.

Sem comentários:

Enviar um comentário