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quarta-feira, 13 de julho de 2011

A desclassificação da EN242 (3/6)

A desclassificação das estradas nacionais e a requalificação do espaço urbano. O caso da EN242 em Pataias, Alcobaça (3/6)

A desclassificação da EN242 em Pataias

A desclassificação do troço da EN242 no norte do concelho de Alcobaça, fazendo a ligação entre os concelhos de Nazaré e Marinha Grande (numa extensão aproximada de 12,5 km), é também uma oportunidade de repensar o trânsito para Pataias e Martingança.
A passagem para o município de uma estrada que em 4 anos recuperou praticamente todo o trânsito perdido pela abertura da A8 levanta questões quer ao nível de manutenção da via, como das suas próprias características, uma vez que parte significativa do seu trajecto (2,4 km) se insere em meio claramente urbano.
Em muitos processos de desclassificação de estradas nacionais, principalmente aqueles que atravessam centros de núcleos urbanos, tem-se optado pela construção de circulares ou variantes, de forma a que o trânsito de passagem não faça o atravessamento da povoação. A lógica, parece evidente, é não só garantir uma maior fluidez no tráfego regional, como assegurar uma melhor qualidade (ambiente, tráfego, tranquilidade, segurança rodoviária) no próprio centro urbano.
No presente caso, o processo de desclassificação destes 12,5 km, para além da mudança de mãos entre a Estradas de Portugal e a Câmara Municipal de Alcobaça, contempla um chamado “Projecto de requalificação da Av. Rainha Santa Isabel”, num troço de 600 metros (dos 2,4 km que passam por Pataias).
Este projecto de desclassificação/ requalificação, previsto em PDM, tem necessariamente de encontrar uma solução para a circulação rodoviária, mas também encontrar soluções para o estacionamento e promover a qualidade de vida urbana. A solução a encontrar, deve, no ideal, conciliar todos os interesses, embora neste caso não seja fácil.
Assim, poderão ser equacionadas duas soluções: manter a estrada como eixo de ligação regional (consequentemente, mantendo o trânsito dentro da vila), ou criar uma variante, desviando-o. Aliás, esta segunda alternativa é aquela que está expressa em regulamento do PDM.
Para se compreender todas as implicações que poderá trazer uma possível desclassificação e consequente requalificação deste troço urbano da EN242, é preciso ter em consideração as próprias características da via neste local. Ao longo de uma extensão de aproximadamente 0,6 km, a EN 242 é ladeada por duas estradas paralelas (uma de cada lado). Estas duas vias, para além de servirem de estacionamento, são essenciais para a circulação dentro do núcleo urbano, evitando que uma parte importante do tráfego local não tenha de entrar na EN242 (Fig. 4).
Fig. 4 – Parte do troço da EN242/ Av. Rainha Santa Isabel proposto para requalificação. São visíveis as duas vias paralelas à EN242. Fonte: Adaptado de Google Earth.

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