Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 28 de julho de 2011

VIII Encontro Nacional de Bicicletas Antigas

Da edição escrita 936 de 28 de Julho de 2011 do Região de Cister

Encontro de bicicletas na Burinhosa
Pedalar à antiga


Açores, Aveiro, Bajouca, Almada, Carvide, Batalha, Figueira da Foz, Coimbra, Lisboa, Mafra, Montemor o Velho, Oliveira do Hospital, Sintra, São João da Madeira, Abrantes, Santo Tirso, Setúbal, Soure, Cantanhede e uma mão cheia de concelhos de freguesias no distrito de Leiria são os locais de origem dos cerca de 600 participantes no Encontro Nacional de Bicicletas Antigas, que decorreu domingo na Burinhosa, freguesia de Pataias.
O recorde de participantes, que pedalaram pelo litoral da freguesia, numa visita às praias de Água de Madeiros, Pedara do Ouro, Polvoeira e Paredes da Vitória, foi alcançado este ano e o número contribui para a que a organização faça um balanço “muito positivo mesmo” do evento. “É o resultado de sete anos do encontro e sobretudo de seis meses de muito trabalho, na divulgação e preparação do evento”, resume Rui Rodrigues, do grupo Men in Bike, promotor da iniciativa, que contou com 30 colaboradores.
Havia bicicletas para todos os gostos, desde exemplares com dois lugares, máquinas iguais às utilizadas na 2ª Guerra Mundial, ‘velhinhas’ com mais de 100 anos ou a emblemática com uma roda grande e outra pequenina. “Os participantes cada vez mais, procuram trazer exemplares diferentes, mais valiosos, vários participantes procuram estrear aqui um exemplar novo, restaurado...”, refere o jovem rosto do organização, que reconhece que o reconhecimento do evento “é cada vez maior”.
A par do passeio, o encontro fez-se de convívio, na Quinta da Valinha. O proprietário, Coutinho Duarte, marcou presença no evento, apesar de estar radicado em Angola há vários anos. O empresário não se cansa de elogiar o “espírito empreendedor” dos seus conterrâneos, da Burinhosa. “A nossa terra é pequena e está muito deslocada do centro do concelho de Alcobaça, mas, apesar disso, tem criado coisa que fazem inveja a muitos e é de um bairrismo sem igual”,considera Coutinho Duarte, que confessa um carinho especial pelo encontro de bicicletas. “Qualquer pessoa que nasceu na época em que se circulava de bicicleta é um aficionado disto”, lembra o proprietário da Quinta da Valinha.

Crescimento exponencial na pequena localidade

O clube Men in Bike surgiu em 2000 na Burinhosa, freguesia de Pataias, através de um grupo de amigos, que com o decorrer dos anos começou a organizar eventos ligados às duas rodas, sobretudo BTT. Depois de um estudo, o clube deparou que um dos primeiros e mais importantes meios de transporte do ser humano estava a entrar em esquecimento, sobretudo em Portugal. Devido a esta falta de valorização, o clube decidiu organizar um encontro de bicicletas antigas, sendo pioneiro neste ramo em Portugal. O primeiro encontro surgiu em 2004, com aposta na publicidade exclusivamente local. O primeiro desfile foi de 27 bicicletas e outros tantos participantes. Sete anos depois, o número de participantes cresceu mais de meio milhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário